TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELOS DE LIDERANÇA

Projeto de pesquisa: MODELOS DE LIDERANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 11

2. MODELOS DE LIDERANÇA

Hoje sabemos que a liderança está relacionada com a capacidade de comunicação e de transmissão de ideias entre as pessoas. Definir o que é liderança, neste novo contexto moderno, é muito difícil, pois as antigas categorias, que em parte ainda são válidas, não podem mais ser exercidas todo dia, o tempo todo para todo o mundo.Assim como as empresas são muito diferentes entre si, também os são os seus departamentos, de modo cada departamento acaba precisando definir sua liderança de uma forma muito especifica. Isso cria espaço para inúmeras definições de lideranças diferentes, cada uma delas desenhada para suprir as necessidades de cada empresa e suas diversas atividades.( BULCÃO, RENATO. pag. 17, 2012).

Liderança é um fenômeno interpessoal de influência exercida numa determinada situação por um processo de comunicação para o entendimento de determinados objetivos (FACHADA, O. pag. 89, 1998).

Assim, mesmo que a liderança seja vista como um fenômeno de influência interpessoal, o líder muitas vezes é considerado aquele que decide o que deve ser feito, que consegue que as pessoas executem essa decisão. Nessa perspectiva, ele é avaliado por resultados simbólicos, mais do que pelos resultados concretos. A definição que muitos profissionais aceitam para exercer a liderança é que eles se tornam responsáveis quando respondem individualmente pelo sucesso ou fracasso coletivo do grupo. Portanto, ser líder é ter coragem de prestar contas. E a prestação de contas depende sempre de uma fala, de uma mensagem comunicada muitas vezes de corpo presente. Com isso, o discurso do líder acaba tendo efeito decisivo nos seus liderados. ( GOMES, Et Al, pag. 112, 2006).

O líder da poligrafica é o que conduz o grupo, influencia seus colaboradores por meio do poder de que dispõe, e leva sua equipe a alcançar as metas previamente definidas pela organização. A empresa Poligrafica sabe que para o lider fazer um bom trabalho não basta ser chamado de líder, mas é preciso ser notado e respeitado pelos seus liderados, e capaz de alcançar os objetivos estabelecidos .

Os administradores trabalham com pessoas e recursos para atingir objetivos organizacionais, as principais funções da administração são planejar, organizar, dirigir e controlar, uma vez que o lider possui o poder de influenciar os colaboradores e motivá-los para que contribuam positivamente para os objetivos da empresa.

Os líderes influenciam seus colaboradores graças ao seu poder, que pode ser obtido com o exercício,com qualidades e carisma.

O líder da Poligrafica possui certas características e habilidades valorizadas pelo grupo, onde seus liderados buscam nele a confiança necessária para alcaçar os objetivos estipulados, isso facilita que os colaboradores entendam o que deve ser feito e o por que.

Para a empresa uma liderança eficaz pode ser traduzida em satisfação e retenção de clientes, sendo um fator primordial para a vantagem competitiva, criando condições para que os colaboradores desempenhem suas atividades com satisfação e motivação. A empresa exige do líder inovação, habilidade para atuar na incerteza e lidar com desafios e mudanças que estão ocorrendo cada vez mais rápidas no ramo gráfico. É possível notar que os líderes da empresa buscam sempre fazer a diferença no trabalho e no relacionamento com o grupo.A Poligrafica define liderança como capacidade técnica e motivacional, na qual as relações sociais internas refletem o estado de saúde de toda a organização, onde cabe aos líderes papel da criação e manutenção das relações de alta qualidade, visando atender às necessidades e motivações dos colaboradores, com ações que ajudem o desenvolvimento pessoal, a saúde, o bem-estar e a satisfação do cooperado.

Os estilos de liderança são um reflexo do conjunto de valores pessoais do líder relacionados com a natureza das tarefas que precisam ser executadas e o ambiente em que a organização se insere. Portanto, podem variar ou se alternar, de acordo com as situações e o contexto organizacional. (HUNTER, pag.. 56, 2004).

O líder deve conhecer tanto o lado democrático quanto o autocrático da liderança. O democrático exerce a liderança baseado no poder legítimo que lhe empresta a sua autoridade, bem como em seus próprios poderes de competência sobre certas habilidades e conhecimentos ou os de referência, onde suas características pessoais e o carisma que possui são capazes de influenciar pessoas. O líder autocrático se apóia em seus poderes sobre recompensas, coerção e punições para exercer liderança. (BATEMAN e SNELL, pag.. 134, 1998).

É possível notar que os lideres da empresa têm diversas aptidões, entre elas pode ser citado o traço de estilo de liderança e teoria situacional, varia de autocrático, democrático ou liberal dependendo do comportamento de seus colaboradores. São lideres que têm diferentes comportamentos perante seus liderados, durante as tarefas dos setores estão sempre ajudando, todavia quando necessário também há punições. Os lideres estudados possuemhabilidade de perceber os motivos do êxito e também do fracasso da equipe, o que aumenta a motivação dos colaboradores, uma vez que quando se reconhece o sucesso do grupo, aumenta o nível da motivação da equipe e do indivíduo. Para os lideres da Poligráfica o carisma com seus colegas de trabalho é indispensável, o que segundo eles facilita o elo de respeito e confiança entre eles.

Como todas as organizações enfrentam dificuldades no quisito de mudanças, com a Poligráfica isso também ocorre, é ai que entra o papel do bom líder, diminuindo o sentimento de ameaça dos colaboradores na busca de ótimos resultados, uma vez que a resistência à mudança está presente mesmo quando o colaborador está disposto mudar.

As pessoas resistem à mudança quando consideram que suas consequências são negativas. Embora as pessoas sejam diferentes em termos de sua disposição em antever consequências negativas, e mesmo quando suas razões pareçam lógicas ou até equivocadas a quem esta de fora, as pessoas não resistem automaticamente às mudanças. As pessoas resistem às mudanças por alguma razão e a tarefa do gerente é tentar identificar essas razões e, quando possível, planejar a mudança de modo a reduzir ou eliminar os efeitos negativos e corrigir as percepções errôneas (COHEN & FINK, pag..350, 2003).

Para o líder da poligráfica a resistência de seus colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com