TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo artigo científico - FAMEG

Por:   •  21/10/2017  •  Artigo  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 4

Inserir o título: letra Arial 14. O título deve ser claro e conciso (não ultrapassar duas linhas e utilizar parágrafo único, não teclar “enter” no título).

Inserir o nome dos autores, separados por vírgula (letral Arial 10). Escrever por extenso o primeiro nome e o sobrenome, podendo abreviar os nomes do meio (ex: Adriano D. Andricopulo). Não abreviar o primeiro nome. Após o nome, indicar com o número sobrescrito, a Instituição dos respectivos autores (ex: 1Faculdade Metropolitana de Guaramirim), e, entre parênteses, a categoria a qual pertencem: Estudante de graduação (IC).

Inserir aqui o(s) endereço(s) de e-mail de contato (letra Arial 9, em itálico).

Exemplo:

João da Silva1 (IC), Fernando Augusto Schmidt1 (IC)

1 Faculdade Metropolitana de Guaramirim

e-mail: joao@gmail.com, feraugusto@bol.com.br

RESUMO

O resumo deve apresentar de forma clara e rápida a introdução, objetivos, metodologia (materiais e métodos), resultados e discussões e conclusão. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. Deve ser redigido na terceira pessoa do singular, em um único parágrafo e deve conter de 150 a 500 palavras.

Palavras-chave: 3 palavras-chave separadas por ponto. Não utilizar as mesmas palavras do título do trabalho.

1 - INTRODUÇÃO

A introdução é parte integrante do desenvolvimento do trabalho científico. Deve-se anunciar a ideia central do trabalho, delimitando o ponto de vista enfocado em relação à área de concentração, ao assunto e à extensão, situando o problema ou o tema abordado no tempo e no espaço.

Nesta etapa apresenta-se a relevância do assunto e a contribuição desse trabalho para uma melhor compreensão do problema. A introdução deve conter o tema/objeto, a justificativa, os objetivos e a metodologia utilizada.

O objetivo geral e os objetivos específicos devem ser colocados no último parágrafo da introdução.

2 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Nesta etapa dá-se início à construção do trabalho, por isso é necessário utilizar citações e referências de fontes da área de estudo. Cada citação deve ser feita por meio de um número sobrescrito ao final do conteúdo citado, e deve-se colocar nas referências nessa ordem.

2.1 SUBTÍTULO (SEÇÃO SECUNDÁRIA)

Corpo de texto.

2.1.1 Subtítulo (Seção terciária)

As figuras devem aparecer próximas ao texto em que são mencionadas e numeradas consecutivamente. As legendas devem constar na parte superior das ilustrações e quadros, usando fonte tamanho 10, alinhamento centralizado e espaçamento simples, a fonte deve constar na parte inferior (obrigatório citar a fonte mesmo que seja do autor).

Figura 1 - Legenda.

[pic 1]

Fonte: AUTOR (ANO).

2.1.1.1 Subtítulo (Seção quaternária)

Geralmente não se utilizam traços verticais, porém o aluno é livre para criar as tabelas (traços), conforme sua necessidade, respeitando a fonte e tamanho da letra.

Caso for necessário, o aluno poderá desenhar uma tabela com o layout da página no sentido paisagem (horizontal), mas deverá imprimir em formato A3 e dobrar a folha para encadernação A4.

As tabelas também devem aparecer próximas ao texto em que são mencionados. O título deve vir acima da tabela e numerado consecutivamente, usar fonte tamanho 10, alinhamento centralizado e espaçamento simples. Indicar a fonte abaixo da tabela.

Tabela 1 – Microrganismos produtores dos aromas de interesse: acetoína e 2,3-butanodiol.

Gênero

Espécie

Produtos

Referências

Klebsiella

K. pneumoniae

2,3-butanodiol

YU & SADDLER, 1982

Lactococcus

L. lactis ssp. lactis

acetoína, diacetil, lactato, acetato

KANEKO et al., 1990

Bacillus

B. polymyxa

acetoína, 2,3-butanodiol

SEREBRENNIKOV, 1995

Fonte: MARIOTTO (2007).

3 – METODOLOGIA

Descreve-se aqui os equipamentos, amostras e processos de forma geral, que foram utilizados durante o estágio sem especificar como cada um se aplica aos experimentos individuais. Na seção de resultados, o autor pode discutir brevemente como os instrumentos foram usados para obter os resultados que estão sendo apresentados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (322.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com