TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONOGRAFIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Ensaios: MONOGRAFIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  3.719 Palavras (15 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 15

RESÍDUOS SÓLIDOS: SOLUÇÃO AINDA NEGLIGENCIADA PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE-RS Uma proposta de articulação pelo desenvolvimento sustentável municipal

Débora S. M. CoelhoDébora S. M. Coelho

deboracoelhogreen@hotmail.com

deboragreenwood.blogspot.com.br

COELHO, Débora Simone Machado Coelho. COLETA SELETIVA: SOLUÇÃO AINDA NEGLIGENCIADA PELA POPULAÇÃO DO MUNICIPIO DE RIO GRANDE- RS: Uma proposta de articulação pelo desenvolvimento sustentável municipal. 2011.17 folhas. Projeto de Monografia apresentado ao Curso de Pós-Graduação de Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental – UNOPAR VIRTUAL, Rio Grande, 2011.

RESUMO

É de conhecimento geral que todo desenvolvimento traz conseqüentemente também diversas externalidades negativas. Partindo do atual desenvolvimento econômico do município de Rio Grande, consagrado pelo crescimento do pólo naval e todos os investimentos no setor imobiliário é de priorizar-se a resolução da problemática ocasionada pelo aumento populacional e a conseqüente geração e descarte de resíduos sólidos municipais. O presente trabalho percorre a necessidade de promover ações norteadoras de mudanças de valores culturais pela manutenção da sadia qualidade de vida local inter-relacionando a geração de trabalho com a urgência de uma coleta seletiva diferenciada pela gestão compartilhada dos resíduos sólidos, canalizada pela responsabilidade socioambiental como instrumento de conduta para a conscientização da população local. A partir da fusão de dois agentes participativos norteadores de novas propostas para a gestão de resíduos locais é de utilizar-se percepção qualitativa e práticas educacionais, e fomentar-se a conscientização ambiental através da vivência pela troca de experiências entre grandes geradores de resíduos sólidos e associações cooperativas de catadores de materiais recicláveis. É de conduzir-se a pesquisa até um caminho estratégico para o desenvolvimento de parcerias que atuem conjuntas ao poder público municipal pelo desenvolvimento sustentável local consolidando a expectativa de novas propostas á médio e longo prazo. Nesse contexto, comunidades fechadas tornam-se grande aliadas ao desenvolvimento da reflexão ambiental explorada pela execução da uma vivência diferenciada. Como base é de utilizar-se pesquisa bibliográfica, entrevistas, questionários e palestras com saída de campo. O principal objetivo é traçar um perfil socioambiental para construir futuras comunidades sustentáveis a fim de projetar um desenvolvimento contínuo municipal através da revisão de conceitos e hábitos fomentada a grupos específicos, disseminando a cultura da sustentabilidade ambiental entre dois agentes distintos (gerador de resíduos e reciclador).

Palavras- chave: Resíduos sólidos. Desenvolvimento sustentável. Articulação. Gestão. Conscientização.

1 INTRODUÇÃO

A gestão dos recursos naturais, conhecida pelos gestores por ser uma administração conflitante, caracteriza-se por construir mecanismos e utilizar ferramentas eficientes nas políticas públicas atuando proativa e harmonicamente com o acelerado processo de mudanças (MMA, 2006). Sua atuação deve ser acompanhada de humildade e capacidade de negociação aliadas ao compromisso da busca pela melhoria contínua. É dentro desta proposta que se coloca planejamento urbano sustentável como alvo para o desenvolvimento de novas estratégias na resolução das externalidades negativas ocorridas pelo crescimento populacional exponencial ocorrente em Rio Grande no RS.

O município apresenta forte crescimento do pólo naval, novos investimentos no setor habitacional e conseqüente geração de emprego e renda que ocasiona um desenvolvimento econômico norteador de maior consumo de bens e serviços (AGORA, 2011). Assim, é de destacar-se o desafio de proporcionar alternativas viáveis para a resolução das problemáticas causadoras de impactos ambientais e questões de saúde pública, pelo aumento na geração e despejo irregular de resíduos sólidos (PIRES; TOZATO, 2010) e a necessidade de conscientização social quanto á coleta seletiva.

A princípio, é de alcançar-se a construção democrática de estratégias direcionadoras á novos projetos, a médio e longo prazo, assumidos por diferentes atores da sociedade, para isso desde já é de fomentar-se empreendedorismo futuro no que compete ao planejamento de um município sustentado por articulações ou alianças pontuais que desencadeiem uma rede contínua (MMA, 2006). Convém ressaltar a urgência de uma nova reflexão frente à responsabilidade social quanto à problemática dos resíduos sólidos, hoje negligenciada pela cultura local.

Esta forma de compreensão pressupõe melhorar as condições ambientais, estimulando a ampliação da conscientização de gestores e comunidades envolvidas, suscitando assim novas atitudes e mudanças comportamentais, com vistas ao cumprimento da Lei 12.305 de 2010 que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e torna pública a responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos sólidos (BRASIL, 2010). Primeiro é de selecionar-se grupos imprescindíveis da sociedade Riograndina, condomínios e conjuntos habitacionais (comunidades responsável por grande geração de resíduos sólidos) e associações de catadores de recicláveis no intuito de uma forma articulada de pensamento e ação.

Para tanto é de conduzir-se ás amostras uma percepção qualitativa comparativa contemplando as partes em seu ambiente e as tendências contemporâneas relacionadas á cidades sustentáveis e sociedades de consumo consciente, investigando a conscientização ambiental e propondo uma junção entre as mesmas. Comparando benefícios e dificuldades para articulações sustentáveis. Como se há de verificar, questionários, palestras, e revisão bibliográfica contemplarão a temática abordada.

Em virtude dessas considerações cabe dizer que um projeto de pesquisa com práticas educativas facilita a possibilidade de sucesso em futuras investidas, caracterizando hábitos, cultura e comportamento socioeconômico de populações ativas diferentes em compromisso mútuo pela sustentabilidade ambiental, facilitando a realimentação de informações.

2 JUSTIFICATIVA

É de justificar-se o presente trabalho pela necessidade de se promoverem ações que visem a mudança de valores culturais na manutenção da sadia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com