TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUDANÇAS NA PROFISSÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Projeto de pesquisa: MUDANÇAS NA PROFISSÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

MUDANÇAS OCORRIDAS NA PROFISSÃO DE ASSISTENTE SOCIAL.

A profissão do Serviço Social surgiu da desigualdade social, econômica, cultural, ou seja, de problemas de uma sociedade capitalista, da rivalidade entre o capital e o trabalho. A partir desse momento houve algumas mudanças na profissão, começando pela década de 1960, quando houve a propagação da mesma. Nessa época aconteceram melhorias na profissão e também grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais.

O Assistente Social tem como meta contribuir para a construção de uma ordem social, política e econômica, no mínimo menos desigual que a atual, combatendo as injustiças que afligem os socialmente desprotegidos. Uma das atuais preocupações é o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) elaborou um manifesto sobre esse tema, que infelizmente é tão presente em nosso dia-a-dia; o documento traz dados da SDH/PR (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), que através do disque denúncia (Disque 100) recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes de todo o país entre 2003 e 2011.

A chamada “não desvie o olhar, denuncie” incentiva as pessoas a denunciarem e reforça que a responsabilidade pela defesa dos direitos da criança e do adolescente é de todos, inclusive do Assistente Social.

MUDANÇAS NO CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL.

Analisando a obra da renomada escritora e Assiste Social Marilda V. Iamamoto; o Serviço Social na contemporaneidade trabalho e formação profissional percebemos que a autora nos remete ao passado, em fases tayloristas, fordistas e outras para vivenciarmos as lutas e desafios que o profissional passou ao longo dos anos. Vimos uma verdadeira batalha travada entre o capitalismo e o humano, entre o dinheiro e os direitos humanos. E o mais impressionante é que muitos desses desafios continuam sendo temas de debates e estudos até hoje.

A autora também descreve fatos novos e atuais no cotidiano do Assistente Social, como as novas diretrizes curriculares onde é fundamental fundir o conhecimento teórico com a experiência da pratica, o que em nossa opinião é o mais assertivo. Uma vez que com essa mistura de conhecimentos, teremos mais êxito em nossos trabalhos.

Portanto após análise desta magnífica obra percebemos o quanto a nossa profissão é desafiadora já que devemos preservar a cultura e os valores sem deixar de acompanhar as inovações e mudanças que ocorrem diariamente. Devemos ser ao mesmo tempo cautelosos e flexíveis, ter o conhecimento teórico, mas acima de tudo estar aberto para o aprendizado que ocorre na vivencia prática. Atualizar-se, buscar um currículo profissional completo e acima de tudo acreditar e investir em sonhos, pois eles são o combustível para o nosso crescimento.

PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM A REFORMA SANITÁRIA.

No surgimento da profissão de Serviço Social, não foi muito focada a área da saúde. Com o término da 2° Guerra Mundial a demanda na saúde foi maior e foi dado maior destaque na profissão.

Por intermédio da previdência social, o Assistente Social começou a ser mais atuante na área da saúde, em hospitais; sendo um elo entre a população e a instituição. Na década de 80 houve debates sobre a saúde coletiva e resultou em um significativo avanço do tema saúde no Serviço Social e teve como marco a 8ª Conferência Nacional da Saúde realizada em Brasília, focando que a saúde é direito de todos e dever do Estado.

É importante identificar qual a preocupação da categoria de Assistente Social em um momento em que o Serviço Social está recebendo influências da crise de atenção à saúde. Não se pode falar se Serviço Social sem citar ou pelo menos se referenciar aos anos 1980 que teve fundamental importância para a profissão hoje.

Já na década

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com