TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELOS MODERNOS E TEORIA ADMINISTRATIVA

Trabalho acadêmico: MODELOS MODERNOS E TEORIA ADMINISTRATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL

ANGÉLICA DA SILVA ROCHA DE ARAUJO

MODELOS DE HOMENS E TEORIA ADMINISTRATIVA

Araranguà

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CARACTERISTICAS DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 4

2.1.1 HOMEM OPERACIONAL 4

2.1.2 HOMEM REATIVO 5

2.1.3 HOMEM PARENTÉTICO 5

2.2 FICHA RESUMO 5

2.3 DARWINISMO SOCIAL 6

2.4 PRINCIPAIS IDÉIAS E REFLEXÕES FILOSOFICAS DE SÓCRATES 6

4 CONCLUSÃO 8

1 INTRODUÇÃO

Por meio do presente projeto apresentaremos as caracteristicas sobre as teorias da administração evidanciando os tipos de homem proposto (operacional, reativo e perentético) bem como a conexão em comum. No processo seguinte será exposto uma ficha resumo com as principais pontos siguinificativo do trabalho “Modelos de Homem e Teoria Administrativa”. Iremos analisar o conceito de Darwinismo Social e como se aplica a Administração e por ultimo buscaremos as características do comportamento de cada tipo de Homem em questão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CARACTERISTICAS DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

A teoria da administração a uma das varias visões de gestão empresarial que surgiram a partir da revolução industrial, a partir dai surgiram vários estudos e teorias com ideias distintas mas com grande contribuição para a sociedade. Algumas das principais teorias da administração são; Teoria Comportamental, Teoria do Desenvolvimento Organizacional, Teoria da Contigência, Teoria Burocrática, Teoria Neoclássica, Teoria dos Sistemas, Teoria das Relações Humanas, Teoria clássica e Teoria Estruturalista.

2.1.1 HOMEM OPERACIONAL

Tem a percepsão visual de um homem calculista, a procura de recompensas materiais e econômicas, sem preocupações éticas. Tem uma visão operacional no sistema social industrial equivalente ao homo economicus na teoria clássica, homem visto apenas como trabalhador, consumidor e produtor classificado como um ser passivo, gerador de lucro, que trabalha independente. Ramos p.3 (2001) destaca que:

A validade do homem operacional está tacitamente aceita. Ele tem cido considerado um recurso organizacional a ser maximizado em termos de produto fisico mensurável. A implicação dessa abordagem para com o modelomda organização pode ser brevemente descrita. Ela requer: 1) um método autoritário de alocação de recursos, no qual o trabalhador é visto como ser passivo que deve ser programado por especialistas para atuar dentro da organização; 2) um conceito de treinamento como técnica para ajustar o individuo aos imperativos da maximização da produção; 3) uma visão de que o homem é calculista, motivado por recompensas materiais e econômicas e, como trabalhador, é psicologicamente diferente de outros indiviuos; 4) uma visão de que administração e teoria administrativa são isentas ou neutras; 5) uma indiferença sistematica ás premissas éticas e de valores do ambiente externo; 6) o ponto de vista de que aspectos da liberdade pessoal são estranhos ao modelo organizacional; 7) um conceito de que o trabalho é essencialmente um adiamento da satisfação.

2.1.2 HOMEM REATIVO

Uma possibilidade ao homem operacional foi sugerida pela Escola de Relações Humanas na década de 1930, em confronto com as concepções do homem operacional, o novo modelo de homem desenvolvido denominou-se homem reativo. Tem uma visão mais aprimorada sobre a questão motivação humana, buscam o ambiente social da organização mais aberto priorizando os valores e sentimentos no processo de produção organizacional. Esse modelo reativo ainda continua a influenciar em larga escala os sistemas sociais e organizacionais.

2.1.3 HOMEM PARENTÉTICO

O homem parentético tem uma consciência altamente desenvolvida dos principios de valor presente no dia-a-dia. Por ser autônomo ele são as pessoas que buscam conciliar sua vida profissional com a pessoal, são amplamente críticos, tem suas própias opiniões, voz e vez. Apreciam o que fazem procuram fazer a empresa crescer, são dedicados ao que fazem mas desde que sua vida pessoal não seja prejudicada. A participação do homem parentético na organização é de suma importancia ele pode contribuir à teoria da administração com a sofisticação que se faz necessária para enfrentar dificuldades e problemas que causam tensões entre a racionalidade funcional e a noética.

2.2 FICHA RESUMO

O título do portifolio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com