TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as metodologias mais utilizadas pelos professores do Ensino Fundamental Séries finais para a iniciação do handebol na escola?

Por:   •  20/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.019 Palavras (21 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 21

1. INTRODUÇÃO

O handebol é um dos jogos coletivos mais disputados em nível escolar. É enorme a quantidade de estudantes e de equipes de ambos os sexos inscritos em qualquer competição que envolva esta modalidade.

O handebol é um esporte muito simples de se começar a jogar, pois seus gestos técnicos requerem habilidades naturais do ser humanos como andar, correr, saltar, arremessar, que são muito empregadas no cotidiano, tanto na forma de jogos de exercícios (como de passar e receber) como dentro de brincadeiras populares, como queimadas. Estas habilidades também utilizadas em aulas de educação física escolar, e quando elas se encontram em um estágio intermediário ou maduro de execução, já é possível combiná-las no formato das técnicas motoras necessárias à prática do handebol.

Devido à simplicidade para a iniciação ao handebol, o seu objetivo principal (fazer um gol) também se torna fácil. Assim, a meta e conseqüentemente o sucesso em uma partida de handebol são alcançados várias vezes, no jogo há muitos gols e por isso diversos motivos para festa, o que acaba por fazer com que a modalidade seja um grande atrativo na iniciação esportiva. E como muitas vezes este processo de iniciação esportiva acontece ou é reforçado nas escolas, o handebol, como já afirmado anteriormente, acaba por se tornar uma das modalidades mais praticadas em âmbito escolar.

Por isso as metodologias utilizadas pelos professores na fase de iniciação do esporte são de extrema importância para um bom entendimento, aceitação e desenvolvimento dos alunos praticantes, este trabalho averiguou quais método são mais utilizados no ensino fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino – aprendizagem do handebol escolar.

1.1. PROBLEMA

Quais as metodologias mais utilizadas pelos professores do Ensino Fundamental Séries finais para a iniciação do handebol na escola? Vantagens e desvantagens

1.2. OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Verificar quais os métodos mais utilizados pelos professores na iniciação do handebol na escola.

1.2.2 Objetivos Específicos

• Analisar as melhores metodologias a serem aplicadas;

• Verificar quais as vantagens e desvantagens dessas metodologias;

• Verificar o nível de conhecimento dos professores.

1.3. JUSTIFICATIVA

O handebol é uma modalidade muito conhecida nas escolas públicas e particulares do Brasil, e também é uma modalidade que exige habilidades específicas bem simples, com ocorrer, saltar e arremessar, portanto de fácil aprendizagem para crianças e adolescentes. Porém em nossa região este esporte é pouco trabalhado, e no decorrer do tempo, as poucas divulgações e publicações do esporte deixam-no “morrer” nas escolas, que preferem trabalhar os esportes mais conhecidos publicamente como futsal e voleibol. Entretanto é nas escolas que os alunos têm mais contato com o esporte, mesmo que mínimo.

A maior perda com isso é a utilização do handebol como atividade motora lúdica que favorece o desenvolvimento global dos alunos, das mais variadas faixas etárias. Por causa de tudo isso é necessária uma reflexão numa perspectiva mais ampla, que significa repensar o que a prática do handebol pode fazer por um enorme grupo de crianças de qualquer nível social.

É na iniciação de qualquer esporte coletivo que a criança constrói a base do repertório que irá sustentar toda a sua vida. É ainda neste período que ela inaugura uma relação positiva ou não com o que a cerca. E é na escola que essa iniciação acontece, cabe então ao professor ajudar a criança a trilhar caminhos que a levem à satisfação e à integração com a sociedade. Através de jogos em grupo, a criança desenvolverá seu potencial, estando desperta para o trabalho em equipe e para o prazer.

“Contribuir para a prática esportiva infantil significa, acima de tudo, comprometer-se com o desenvolvimento integral do aluno, e jamais colocar interesses de promoção pessoal acima dos interesses da criança.” (SANTOS, 2003, p.13)

1.4. DEFINIÇÕES DE TERMO

Métodos: Caminho para se atingir um objetivo, processo ou técnica que o professor utiliza para passar o conhecimento para seus alunos.

Iniciação esportiva: É o processo percorrido por uma pessoa (normalmente a criança), desde seu primeiro contato com qualquer esporte até a prática esportiva competitiva. Esse processo implica um aprendizado e posterior treinamento, direcionado a melhorar e depois aperfeiçoar os diferentes aspectos funcionais, técnicos e táticos necessários para um ótimo rendimento no esporte escolhido.

1.5. HIPÓTESE DE PESQUISA

Hipótese 1

Os métodos de ensino do handebol não contribuem com um resultado significativo para desenvolvimento do processo de ensino – aprendizagem.

Hipótese 2 :

Os métodos de ensino do handebol contribuem com um resultado significativo para o desenvolvimento do processo de ensino - aprendizagem.

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1. A história do handebol

Homero, na Odisséia, foi quem primeiro citou o handebol; depois foram os romanos; mas a Alemanha é quem iniciou o jogo como se conhece hoje.

A bola é sem dúvida um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há milênios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com