TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO

Casos: MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO (MEG):

ESTUDO DE PESQUISA APLICADA NA

INSTITUIÇÃO FEDERAL DE MATO GROSSO.

SETOR: CEL-CENTRO DE LÍNGUAS

ALEXSANDRA DE PONTES

ELIANA MAURA PRADO DE SOUZA

RENATA DE CARVALHO CORREA

Cuiabá, 26 de fevereiro de 2014.

RESUMO

Uma empresa que deseja obter o sucesso em seus serviços precisa sempre estar desenvolvendo inovações. A inovação, ciência e tecnologia andam juntos para que novos serviços seja criados, assim aumentando seus clientes e seus lucros dentro da empresa.

Para isso é necessário o uso das ferramentas de gestão na qual ajudara a organização pela busca da excelência. O estudo realizado utilizou-se de um modelo de gestão denominado MEG- Modelo de Excelência de Gestão, com seus oitos critérios, são eles: Liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. O mesmo foi a aplicado na Instituição IFMT- Instituto Federal de Mato Grosso, localizado na cidade de Cuiabá-MT

PALAVRA CHAVE: Modelo de Excelência de Gestão

1. INTRODUÇÃO

Na sociedade em que vivemos o mercado competitivo tem buscado em sua gestão a excelência através de seus produtos e serviços utilizando as ferramentas do MEG- Modelo de Excelência da Gestão e seus critérios, sendo eles:

Liderança: Um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe, ele aglutina um grupo ou uma pessoa para que possam ser desenvolvidos seus trabalhos e assim alcançando seus objetivos.

Estratégias e Planos, hoje a empresa exige de seus gestores e administradores que traçam estratégias e planos para continuar no mercado competitivo buscando a excelência em seus serviços e produtos.

Clientes: O cliente interno e externo tem um papel muito importante para o sucesso da empresa ou da organização.

Hoje o cliente externo esta cada vez mais exigente com a qualidade do produto ou serviços oferecidos.

Sociedade: A organização tem compromisso de atender as necessidades dos clientes externos com a qualidade de seus serviços e produtos de acordo com suas necessidades. Com relação ao meio ambiente tem por compromisso a Responsabilidade Social que é o descarte de seus resíduos e produtos não reaproveitáveis.

Informação e conhecimento: Tratamento da organização da empresa, controles e valores em suas informações, através dessas informações a empresa gera diferenciais competitivos no mercado de trabalho principalmente o conhecimento, sejam elas através da pesquisa de mercado ou ate mesmo pelos seus clientes internos.

Pessoas: Dentro da organização é essencial ter um alto desempenho das equipes que desenvolvem seus trabalhos com eficiência e excelência, para isso é preciso ter ferramentas necessárias para obtenção dos resultados alcançados.

Processos: Trata dos principais processos dentro da organização e seus apoios para que possam ser desenvolvidos o seu trabalho com eficiência.

Assim veremos o desenvolver do trabalho feito.

MODELO DE GESTÃO

As organizações costuma trabalhar com o modelo de Gestão de forma a objetivar a sua sustentabilidade e sobrevivência do mercado através disso vão surgindo novas gestões ou sofrendo alterações conforme as mudanças ambientais e as demandas de mercados.

Existem quatro pilares de gestão que devem ser aplicados quando for assumir um cargo de gestor(gestão): Planejar, organizar, dirigir e controlar.

MODELO DE EXCELENCIA

É preciso ter qualidade nos processos e alcançar objetivo da empresa.

O modelo de excelência trabalha de forma integrada, tendo sempre uma visão sistêmica. Com o enquadramento podem ser definidos os pilares de uma boa gestão, são elas:

Fundamentos: Pensamento Sistêmico, responsabilidade social, pesquisa de mercado, visão de futuro, geração de valor e valorização de pessoas.

Critérios: Liderança, estratégia e plano, Clientes, sociedade informações, e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

METODOLOGIA DE ESTUDO

Estudo realizado através da pesquisa de campo, Instituto Federal de Mato Grosso IFMT, setor CEL- Centro de Línguas.

QUESTIONARIO DE PESQUISA

LIDERANÇA

• Como as principais decisões do CEL são tomadas?

• De que maneira as decisões são comunicadas e implementadas pelo coordenador, tanto internamente quanto externamente?

• De que modo a coordenação busca novas oportunidades para o CEL- Centro de Línguas?

