TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Artigo

Por:   •  24/6/2015  •  Artigo  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

TÍTULO DO ARTIGO

Nome do aluno/autor do artigo[1] Nome do aluno/autor do artigo[2]

Resumo

Texto com uma quantidade predeterminada de palavras (em torno de 250), onde se expõe o objetivo do artigo, a metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados. O artigo completo (contando todas as seções) deve ser escrito em arial 12, justificado (parágrafos alinhados), com espaçamento 1,5 entre linhas e ter 8 páginas.

Palavras-chave: São palavras características do tema que servem para indexar o artigo. De 3 a 6 palavras. Ex: Artigo – Formatação – Modelo - Metodologia.

INTRODUÇÃO (2 páginas)

A Introdução deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado, oferecendo uma visão global do estudo realizado. Deve esclarecer as delimitações estabelecidas na abordagem do assunto, o problema - as questões de pesquisa levantadas no projeto inicial para as quais se buscou as respostas, a hipótese, os objetivos e as justificativas que levaram o autor a tal investigação. Deve ainda, apresentar rapidamente a metodologia utilizada (haverá uma seção específica onde esta questão será tratada de forma mais detalhada). A Introdução deve ser apresentada a partir da 2a página e não deve ocupar mais do que duas páginas do artigo, deixando-se para a seção “Resultados e Discussão” a parte de aprofundamento teórico das questões estudadas que foram levantadas no decorrer da pesquisa.


.

METODOLOGIA (1 página)

Deve-se destacar a Metodologia utilizada no estudo (como a pesquisa foi realizada, O CAMINHO PERCORRIDO). É muito importante que o método seja descrito de forma detalhada, rigorosa. É a explicação do tipo de pesquisa (bibliográfica, de campo), do instrumental utilizado (questionário, entrevista), da equipe de pesquisadores envolvidos, da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa assim como o referencial teórico que deu base às ideias apresentadas e discutidas. É importante citar os principais autores utilizados, que sustentam teoricamente o trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO (2 páginas)

Segue-se então para a demonstração dos Resultados. Nesta parte do artigo, o autor deve fazer uma exposição do que encontrou sobre o tema pesquisado e uma Discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada. Esta seção deve ser escrita de forma crítica e argumentativa, citando-se corretamente os autores pesquisados (através de citações diretas e indiretas, segundo as normas da ABNT). Em artigo científico não é recomendável utilizar esquemas e sínteses. Aqui as questões e hipóteses iniciais devem ser trabalhadas de forma a analisar os resultados obtidos durante a pesquisa. É preciso ter foco no tema escolhido.


CONCLUSÃO (1 página)

Após a análise e discussões dos resultados, são apresentadas as Conclusões e as descobertas do texto, evidenciando com clareza e objetividade as deduções extraídas dos resultados obtidos ou apontadas ao longo da discussão do assunto. Neste momento são relacionadas às diversas ideias desenvolvidas ao longo do trabalho, num processo de síntese dos principais resultados, com os comentários do autor e as contribuições trazidas pela pesquisa. Cabe, ainda, lembrar que a Conclusão é um fechamento do trabalho estudado, respondendo às hipóteses enunciadas e aos objetivos do estudo, apresentados na Introdução, onde não se permite que nesta seção sejam incluídos dados novos, que já não tenham sido apresentados anteriormente. A Conclusão deve ser sucinta pois retoma o objetivo do artigo e informa o que foi alcançado no estudo. Idealmente, termina sugerindo caminhos por onde a investigação pode ser continuada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com