TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MULHERES NO CRACK: O ABUSO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Trabalho Escolar: MULHERES NO CRACK: O ABUSO E SUAS CONSEQUÊNCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO:

Nesse artigo vamos abordar quais são as motivações e as vulnerabilidades iniciais que rondam o usuário de crack. Em geral não se destacando a diferença de sexo, a problematização em torno desta nova questão social vem gerando discussões e mobilização acerca do assunto, onde autoridades médicas e governamentais buscam uma solução plausível, onde o interesse seja em como deve ser tratado e quais os métodos para curar tal doença. Muito se fala sobre o abuso do crack entre o gênero feminino, consequentemente não há o aprofundamento ideal em tal grupo especifico de dependentes, por isso iremos abordar com mais intensidade tal preocupação.

Palavras-chave: Mulheres – Crack - Sexo

1. INTRODUÇÃO

O artigo busca detalhamento em como é a vida dessas usuárias, suas motivações, as estratégias para conseguir o crack e as consequências que lhes foram causadas nesse ciclo vicioso. Nessa nova questão social é necessário entender o processo que levam mulheres ao abuso do crack e quais foram as motivações que levaram a tomar esse rumo da vida, e como seus familiares e a sociedade as veem.

O trabalho busca compreender especialmente as vulnerabilidades iniciais desse grupo, buscando verificar que o inicio do uso do crack pelo sexo feminino, não está ocorrendo apenas na adolescência, mas tem se iniciado também na fase adulta, onde na maioria das vezes, se julgam incapazes e frustradas com a vida que teve e que tem levado, sem oportunidades e compreensão de seus familiares principalmente, pois dentro dessa população de dependentes de drogas ilícitas, da população de excluídos, essas mulheres são vistas como as excluídas dentre os excluídos.

O trabalho busca mostrar que a diferença por gênero chama a atenção pelo o fator de demostrar uma acentuada vulnerabilidade da mulher nas questões de uso e abuso do crack.

2. DESENVOLVIMENTO

O crack é uma droga ilícita e passou a ser conhecido no Brasil nos anos de 1990. Também conhecido como pedra, a substância psicoativa é composta de cloridrato de cocaína, dissolvida em água e aquecido após o incremento de bicarbonato de sódio, nesse processo é formado uma película fina, uma espécie de “casca”, que é retirada, secada em papel, e assim, a substância passa a ser passível de consumo.

O nome crack deriva-se do som produzido pelo cloridrato de cocaína, que quando é queimado aproxima-se de uma temperatura de 95º C, que após a sublimação, os vapores são absolvidos rapidamente pelos pulmões, e em cerca de 8 segundos o crack alcança um prazer instantâneo, prazer mediado pelo transmissor dopamina, produzindo efeitos centrais mais rápidos do que outras vias de utilização da cocaína (intravenosa e nasal). Esse tempo curto de prazer faz do crack uma droga muito “atraente”, contudo muito perigosa. Devido à facilidade de ser encontrado e ao baixo custo, é atualmente a droga mais procurada para consumo.

Os efeitos iniciais produzem uma intensa sensação de êxtase, ilusão de onipotência e grande autoconfiança, mas após o término dessa rápida sensação de prazer, vêm os efeitos tipicamente acompanhados de disforia1, compulsão e fissura.

A fissura definida como vontade irresistível de usar a droga, torna o usuário agressivo, e isso o faz utilizar de qualquer estratégia para comprar a droga: rouba, vende seus pertences e de seus familiares, faz troca sexuais, e entre outros. Mesmo para o usuário que já fez tratamento e não depende mais da droga, a fissura o acompanha para a vida toda.

Além da fissura outros efeitos pode surgir acerca do abuso da droga, são eles: agitação, alucinação, paranoia, delírio. Entre esses efeitos causados pelo uso crônico da droga, a paranoia, se destaca pelo caracterização de um medo terrível, o que os torna, na maioria das vezes, desconfiados e violentos.

Com o passar do tempo, o usuário começa a aumentar a dose em busca dos efeitos agradáveis iniciais, o que os torna dependente direto da substancia, logo, o abuso e a falta de controle o faz aumentar a intensidade e frequência de uso, por

outro lado, em busca dos efeitos iniciais, vem consigo a ansiedade, depressão e sentimento de angustia.

A intensidade e o rápido início da euforia combinados com a forte compulsão de uso que os usuários desenvolvem, fazem do crack a droga devastadora do século, devastando a juventude e famílias brasileiras, problema esse, que assumi tal proporção e vem trazendo acerca da sociedade, mobilizações que coloca em questão como o usuário dessas drogas devem ser tratados. Seria uma questão de saúde ou de policia?

De um lado autoridades de saúde e outros especialistas dizem que o viciado em crack é uma pessoa doente e como tal deve ser tratado. Esta é, por exemplo, a opinião do médico e escritor Dráuzio Varella, para quem o problema não é um caso de polícia, mas de saúde pública. “O dependente de crack deve receber apoio social e ser tratado com critérios semelhantes aos que usamos no caso dos hipertensos, dos diabéticos, dos portadores de câncer, Aids e de outras doenças crônicas”, diz o médico.

Em questão, autoridades adversas, preferem tratar os usuários como problema de policia, no caso, jogando-os em cadeias lotadas, solução conservadora e ultrapassada, na qual foi rejeitada pela Legislação brasileira. Diante do exposto, o usuário passa a ser diferenciado do traficante, conforme pode ser visto no artigo 28 da lei 11.343/06:

Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

I. Advertência sobre os efeitos das drogas.

II. Prestação de serviços à comunidade.

III. Medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Portanto, o que pode ser visto é que a dependência do crack é uma questão social e deve ser resolvido com dialogo, apoio médico e social, é importante ressaltar que a família tem papel fundamental na preservação e tratamento desses indivíduos.

O crack impõe um desafio para as politicas publicas, não só pela quantidade, uma vez que os números de casos de alcoolismo são bem maiores, mas porque é

preciso encontrar uma nova estratégia de atuação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com