TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELOS E HOMEM E TEORIAS ADMINISTRATIVA

Trabalho Universitário: MODELOS E HOMEM E TEORIAS ADMINISTRATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 9

ADMINISTRAÇÃO

(PORTFÓLIO)

Camila Gautér io da Silva

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL I

UNOPAR, RIO GRANDE, RS

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................pag.4

2. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.................................................................. pag. 4

Teoria Clássica da Administração............................................................................ pag. 4

Teoria das Relações Humanas.................................................................................. pag. 4

Teoria Comportamental............................................................................................ pag. 4

3. ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E COMUNICAÇÃO EFICAZ........ pag. 5

4. RELAÇÃO HOMEM/NATUREZA E MODO

DE PRODUÇÃO CAPITALISTA...................................................................... pag. 6

5. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL- MOTIVAÇÃO................... pag. 7

5.1. TEORIAS MOTIVACIONAIS........................................................................ pag. 7

5.2. MOTIVAÇÃO X DESEMPENHO.................................................................. pag. 8

5.3. CICLO MOTIVACIONAL.............................................................................. pag. 9

6. CONCLUSÃO.................................................................................................. pag. 10

7. REFERÊNCIAS................................................................................................ pag.10

1. INTRODUÇÃO

A organização é sistema de decisões que cada pessoa participa consciente e racionalmente, escolhendo e decidindo entre alternativas mais ou menos racionais que se lhes apresentam de acordo com sua personalidade, motivação e atitudes. Os processos de percepção da situação e o raciocínio são básicos para explicação do comportamento humano nas organizações: o que uma pessoa aprecia e deseja, influencia o que ela aprecia e deseja. Em outros termos, a pessoa decide em função de sua percepção das situações. Em resumo, as pessoas são processadoras de informação, criadores de opinião e tomadores de decisão.

2. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

O comportamento humano nas organizações é visualizado de maneira diferente pelas várias teorias de administração.

• Teoria clássica da administração: considera os indivíduos participantes das organizações instrumentos passivos cuja produtividade varia e pode ser elevada mediante incentivos financeiros (remuneração de acordo com produção) e condições físicas ambientais de trabalhos favoráveis. É uma simplista e mecanicista.

• Teoria das relações humanas: considera os indivíduos participantes da organização possuidores de necessidades, atitudes, valores e objetivos pessoais que precisam ser identificados, estimulados e compreendidos para obter sua participação na organização, condição básica para sua eficiência. É uma posição limitada.

• Teoria comportamental: os indivíduos participantes da organização percebem, raciocinam, agem racionalmente e decidem a sua participação ou não-participação na organização como tomadores de opinião, decisão e solucionadores de problemas.

3. ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E COMUNICAÇÃO EFICAZ

As funções da linguagem apontam o direcionamento da mensagem para um ou mais elementos do circuito da comunicação. Qualquer produção discursiva, linguística (oral ou escrita) ou extralinguística (pintura, música, fotografia, propaganda, cinema, teatro etc.) apresenta funções da linguagem.

Seja um texto literário ou escolar, a redação sempre apresenta alguém que o escreve, o emissor, e alguém que o lê, o receptor. O que o emissor escreve é a mensagem. O elemento que conduz o discurso para o receptor é o canal (no nosso caso, o canal é o papel). Os fatos, os objetos ou imagens, os juízos ou raciocínios que o emissor expõe ou sobre os quais discorre constituem o referente. A língua que o emissor utiliza (no nosso caso, obrigatoriamente, a língua portuguesa) constitui o código.

Assim, através de um canal, o emissor transmite ao receptor, em um código comum, uma mensagem, que se reporta a um contexto ou referente.

Na verdade, a clareza e a eficiência na comunicação representa um dos pilares de um projeto bem sucedido e essa sempre foi uma das principais preocupações de toda metodologia de desenvolvimento de sistemas. Vários procedimentos, técnicas e métodos foram introduzidos para resolver essa questão, das atas de reunião ao avanço das linguagens visuais.

Diversas técnicas e ferramentas foram criadas para apoiar o desenvolvimento de projetos em suas diversas etapas, visando o estabelecimento de símbolos gráficos que tornariam mais fácil a compreensão das especificações dos sistemas pelos seus futuros usuários. Dessa forma esperavam permitir ao analista prosseguir adiante em suas definições em bases mais sólidas. O grande desafio é não apenas passar a informação, mas interpretá-la.

4. RELAÇÃO HOMEM/NATUREZA E MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

O espaço é produzido historicamente por meio da produção material guiada por relações sociais. Dito de outra maneira, o espaço é formado a partir das relações homem-meio e homem-homem e a distribuição e configuração territorial é determinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com