TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Por:   •  5/9/2016  •  Artigo  •  8.952 Palavras (36 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 36

FACULDADE MEDIO PARNAIBA - FAMEP[pic 1][pic 2]

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

MARIA DE LOURDES PEREIRA DE SOUSA

OS SENTIDOS ATRIBUIDOS PELOS PROFESSORES A MOTIVAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA.

ALTOS (PI)

2016

MARIA DE LOURDES PEREIRA DE SOUSA

 

 

 [pic 3]

 

 

 

  

OS SENTIDOS ATRIBUIDOS PELOS PROFESSORES A MOTIVAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA

 

Trabalho de Conclusão de Curso de especialização em Psicopedagogia apresentado à Faculdade Médio Parnaíba– FAMEP como requisito para obtenção do título de especialização.

Orientador Profª. Mestre: Maria de Fátima Soares da Silva

ALTOS (PI)

2016

RESUMO

A presente pesquisa objetiva discutir, à relevância que este tema tem na sociedade que busca na educação as perspectivas para um futuro melhor, assim, a pesquisa consubstancia-se através de uma pesquisa teórica com realização de revisão bibliográfica acerca do tema. Com isso, pretende-se analisar a metodologia aplicada no processo e aprendizagem da leitura e escrita desenvolvida dentro e fora das salas de aulas, pelos professores em relação aos alunos e a influencia da família para o desenvolvimento escolar dos filhos. Entre os resultados encontrados é possível perceber que ainda é ausente o envolvimento dos professores no ambiente familiar dos alunos, ou seja, não existe um envolvimento professor, família e aluno. Ademais, em relação às atividades aplicadas aos alunos através das tarefas de aprendizagens, observou-se que na maioria das vezes os professores não usam métodos motivacionais ou outras estratégias em suas atividades para motivar seus alunos com a finalidade alcançarem os resultados positivos. Contudo, de outro lado, está à ausência da família no desenvolvimento escolar dos filhos, e isso vem à influência de forma negativa o processo de ensino aprendizagem do mesmo. Por fim, ficou claro que é preciso a participação motivadora dos professores no dia-a-dia destes alunos, e que esta participação deva acontecer além das salas de aulas ,assim como também, que haja a participação da família no ambiente escolar dos filhos.

.

Palavras Chaves: Professor, Motivação, Leitura, Escrita

 

ABSTRACT

This research aims to discuss the relevance of this topic has in society that seeks education prospects for a better future, so the search is embodied through a theoretical research with conducting a literature review on the topic. With this, we intend to analyze the methodology used in the process and learning of reading and writing developed in and out of classrooms, teachers and students in relation to the influence of the family to the school development of children. Among the results found you can see that is still absent the involvement of teachers in the family environment of students, ie, there is no teacher involvement, family and student. Furthermore, in relation to the activities applied to students through the learning tasks, it was observed that most of the time the teachers do not use motivational methods or other strategies in its activities to motivate their students in order to reach positive results. However, on the other hand, it is the absence of the family in the school development of children, and it comes to influence negatively the process of teaching learning of it. Finally, it became clear that it takes the attention participation of teachers in day-to-day these students, and that this participation should take place beyond the classroom, and also, there is the family involvement in the school of the children environment.

.

Key Words: Teacher, Motivation, Reading, Writing

INTRODUÇÃO

O tema abordado neste artigo tratou da proposta que incentiva a presença dos professores no cotidiano dos alunos além do ambiente escolar e da sala de aula, isto é, buscou-se o envolvimento destes educadores em relação ao aprendizado dos alunos também no ambiente familiar.

Neste sentido, nota-se que a escola de acordo com Pajares & Schunk:

A escola representa para a sociedade ocidental uma fonte socializadora de grande impacto na vida das pessoas. Para alcançar seus objetivos é necessário, no entanto, que se promova entre os estudantes interesse genuíno e entusiasmo pela aprendizagem e desempenho escolar. (2001)

No âmbito escolar, a relação professor e aluno é algo muito formal, devido à hierarquia imposta pela administração responsável pelo ensino, no entanto, essa relação num ambiente fora do espaço escolar poderia impulsioná-los a um diálogo mais aberto no sentido de proporcionar-lhes meios de exporem suas ideias, cabendo aos professores a responsabilidade de ouvir, orientar e motivar os alunos para que estes melhorem seus desempenhos nos estudos.

Nas palavras de Freire:

Os educadores precisam saber ouvir os alunos, escutá-los correspondente ao direito de falar. Não é aceitável de forma algum impor a compreensão em nome da libertação, e é como aceitar soluções autoritárias como caminhos de liberdade. É necessário que assumam a ingenuidade dos educandos. (1991, p.80)

Embora as salas de aulas, ainda sejam consideradas um dos ambientes das escolas mais indicadas para o processo de ensino aprendizagem, os professores poderão encontrar outras possibilidades existentes em seus espaços que sejam atrativos e convidativos à aprendizagem e juntamente utilizarem estes novos espaços com estratégias de aprendizagem e de forma iterativa tentar envolver neste novo espaço toda a família destes alunos.

Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo estudar o papel atribuído pelos professores como orientador e motivador no processo e aprendizagem de leitura e escrita dos alunos, assim como também será analisado os efeitos da motivação no desenvolvimento escolar , a importância da leitura e escrita para o bom desenvolvimento intelectual do aluno e a influencia da família em relação ao desenvolvimento do aluno na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.9 Kb)   pdf (348.3 Kb)   docx (307 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com