TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE SGA

Trabalho Universitário: MODELO DE SGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 3

O sistema de gestão ambiental inserido no grupo RE-AÇÃO S.A. representa enorme importância na questão sustentável, pois o planejamento ambiental serve como instrumento valioso para a melhora continua das atividades da corporação. O SGA habitualmente está moldado em acordo com a norma ISO 14001, que especifica procedimentos para a avaliação de aspectos e dos impactos ambientais, a norma referida apresenta grande flexibilidade no que diz respeito aos métodos de implementação para que se alcance os índices de aprovação desejados. Dentro dos pré-requisitos do planejamento ambiental organizacional estão fixados: o monitoramento das emissões atmosféricas, lançamento de efluentes, geração de resíduos, consumo energético da matriz e os ruídos emitidos, cada item deve ser avaliado conforme a legislação ambiental vigente. São aspectos que de alguma maneira podem alterar o equilíbrio da camada atmosférica bem como a qualidade do ar, são notáveis de gerenciamento aqueles resíduos e efluentes potencialmente poluidores e degradadores do solo.

O planejamento da varrição manual requer conhecimento das características físicas e topográficas das vias, para obter condicionantes e se estabelecer a frequência da realização das atividades além de:

- Quantificar o uso e volume de tráfego das vias para adequar horários adequados a realização do trabalho.

- Levar em conta os aspectos paisagísticos e o potencial turístico da área.

- Identificar a presença de corredores de transporte coletivo e seus respectivos pontos, condicionantes estes que definem o turno e a frequência necessária ou que se deseja em cada logradouro.

Os setores de varrição são definidos em áreas homogêneas e compatíveis a capacidade de deslocamento dos varredores, o valor médio da produtividade é de 1.000m a 2.500m de sarjeta por agente por dia.

No dimensionamento do pessoal é comum considerar o quantitativo de 10% do efetivo em atividade como reserva técnica, que visa suprir as faltas e férias.

A limpeza pode ser feita de forma manual ou mecanizada remoção dos resíduos que se acumulam, nas sarjetas, guias das calçadas e praças, bem como a catação de resíduos nas áreas verdes e jardins urbanos. A limpeza de calçadas e passeios também está incluída no cronograma de atividades mesmo quando essa tarefa seja de responsabilidade dos ocupantes dos imóveis e estabelecimentos respectivos. A varrição das vias e logradouros evita o acúmulo de terra e de outros materiais, contribuindo para a segurança do transito e redução de derrapagens e colisões. Previne a obstrução da rede de águas pluviais e inundações, o que melhora significativamente a drenagem urbana. Os resíduos da varrição são acondicionados em sacos plásticos com capacidade de 100 litros que são distribuídos em pontos de confinamento em locais estratégicos. A produção da varrição é coletada juntamente com os resíduos domiciliares. As papeleiras urbanas possuem capacidade de 50 litros e são exauridas pelos próprios agentes que executam o serviço no local. A disponibilização das papeleiras contribui para manter as vias e calçadas limpas, oferecendo o maior nível de conforto ao cidadão.

É parte integrante da atividade de varrição, as tarefas de capinagem esvaziamento das papeleiras dispostas ao longo das vias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com