TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO ARTIGO

Monografias: MODELO ARTIGO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PLANALTO

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

NOME ALUNO

Artigo Científico apresentado ao Curso de Graduação em Direito, como parte das exigências para obtenção do título de Bacharel em Direito.

BRASÍLIA – DF

2014

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

nome(s) do(s) autor(es)

disciplina – professor(a)

RESUMO: Este documento apresenta o modelo de formatação a ser utilizado nos artigos submetidos ao NTC. Para este resumo não se deve ultrapassar 250 palavras sintetizando o tema em questão, objetivo do estudo, a metodologia e as considerações finais a que se chegou. Deve-se evitar frases longas e não se recorre a citações ou uso de qualquer tipo de ilustração (gráfico, tabela, fórmulas).

Palavras-chave: Artigo Científico. Metodologia. Normas.

1 INTRODUÇÃO

Artigo é um trabalho técnico-científico, escrito por um ou mais autores, que segue as normas editoriais do periódico a que se destina.

2 FORMATAÇÃO GERAL

Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para o artigo, assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão.

O artigo completo não deve exceder 20 (vinte) páginas, podendo conter no mínimo 15 (quinze) páginas. As margens devem ter: superior 3cm, inferior 2cm, lateral esquerda 3cm, e lateral direita 2cm. O tamanho de página deve ser A4. O tipo de fonte deve ser Arial, tamanho 12. Título: deve estar centralizado, em negrito, com letras maiúsculas e não deve ultrapassar duas linhas. A Introdução inicia-se a três espaços após o Resumo..

Nomes dos autores: canto direito, com letra Arial tamanho 10, com primeira letra de cada nome em maiúscula e o restante em minúsculo, em itálico. Nas linhas seguintes, deve-se repetir o mesmo procedimento para o outro autor. Portanto, pode ser de autoria de um ou de dois autores.

Títulos das sessões: os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Arial, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos.

Para os trabalhos serão adotados os seguintes padrões:

1 SEÇÃO PRIMÁRIA (ARIAL, 12, MAÍSCULA NEGRITO)

1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA (ARIAL, 12, MAÍUSCULAS SEM NEGRITO)

1.1.1 Seção terciária (ARIAL, 12, MINÚSCULA EM NEGRITO)

1.1.1.1 Seção quaternária (ARIAL, 12, MINÚSCULA SEM NEGRITO)

Observe-se o cabeçalho na primeira página e a inserção da numeração a partir da segunda página, abaixo, à direita.

1.1 OUTRAS INFORMAÇÕES

Um artigo deve conter partes pré-textuais (título, autoria, resumo, palavras-chaves), partes textuais (introdução, desenvolvimento desdobrado em subitens, e considerações finais apresentando a conclusão do estudo) e as partes pós-textuais, que neste formato restringe-se às referências bibliográficas (de obras citadas durante o texto) e à bibliografia consultada (obras lidas, mas não citadas). Na seqüência este modelo apresenta cada uma dessas partes.

Na introdução, deve-se apresentar o tema do artigo e a problemática em que se insere. Também se deve apresentar como a pesquisa foi realizada para discussão do tema-problema. Enfim, a introdução deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema

abordado. De modo geral, a introdução deve apresentar: o assunto objeto de estudo; o ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado; trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema; as justificativas que levaram a escolha do tema, o

problema de pesquisa, a hipótese de estudo, o objetivo pretendido, o método proposto, a razão de escolha do método e principais resultados.

Fundamentalmente a introdução deve conter quatro idéias básicas - respostas às perguntas: que fazer? Ou seja, o que será tematizado? por que fazer? Ou seja, por que foi escolhido o tema? quais são as contribuições esperadas?

como fazer? Ou seja, qual será a trajetória desenvolvida para construção do trabalho empreendido?

De maneira geral, a introdução deve informar sobre: antecedentes do tema, ou problema; tendências; natureza e importância do tema

justificativa da escolha do tema- relevância; possíveis contribuições esperadas; objetivos do estudo.

No desenvolvimento e em seus subitens, discorre-se sobre a questão envolvida no tema, recorrendo às referências teóricas levantadas durante a pesquisa.

A conclusão, ou seja, as considerações finais do trabalho tratam do fechamento do tema, ainda que reconhecendo os limites do próprio artigo para apontar soluções, podendo-se pontuar a necessidade de novas investigações. Como orientação segue-se as seguintes etapas: Um parágrafo introdutório sobre o seu tema; Uma frase ou duas sobre as hipóteses de pesquisa e os objetivos principais e como estes foram alcançados; Apresentação da metodologia abordada juntamente com alguns resultados. Não mais que um parágrafo da conclusão deverá ser dedicado a este ponto; Descrição de alguma dificuldade apresentada durante a elaboração da pesquisa; Exposição analítica dos resultados encontrados. Você vai dedicar o maior número de parágrafos nesta tarefa; Apontamento das consequências geradas pelos resultados anteriormente apresentados. Aqui cabe dedicar um ou no máximo dois parágrafos de sua conclusão; Finalização do campo conclusivo com um parágrafo sobre o que você faria se tivesse mais tempo ou recursos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com