TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moradores De Rua Modo De Vida

Pesquisas Acadêmicas: Moradores De Rua Modo De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 3

Manguear

Para sobreviver sem um teto a é necessário um aprendizado de mais que uma forma de vida, de recursos e de um comportamento diferenciado para enfrentar o que a rua oferece, ou não oferece.

Uma desses clássicos instrumentos utilizados pelos moradores de rua é o Mangueio. A palavra remete a ideia de colocar em baixo da manga da camisa, ou seja roubar, mas essa não é a ideia central do ato de manguear, na gíria gaúcha o mangueio trás a ideia de conduzir o gado, e esta atribuição do significado da palavra é a que mais se adequa a questão do mangueio na rua, onde o locutor orienta seu interlocutor para conseguir o que deseja.

A prática do mangueio consiste em conseguir estabelecer uma relação de confiança para abordar uma pessoa, atrair a atenção dela para fazer com que ela escute sua e disso tirar algum tipo de beneficio, como auxilio alimentação, dinheiro, roupas, ou o que obter no momento. Esta história contada pelo morador de rua tem que ser bem mais dramatizada do que sua própria história de vida, apesar dos problemas existentes só a historia de sua vida muitas vezes não é suficiente para comover a ponto de conseguir uma contribuição.

A atividade do manguei pode utilizar diversos aspectos com técnicas pra afetar o psicológico, a história não é necessariamente a verdadeira (171) ou ainda apela-se para a história triste. Essas histórias são aprendidas na rua, pela própria situação ou pela observação dos outros, com a prática elas vão ficando mais dramáticas e consequentemente mais impactantes aumentando a arrecadação.

Ganhar a vida só com o mangueio não é nada fácil, nem sempre as abordagens são bem sucedidas, a pessoa em situação de rua apresenta medo para a população que é domiciliada, um tipo de mangueio que na maioria das vezes é eficiente é quando ele se apresenta na mesma classe da que esta conversando, isso comove mais a pessoa por pensar que podia ser ela no lugar, quando é encontrado alguma chave de carro, capacete, se utiliza esses elementos para enaltecer a história e se aproximar do ouvinte. Outra forma de mangueio que chega a ser bastante eficiente é quando se apela para pedir algum trabalho, ai a pessoa percebe que ele não é apenas um vagabundo e termina por dar dinheiro mesmo, ou quando a “atuação” mostra sinceridade, por exemplo quando abordam os jovens na saída de barzinhos do Batel pedindo por bebidas e até outras drogas.

Porém nem sempre as portas estão abertas, é muito difícil aparecer oportunidades e viver só do mangueio é difícil, oq eu acaba levando a vários moradores de rua a cometerem furtos. O roubo é visto de forma negativa pela comunidade de rua, mas muitas vezes se torna uma grande opção.

Outro ponto interessante para ser analisado é a relação das drogas e do mangueio, muitos acabam apelando para a bebida para facilitar a performance, tornando ainda mais fácil encontrar drogas mais fortes como o crack e entrar em um ciclo vicioso.

Estudando este conceito, o mangueio, percebe-se claramente a distância deste com a mendicância, a prática de pedir dinheiro, expor suas necessidades e pedir por ajuda,adquirindo uma identidade de pedinte, indigente ou necessitado é completamente diferente do mangueio, para manguear é necessário utilização correta de toda uma experiência e é voltada a convencer a quem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com