TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROAMBIENTE EMPRESARIAL - TECNOLOGIA

Por:   •  11/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 7

MICROAMBIENTE EMPRESARIAL - TECNOLOGIA

A empresa Johnson Controls foi fundada em 1885, pelo Professor Warren Johnson com a intenção de fabricar a sua invenção: o termostato elétrico de ambiente. Posteriormente, a empresa passou a fornecer sistemas de interiores automotivos inovadores que ajudam a tornar a condução mais confortável, segura e agradável.

A Johnson Controls opera em três divisões: a Building Efficiency, que fornece equipamentos e serviços para sistemas de aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração para mais de 500 escritórios em 150 países; a Power Solutions, que é líder mundial em baterias automotivas de chumbo-ácido e para veículos híbridos e elétricos; e a Automotive Experience, que produz assentos automotivos, painéis de portas, sistemas eletrônicos para interiores de veículos e sistemas de teto.

Atualmente, a empresa tem cerca de 170.000 colaboradores, em mais de 1.300 locais, atendendo clientes em mais de 150 países. Sua sede está localizada em Milwaukee, Wisconsin (EUA). No Brasil, a organização já existe há 75 anos e se consolidou no mercado com a marca de baterias Heliar. Em Sorocaba a empresa está localizada na Av. Independência, n° 2757, CEP 18087-101, CNPJ 01376.079/0001-12, e seu foco é na produção de baterias para todos os veículos. Atualmente a fábrica de Sorocaba produz cerca de 2,3 milhões de baterias ao ano e já é considerado o maior fabricante de baterias automotivas da América do Sul.

Os clientes alvos da empresa são os fabricantes de veículos e montadoras. A marca está presente em mais de 200 milhões de veículos, e mantém sua preocupação com o conceito de sustentabilidade, visto que há mais de 130 anos a empresa pratica uma política de gestão do meio ambiente.

Para que a empresa tenha sucesso em seu microambiente e se mantenha competitiva no mercado, nos últimos anos aprimorou suas diversas áreas/seguimentos, no quesito tecnologia, através da aquisição de novos equipamentos, máquinas para a área produtiva e sistemas de abastecimento e supervisório da produção.

No setor de Injeção de Plásticos, a empresa substituiu injetoras velhas, por novas injetoras, que além de aumentar a capacidade produtiva, também teve uma redução no consumo de energia satisfatória através da instalação de inversores de frequência; foram adquiridos 3 robôs para colocação de buchas (polos positivo/negativo da bateria), o que substituiu trabalho braçal, aumentando a produtividade e qualidade do trabalho, sem risco de colocar buchas dupla negativa, causando sérios problemas; foi adquirido um sistema completo de central de alimentação de matéria prima para as injetoras, o que antes era feito através de empilhadeiras, precisava gastar com embalagens, ocupava grande parte do estoque para o armazenamento das mesmas, hoje o material fica em silos e é distribuído através de tubulações a partir da central de alimentação para todas as injetoras; para monitorar toda essa produção, a empresa adquiriu um sistema supervisório que mostra a produção em tempo real, como está a produção em cada máquina, tempos/motivos de paradas, etc.

Hoje o grande diferencial do nosso produto é a tecnologia Power Frame, que consiste na nova forma de fabricação da grade da bateria. As grades de baterias convencionais são expandidas e mais suscetíveis a corrosão. Sem ter uma estrutura resistente, as grades expandidas podem causar falhas antes do tempo. Outros métodos de produção não tem a mesma otimização que o método de produção das grades Power Frame. As grades das nossas baterias com tecnologia Power Frame são estampadas, o que permite um design preciso e a estrutura sólida ajudando a minimizar a corrosão e, consequentemente aumentando a vida útil da bateria.

As grades com tecnologia Power Frame foram testadas em várias cidades ao redor do mundo em situações reais como: táxis, viaturas, utilitários, caminhões. O calor extremo e as frequentes partidas são as duas situações que mais exigem da bateria. Baterias com grades Power Frame vão durar mais que as baterias com grades convencionais em especial quando expostas a situações extremas.

A empresa leva adiante vários projetos de melhoria tecnológica através da metodologia Six Sigma, com black belts e green belts atuando nas diversas áreas para ampliar seus horizontes e manter-se líder no mercado e também em seu microambiente, onde cada área da empresa trabalha de forma conjunta para que a empresa cresça por igual em seus diversos departamentos, ou seja, o chão de fábrica está sempre alinhado com a alta direção e as atividades interdepartamentais.

Microambiente: Economia

Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com