TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação de Alter do Chão

Tese: Formação de Alter do Chão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Depósito de Caulim

Formação Alter do Chão, de procedências fluviais, é uma rocha sedimentar. Norte/Sul, Manaus/Presidente Figueiredo, km 45.

Figura. 1.

Esbranquiçado, acinzentado, com composiçao de cálcio, mistura de granulação finas, arenoso, argiloarenoso, com densidade 2,6 e os componentes principais são os minerais argilosos, e os secundários é o quartzo, feldspato e mica, restos e substâncias orgânicas, estratificada. Formação de lamas ou lagos. É formda pela caulinita, que são alguns dos minerias mais abundantes da crosta terrestre. Estes afloramenos apresenta dois processos importantes que são:

Intemperismo físico e químico: desintegração ou degradação e decomposição de rochas causados por agentes geológicos.

Físico: Destaca-se a ação das variações de temperatura na superfície terrestre o que ocasiona dilatações e contrações nas rochas que se fraturam, favorecendo a degradação por outros agentes também.

Folhelho carbonoso (folhelho negro) Formação Manacupuru.

Figura. 2.

Cheiro forte característico, aspecto duro, mais ao apertar se desfaz facilmente, textura fina, laminações e camada colorida acinzentada, porosa, impermeável, com bastantes fissilidade ( rochas em folhas, ao longo de direções preferencias e foliação ) são também formações de litologia porosas, solidas, rocha geradora arenosa e argilosa.

São altamente fisseis e desagragam-se em lascas finas, semifléxieis sendo expecionalmente ricos em matérias orgânicas (3 a 15%). São também ricos em sulfetos (pereta).

Concentração anômalas de elementos traços metálicos (U, V, Ni e Cu). Pobre de fósseis (fauna pobre, restrita e muito uniforme). Formadas sob condições redutoras e anaeróbicas (sem oxigênio).

Arenito

Formação Alter do Chão, Pitinga e Nhamundá,

Figura. 3.

É uma rocha sedimentar selante, sem matéria orgânica, possuem as propriedades porosidade e permeabilidade de forma mais consistente e relativamente uniformes do que qualquer rocha. Além disso eles podem ocorrer com dezenas de metros de espessura, a maioria dos arenitos tem forma lenticular alguns com vários quilômetros de diâmetro. Alguns são corpos alongados e estreitos.

O termo arenito corresponde a areia litificada. É composto por quartzo, feldspato ( ou outros minerais de origem ignea ) e fragmentos líticos. Foi classificado com base em diagramas triangulares, considerando apenas as frações detríticas e os três componentes principais: quartzo, feldspato e fragmentos de rochas.

O critério mais importante utilizado na classificação de arenitos é o de composto mineralógica.

Granitos

Formação Alter do Chão, alta densidade de compactação, com intensidade e textura diferente, faz parte da borda norte da bacia sedimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com