TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELAGEM MATEMÁTICA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  5/6/2018  •  Artigo  •  4.847 Palavras (20 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 20

MODELAGEM MATEMÁTICA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

RESUMO[pic 1][pic 2]

Hoje em dia, as discussões acerca do ensino, especialmente, de Matemática, ocorridas no Brasil mostram a necessidade de adequação do trabalho pedagógico a uma nova realidade, marcada pela crescente presença da matemática em diversos campos da atividade humana; sendo que, quando se fala do processo ensino aprendizagem, percebe-se que têm ocorrido mudanças drásticas decorrentes da globalização e do desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, ara enfrentarmos os desafios oriundos dessas mudanças, o educador precisa cada vez mais, tornar-se autônomo para pensar e tomar decisões que possibilite uma ação criativa e versátil, criando um vínculo afetivo entre os sujeitos  da aprendizagem.  Neste contexto, o ensino da matemática precisa ser modificado visando à formação de alunos crítico-reflexivos, originando um cidadão participativo e responsável. Assim, tendo como parâmetro a afirmativa de que o objetivo do ensino é “ensinar a pensar”, ou seja, desenvolver habilidades de raciocínio e operações mentais que possibilitem o crescimento intelectual do aluno, deve-se buscar uma metodologia de trabalho em que o aluno atue ativamente construindo seu próprio conhecimento. Baseado nessa visão, o processo de ensino-aprendizagem deve conduzir o educando a interferir no contexto social vigente através do saber elaborado, redimensionando as práticas pedagógicas educacionais, contribuindo para uma formação plena do educando.    Portanto, o educador deve funcionar como um inovador e mediador de conhecimentos, adotando posturas críticas e criativas, que favoreça o crescimento e qualificação do educando através de práticas diversas e dinâmicas, utilizando material concreto que facilite a construção e aquisição de novos conhecimentos, e que antes de tudo, interaja com a realidade que o cerca.

Palavras-Chave:  Matemática. Modelagem. Prática pedagógica. Ensino e aprendizagem.

INTRODUÇÃO

A matemática caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural (PCN, 1998).

Constitui, pois, conhecimento essencial para sua vivência, sendo que, diante da globalização, dentro das atuais concepções do processo ensino aprendizagem e a prática pedagógica o professor adquire uma nova postura, comportando-se como mediador do processo de ensino-aprendizagem; sendo que o mesmo deve tornar-se adepto de métodos de ensino inspiradores que provoquem o entusiasmo e a curiosidade em seus alunos.

Neste cenário, emerge como ferramenta de grande significado para o ensino aprendizagem a modelagem matemática haja vista que representa uma oportunidade de se trabalhar com solução de problemas reais, formulando a partir daí um modelo matemático visando a obtenção de resoluções, integrando-as com a realidade vivenciada.

O referido estudo objetiva investigar e refletir sobre a Modelagem matemática e as práticas pedagógicas, buscando descortinar o modo como vem se desenvolvendo e transformando essa prática, compreendendo como se realiza e como se constrói no cotidiano do processo ensino-aprendizagem.

Nos últimos tempos, o ensino da matemática tem sido alvo de grande discussão, por constar de base para o processo educativo, bem como pela crescente presença da matemática nos diversos campos da atividade humana. Assim, a relevância deste estudo está associada ao seu caráter teórico-prático abordada e discutida por autores como Polya (1978), Gerdes (1991), Damázio (1991), Lopes (1994), Bicudo (1999), D´Ambrósio (2000), Tenreiro (2001), Lima (2001), Ferreira (2003), Fossa (2004), entre tantos outros.

Quanto a sua dimensão prática, a importância do mencionado estudo relaciona-se ao fato de que o momento atual exige um redimensionamento acerca da prática pedagógica, de modo que os professores analisem e reflitam sobre o modo através do qual se dá o processo de ensino-aprendizagem; buscando uma relação equilibrada entre educador e educando, objetivando alcançar ao máximo suas metas utilizando-se de conhecimentos de modelagem matemática.

Nesta perspectiva, algumas questões adquirem relevância e servem de referência no encaminhamento da discussão sobre o ensino da matemática: Quais as vantagens da utilização da prática pedagógica pautada na modelagem para o ensino da matemática?

A metodologia empregada desenvolveu-se mediante pesquisa bibliográfica, utilizando a técnica de fichamento, através de uma abordagem descritiva qualitativa.

Desta forma, uma atitude crítica-reflexiva diante do processo ensino-aprendizagem, configura-se numa saída para a problemática acerca da modelagem matemática, como estratégia da prática pedagógica, colocando-se como uma necessidade de ordem educativo-social.

1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA ACERCA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

A matemática surgiu da necessidade de contar, calcular, medir e organizar o espaço, por isso entendida como uma ciência da quantidade e do espaço. Mais recentemente, com o aparecimento dos novos campos da matemática, passou a ser entendida como uma forma de atividade humana, comportando um vasto campo de conhecimento.

Fruto da criação e invenção humanas, a matemática não evoluiu de forma linear e logicamente organizada. Desenvolveu-se com movimentos de idas e vindas, com rupturas de paradigmas.  Dessa forma, a matemática desenvolveu-se seguindo caminhos diferentes nas diversas culturas. O modelo de matemática hoje aceito, originou-se com a civilização grega, no período que vai aproximadamente de 700 a.C. a 300 d.C., abrigando sistemas formais, logicamente estruturados a partir de um conjunto de premissas e empregando regras de raciocínio preestabelecidas. A maturidade desses sistemas formais foi atingida no século XIX, com o surgimento da Teoria dos Conjuntos e o desenvolvimento da Lógica Matemática.  Convém ressaltar que, desde os primórdios, as inter-relações entre as várias teorias matemáticas sempre tiveram efeitos altamente positivos para o crescimento do conhecimento nesse campo do saber.

Nesse contexto, o ensino da matemática está voltado para a formação do cidadão, favorecendo a apropriação de conceitos e símbolos matemáticos e sua aplicação no cotidiano; direcionando-se para a aquisição de competências, desenvolvidas através de metodologias que priorizem a estruturação do pensamento, o raciocínio dedutivo, bem como o desenvolvimento do espírito crítico e criativo.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área da Matemática (1998, p.59), os alunos são vistos “como cidadãos, no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura”; onde é “fundamental superar a aprendizagem centrada em procedimentos mecânicos, indicando a resolução de problemas como ponto de partida da atividade matemática a ser desenvolvida em sala de aula”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com