TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE ARTIGO

Casos: MODELO DE ARTIGO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DO PARÁ

CURSO ADMNISTRAÇÃO BACHARELADO

NOME DO AUTOR

TÍTULO DO TCC: subtítulo (se houver)

BELÉM - 2013

FACULDADE DO PARÁ

CURSO ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

NOME DO AUTOR

TÍTULO DO TCC: subtítulo (se houver)

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração da Faculdade do Pará – ESTÁCIO/FAP para obtenção do título de Bacharel em Administração.

Área de Concentração: Ciências Sociais Aplicadas

Orientador: Prof. ……

BELÉM - 2013

RESUMO

1. INTRODUÇÃO

Aqui deve ser trabalhado um texto corrido que apresente o tema, o problema – com uma breve discussão da problemática – os objetivos, a relevância e a estrutura do trabalho.

1.1. Tema

É O ASSUNTO DELIMITADO.

1.2. Problema

A introdução é a "parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho". Tem por finalidade fornecer ao leitor os antecedentes que justificam o trabalho, assim como enfocar o assunto a ser abordado.

Todo fenômeno a ser investigado se insere num quadro geral de problemas. Cabe ao pesquisador “retirar” desse quadro geral o problema a ser investigado. Na acepção científica, problema “é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento” (GIL, 1994, p.52).

Faz-se uma contextualização do problema, da curiosidade, da inquietação, ou seja, do motivo que despertou no pesquisador à vontade, o interesse ou a necessidade de pesquisar sobre o assunto. Após a contextualização, parte-se efetivamente para a construção do problema.

Deverá ser respondido no decorrer do estudo. Para sua melhor formulação o problema deve ser claro, preciso, empírico, suscetível de solução e delimitado a uma dimensão viável.

1.3. Objetivos

Toda pesquisa científica tem um fim a alcançar. Trata-se dos objetivos. O objetivo é um fim a que o trabalho se propõe a atingir. A pesquisa científica atinge seu objetivo se todas as suas fases, por mais difíceis e demoradas que sejam, forem vencidas e o pesquisador puder dar uma resposta ao problema formulado (FACHIN, 2003, p.113).

Os objetivos deverão ser respondidos nas considerações finais do trabalho monográfico a ser elaborado. Esses são apontados a partir de um verbo que na construção da frase, possa vir a indicar o que o pesquisador quer alcançar.

1.4. Delimitação do Estudo

Mapear o local que será desenvolvido o estudo (instituições, organizações, regiões etc...) registrando todos os aspectos detalhados que se fizerem necessários para leitura clara do mesmo.

1.5. Relevância do Estudo

O pesquisador apresenta as razões que o levaram à escolha do tema, apresentando dados que justifiquem a realização do estudo do problema de pesquisa, bem como sua importância dentro do contexto social, acadêmico e/ou científico. Por meio de uma visão global e abrangente define-se o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa.

Algumas questões servem como apoio na construção de uma justificativa: Por quê? Para que? Como? Quando? Onde?

1.6. Organização do Trabalho

O autor deve apresentar como a pesquisa realizada está estruturada.

Exemplo:

Esta pesquisa estrutura-se em cinco capítulos. No primeiro, apresenta-se a problematização, os objetivos da pesquisa, a delimitação e a relevância do estudo.

No segundo, discute-se, de forma teórica... (explicitar a temática discutida).

O terceiro capítulo refere-se ao estudo do método de pesquisa adotado para a definição das técnicas de coleta de dados e processos de análise.

No quarto capítulo, analisa-se... (evidenciar o problema analisado).

No último capítulo, considera-se... (destacar as considerações referentes ao estudo realizado).

2. REFERENCIAL TEÓRICO

O referencial teórico refere-se à fundamentação que se adota para tratar o problema de pesquisa. Por meio da análise da literatura publicada estrutura-se um quadro teórico conceitual, o qual dará sustentação ao desenvolvimento da pesquisa.

O referencial teórico em um trabalho de pesquisa pode ser realizado com vários objetivos: determinação do que já existe ou já foi estudado sobre o problema; análise das várias teorias que ajudam a explicar o problema em estudo; análise da evolução histórica do assunto, como ele já foi estudado e que mudanças a análise do problema sofreu ao longo do tempo.

O referencial teórico, como o nome indica, implica em busca bibliográfica e muita leitura. Dependendo do nível de profundidade a que se queira chegar, vai-se buscar livros gerais sobre o assunto, livros específicos sobre um aspecto particular, artigos em revistas especializadas (profissionais e científicas).

Este espaço é reservado para que o pesquisador possa interagir com o conhecimento da área específica do saber. O mesmo é edificado por meio de um diálogo estabelecido com outros autores da área do conhecimento, na busca da fundamentação prévia necessária ao desenvolvimento do estudo.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com