• Como são garantidos os recursos para a melhoria do sistema de gestão da infraestrutura de trabalho da comunicação externa e interna?

• De que modo os colaboradores são estimulados a gerarem novas ideias, buscar inovações e melhoria no seu ambiente de trabalho ou em sala de aula?

• De que maneira é identificada, definidas e desenvolvidas as habilidades de liderança no CEL?

• Como são divulgado os valores e as diretrizes do CEL ( missão, visão e valor) e como são entendidas por todos as partes interessadas?

• Como são estabelecidos os principais padrões de trabalho (os procedimentos, as rotina de trabalho, as normas administrativas) que orientam a execução adequada dos principais praticas de gestão?

• De que modo são comunicado as decisões tomadas ao diversos níveis pertinentes do setor CEL?

ESTRATEGIA E PLANOS

• Como são elaboradas e formuladas as estratégias do CEL?

• Quais as principais etapas e as áreas envolvidas no processo?

• De que maneira são comunicada as estratégias do CEL a todos os interessados:

( ) por meio de correspondência eletrônica

( ) por meio de reunião

( ) por meio de relatório de indicadores

• Como são avaliados e implementados as inovações ou aperfeiçoamento (aprendizado) da pratica de gestão relativos a formulação das estratégias? Citar exemplos de inovação ou aperfeiçoamento introduzidos recentemente relativos a formulação das estratégias?

• Destacar os recursos alocados para a execução dos principais planos (objetivo e metas)?

• Como é feito o acompanhamento da implementação dos planos de ação?

• Como são estabelecidas as metas de curto e longo prazo para o CEL?

• Como as necessidades dos usuários da sociedade são traduzidas em requisitos e incorporadas nos projetos de serviços e nas atividades – fim da instituição.

• Como é realizada o processos de compra de bens matérias e serviços ?

• Como é realizada no processo de gestão de compra o atendimento das necessidades internas ( prazo e qualidade)?

• Como o CEL assegura a qualidade do produto ou serviços adquiridos?

• quais são os principais processo a de apoio ( processos que dão suporte alguma atividade- fim da organização ?

• Como são estabelecidas as metas de curto e longo prazos para o CEL?

CIDADÃOS E SOCIEDADE

• Como é avaliado o atendimento aos usuários?

• Quais são as principais canais de acesso disponibilizado aos usuários para solicitação de esclarecimento, sugestões ou reclamações ao CEL?

• Como é feito a gestão das sugestões e reclamações para assegurar à resposta rápida e eficaz a sociedade?

• Como são avaliados a satisfação e fatores de insatisfação dos usuários em relação aos seus serviços?

INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

• Como a tecnologia da informação é utilizada para a satisfazer as necessidades dos usuários das informações e apoiar as metas da organização?

PESSOAS

• Como a instituição seleciona as pessoas e como os cargos e funções são preenchidos?

• Quais as características e as habilidades necessárias aos cargos e funções?

PROCESSOS

• Como é realizado na gestão do processo de compras o atendimento as necessidades internas da o Setor CEL?

CONCLUSÃO

Em determinado tempo o CEL- Centro de línguas desenvolveu o trabalho de MEG – Modelo de Excelência de Gestão onde a antiga gestora buscava melhoria na execução do serviço, nas etapas do processo para o alcance dos objetivos desejados, baseando-se nos fundamentos da excelência que são elas: Pensamento Sistêmico ( visão de um todo); Aprendizado organizacional (busca de um novo patamar de conhecimento); Cultura de inovações: Eram feitas através de relatórios ou questionários respondidos pelos alunos; Liderança de constância de propósitos: Atuava de forma flexível, Motivava os alunos e profissionais; Orientações por processos e informações; Visão de futuro: A gestora visava dar continuidade do curso de extensão e aberturas de novas turmas.; geração de valor: Objetivo alcançado pelos professores através de seus alunos em sala de aula, e satisfação da gestão.

Valorização das pessoas: sempre criou condições de estarem motivando seus colaboradores e agregando valor a eles profissionalmente.

Conhecimento sobre o cliente e o mercado: E feito através de um pré-seleção, e preenchimento de cadastro.

Desenvolvimento de parcerias: Um dos parceiros do CEL, era a livraria Janina.

Responsabilidade Social: Todos os seus materiais didático eram registradas, por um determinado tempo, passou a não registrar seus materiais como trabalho de estudo.

...

Baixar como  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »