TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos De Homem E Teoria Administrativa

Trabalho Escolar: Modelos De Homem E Teoria Administrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Com base no tema proposto, esta pesquisa visa aplicar o conteúdo estudado nas disciplinas. Dando assim um uma explicação na prática e na teoria dos assuntos abordados.

Além disto, trata uma discussão do estudo, e explicação dos modelos do homem e como ele se aplicam na Administração, onde explica os modelos de homens existentes: “Homem Parentético”, “homem Operacional” e o “homem Operacional”.

Além do mais, proporciona um conhecimento mais específico sobre o darwinismo social e como ele se aplica na administração. Como também, as principais idéias e reflexões filosóficas de Sócrates.

Palavras-Chave: Administração, darwinismo social, Modelos de homem (operacional, reativo e parentético).

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................1

2 Modelos ee Homem e Teoria Administrativa.....................................................2

3. O Darwinismo Social e Como Ele se Aplica na Administração......................3

4. Principais Idéias Reflexões Filosóficas e Sócrates .......................................3

5 CONCLUSÃO........................................................................................................4

REFERÊNCIAS........................................................................................................5

1. Introdução

O homem tem sido considerado um recurso organizacional a ser maximizado em termos de produto físico, com isso o principal objetivo da administração é reforçar comportamento que apóiem a racionalidade especifica. Buscando alcançar essa meta, algumas empresas estão recebendo uma atenção considerável. E o homem parentético, paz parte da organização, onde tenta ser autônomo é critico, consegue visualizar melhor o ambiente. Esse modelo de homem, para obter o sucesso não se esforça. Essas são alguns dos motivos que estão levando a sociedade a adotarem o estilo parentético de vida.

2. MODELOS DE HOMEM E TEORIA ADMINISTRATIVA

Antigamente os indivíduos necessitavam realizar grandes esforços no ambiente de trabalho, diferentemente de hoje. Nesse período os interesses dos empregadores e dos empregados eram vistos como impossíveis de serem integrados. Nesse sentido, o artigo abordado pretende analisar as teorias administrativas, a partir dos modelos de homem: operacional, reativo e parentético.

O homem já foi visto segundo as influências de Taylor, onde fundamenta–se na aplicação de métodos da ciência positiva, racional e metódica aos problemas administrativos, a fim de alcançar a máxima produtividade.

Nos dias atuais, os autores que escrevem sobre a Administração, têm outra visão totalmente diferente de ser humano. E de acordo com esses estudiosos, está surgindo um novo padrão de homem que tem mais consciência, interesses e percepções mais estabelecidos, chamados “Homem Parentético” que são pessoas que sempre buscam conciliar a vida profissional com a pessoal e trabalham em instituição, fazem ela crescer, são dedicados a ela, mas desde que sua vida pessoal não seja afetada.

O “homem Operacional”, na teoria administrativa, equivale ao homo economicus, ao homo sociologicus e ao homo politicus. Considerado funcional, mecanizado em que surgiu juntamente com a revolução industrial. Com a produção crescendo e mais eficiente, foram implantadas as linhas de produções, onde as empresas tornavam-se cada vez mais dependentes do homem operacional.

Os modelos de “Homem reativo” priorizam os valores no processo de produção onde definia uma organização como um sistema social aberto e ainda continuam a influenciar as empresas, pois apesar de receberem críticas, suas alternativas ainda não são amplamente aceitas.

3. O DARWINISMO SOCIAL E COMO ELE SE APLICA NA ADMINISTRAÇÃO

O Darwinismo social é a tentativa de se aplicar o darwinismo nas sociedades humanas, é uma teoria que sempre busca empregar a Teoria da Evolução das Espécies nas humanas.

De acordo com esta teoria, os seres vivos que sobrevivem são os mais adaptados ao meio ambiente; as espécies que não se adaptam, são extintas.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com