TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELAGEM MATEMÁTICA: Contextualização E Novas Tecnologias

Casos: MODELAGEM MATEMÁTICA: Contextualização E Novas Tecnologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA

MODELAGEM MATEMÁTICA: Contextualização e Novas Tecnologias

PROBLEMAS

Nas leituras sobre Educação, muitos estudiosos colocam que a matemática deve ser vista, como forma de possibilitar os estudantes a solucionar os problemas da sociedade. Assim, nas leituras sobre Modelagem Matemática, verificamos que a Contextualização com Produtos do Mercado Financeiro e o uso de tecnologias torna-se cada vez mais importantes e contextualizadas para formação dos estudantes.

De onde busco respostas para questionamentos como: “De que forma a modelagem matemática podem ser trabalhadas na contextualização das novas tecnologias para alcançar um ensino aprendizagem integrada às necessidades sociais?”

JUSTIFICATIVA

Através desse trabalho tendo como foco a Modelagem Matemática e o uso de Novas Tecnologias, busco aprofundamento nos estudos realizados para perceber a importância de dinamizar as aulas e tornar os conteúdos mais significativos para os alunos. Mas, a Matemática em todos os cursos, pode e deve ser utilizada como uma ferramenta de solução de problemas e para isso a Contextualização tem uma função bastante relevante, de torná-la a matemática viva, útil.

Para começar é necessário reviver alguns aspectos históricos da Matemática, que sema capazes de perceber a sua presença na função de resolver dificuldades e foi nesse aspecto que muitas teorias e fórmulas foram desenvolvidas, e assim esperamos que a metodologia desenvolvida no ensino aprendizagem atual não se distancie da função que motivou sua criação.

Buscando, contudo, a real necessidade de uma Matemática mais prática e consequentemente com significado para os estudantes, utilizando a linguagem atual da informática, integrando os estudantes no Mundo Contemporâneo. Assim, estaremos colocando uma aprendizagem bastante importante para o desempenho dos estudantes no Mercado de trabalho e a análise crítica do Mercado Financeiro, colaborando com a formação de sua cidadania.

OBJETIVO GERAL

• Analisar a Modelagem Matemática integrada a Etnomatemática, recursos para termos aulas dinâmicos, prazerosas, e que promova uma aprendizagem que realmente satisfaça os objetivos profissionais desejados pelos estudantes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Discorrer sobre a Modelagem Matemática no decorrer da história;

• Analisar a Educação e Modelagem Matemática no âmbito da construção da Educação Matemática;

• Ressaltar a importância dos instrumentos de Modelagem Matemática no ensino-aprendizagem dos estudantes;

• Discorrer a importância da contextualização das novas tecnologias para o ensino dos educandos.

METODOLOGIA

A presente pesquisa teórica empregará o método de pesquisa bibliográfica, apontando as análises feitas em livros pertinentes a temática abordada, artigos de revistas e da internet.

Para a melhor compreensão do objeto da presente pesquisa, faz-se necessário a correta utilização do método. Após a leitura e fichamento de textos especializados, a pesquisa deste trabalho tem um caráter descritivo e será realizado por análises das interpretações e discussão dos mesmos.

REFERENCIAL TEÓRICO

Podemos perceber, nos diversos estudos realizados, que a educação brasileira vem constantemente buscando a melhoria na qualidade ensino,

A educação escolar possui este desafio, tornar os conteúdos mais úteis, e nesse sentido, apesar dos avanços, ainda temos uma lacuna muito grande, nas disciplinas, principalmente na matemática.

De acordo Bassanezi e o estudo histórico da matemática que fizemos, podemos entender a modelagem matemática como uma forma de análise dos fenômenos reais utilizando conteúdos matemáticos a fim de interpretá-los e explicá-los com uma linguagem usual, ou seja, é uma matemática aplicada no Mundo real, que pode ser mais agradável e interessante.

Em sala de aula existe sempre o questionamento por parte dos estudantes o porquê de aprender matemática, qual o significado para estes conteúdos. A partir desse conceito, a Modelagem Matemática apresenta-se como uma metodologia com condições de retirar a abstração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com