TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MORADOR DE RUA

Ensaios: MORADOR DE RUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO DO CAPÍTULO:

* Quebrando os ovos;

*A bondade aparente

FALEIROS, VICENTE DE PAULA. O que é política social. 5ª ed.

“ ... A análise das politicas sociais tem muitos caminhos. Aquele por mim escolhido reflete a preocupação de abordar a articulação entre politica e economia, no seu conjunto, nas sociedades capitalistas. Viso apresentar a dinâmica das politicas sociais no desenvolvimento e crise do capitalismo e das lutas sociais.” (p. 8)

“As politicas sociais ora são vistas como mecanismo de manutenção da força de trabalho, ora como conquistas dos trabalhadores, ora como arranjo do bloco no poder ou bloco governante, ora como doação das elites dominantes, ora como instrumento de garantia do aumento da riqueza ou dos direitos do cidadão.” (p. 8)

O autor relata sobre as políticas sociais, seus mecanismos sua relação com a economia, com estados e as forças sociais e com crises econômicas. Em primeiro lugar mostra o discurso das políticas e depois a vinculação entre o político e o econômico, a analise das políticas sociais tem muitos caminhos as políticas sociais ora são vistas com o mecanismo de manutenção de força de trabalho, conquistas dos trabalhadores com arranjos do bloco no poder ou bloco governantes, como doação das elites dominantes, instrumentos de garantia do aumento da riqueza ou dos direitos do cidadão.

“ Não é só a saúde, a educação e a habitação que compõem as políticas sociais. Cada dia surgem novos programas de assistência ao estudante, ao velho, ao índio, à criança, à mulher, ao deficiente, ao doente, ao prisioneiro, às cidades..”. (p.9).

“... O serviço é uma relação entre uma instituição e uma clientela para atender problemas pessoais e sociais”. assim implantados em certas conjunturas politicas, como catar votos ou prestigiar grupos que estão no poder (p. 10).

“Esses auxílios e serviços, mesmo garantidos por lei, geralmente aparecem como favores à população.” (p.12).

“a intervenção do Estado na garantia dos serviços e benefícios, não significa que tenha substituído a família”..(p.13)

“ Essa proposta de colaboração, no desenvolvimento das políticas sociais, não se restringe ás relação com as massas para conduzir o processo capitalista no seu conjunto”. (p. 14).

“ A ideologia da colaboração está ligada à rede de proteção social. Esta, na fala dos políticos, visa dar o sentimento de segurança e garantias aos “ mais fracos” da sociedade, aos mais desprotegidos, aos carentes, aos marginalizados, aos pobres.” (p. 14).

“ a proteção deveria ser algo excepcional” ..(p.15)

“As politicas sociais também passaram a significar implantação de áreas de lazer e esporte, escolas, praças, creches, espaços culturais.” (p. 16).

“... A mudança de hábitos e transferências de novos equipamentos à produção eram importantes para integrá-la numa sociedade de consumo e adaptá-la a novas formas de produção.” (p. 16).

“ Em resumo, a respeito de várias intervenções do Estado apresentam as politicas sociais como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com