TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MULTISRIKE C/O 9 CHAOS

Exames: MULTISRIKE C/O 9 CHAOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Questão Central: Que medidas adotar na construção de um escorrega para um aquaparque de modo que os utentes escorreguem em segurança?

Isabel Costa, Maria João, Mariana Costa, Marta Costa

Escola Secundária Francisco de Holanda

No dia 8 de Novembro, na aula de Físico Química, o Sr.º Professor Rui Vítor propôs à turma (11 CT3) uma actividade Prático – Laboratorial – AL 1.3.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

A realização desta experiência, remete-nos para a abordagem de um determinado tipo de movimento, lançamento na horizontal.

Um lançamento na horizontal precedido de queda é caracterizado por ser a junção de dois movimentos (independentes e simultâneos).

img

O projéctil lançado na calha irá chegar ao fim desta com uma velocidade inicial, vi , e ao abandonar a calha irá ficar sujeito apenas à acção da força gravítica. Podemos então afirmar que irão existir dois movimentos distintos, um na horizontal e outro na vertical.

§ Movimento uniforme, segundo a horizontal pois a velocidade inicial, vi , irá ser constante, visto que 1

§ Movimento uniformemente acelerado, segundo a vertical visto que a , e tem o sentido da aceleração, que é a do peso 2

O corpo que caído de um escorrega irá cair à piscina, alcançará determinada distância na horizontal, e esta será tanto maior quanto maior a velocidade inicial. Para a mesma velocidade inicial, é tanto maior quanto a altura de queda, y0 .

Estas afimações podem ser facilmente comprovadas trabalhando as equações do movimento e estabelecendo as respectivas relações. Assim, considerando o instante em que o corpo atinge o solo:

eq.1

O alcance máximo atingindo pelo corpo é calculado pela expressão:

eq.2

Analisando a relação anterior, conclui-se que o alcance atingido pelo corpo é directamente proporcional ao valor da velocidade de saída do escorrega e a constante de proporcionalidade é eq.3

O movimento segundo a vertical é independente do movimento segundo a horizontal, por isso, quando desprezamos a resistência do ar o tempo que o corpo demora a cair é exatamente o mesmo que demoraria se fosse deixado cair na vertical.

Podemos considerar a acção de forças dissipativas desprezável no lançamento de queda livre, e sendo assim que este se trata de um sistema conservativo (a energia mecânica permanece constante).

eq.4

RESULTADOS

resultados

Nota – Massa da Esfera = 16,40g ; Diâmetro da Esfera = 0,016m ;

§ Apresentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com