TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUNDO DE EMBALAGENS Logística de embalagens

Seminário: MUNDO DE EMBALAGENS Logística de embalagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 7

Publicação: xx de xxxxx de 2013.

O MUNDO DAS EMBALAGENS

Embalagens Logística

RESUMO

A embalagem moderna é resultado de um sistema que envolve materi-ais, tecnologia, processos, equipamentos, design, marketing, logística e

Comunicação, com isto ela se torna um meio, não um fim. Seu objetivo é o de embalar o produto, protegendo-o para que ele possa durar, ser transportado, exposto e comercializado e chegar ao con-sumidor em perfeitas condições.

Palavras-Chave: Embalagem; Facilidades; Unitização; Tendências.

The modern packaging is a result of a system involving mate-rials, technology, processes, equipment, design, marketing, logistics and

Communication, thus it becomes a means, not an end. Your goal is to pack the product, protecting it so it can last, be transported, displayed and marketed and reach to the consumer in perfect condition.

[…].

Keywords: Packaging; facilities; unitization; Trends.

SUMÁRIO

Digite o título do capítulo (nível 1) 1

Digite o título do capítulo (nível 2) 2

Digite o título do capítulo (nível 3) 3

Digite o título do capítulo (nível 1) 4

Digite o título do capítulo (nível 2) 5

Digite o título do capítulo (nível 3) 6

INTRODUÇÃO

A proposta desse trabalho é estudar a logística das embalagens dos produtos de todo ramo varejista, onde são comercializados móveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e alimentos, apresentando de forma que a embalagem se tornou um item importante e fundamental da vida de qualquer pessoa e principalmente das atividades de qualquer empresa. A evolução da embalagem acompanhou o desenvolvimento humano, da necessidade do homem de armazenar e transportar água e alimentos em algum recipiente, visando a sobrevivência própria. Para a logística, a embalagem é item de fundamental importância, possui relacionamento em todas as áreas, e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional.

Como ferramenta de marketing, a embalagem deve também trabalhar neste sentido. Além de todas as funções utilitárias para a conservação do produto, é através dela que a marca, o produto, a empresa que oferece o produto realizam o contato mais direto possível com o consumidor. É a embalagem que está presente no ponto de venda, no momento da compra. E, se no momento da compra, a relação emocional do consumidor com a marca é determinante, e a embalagem é o elemento final de comunicação neste processo, o uso das cores de forma planejada atua como facilitador fundamental no reforço da relação emocional e na tomada da decisão de compra.

A HISTÓRIA DA EMBALAGEM: DE 8.000 A.C ATÉ 2013

Quando o Homem foi confrontado com a necessidade de transportar e armazenar alimentos, há mais de dez mil anos, surgiu o antepassado da embalagem, que era construído com troncos de árvores, conchas, crânios de animais, folhas de árvores ou tecidos.

É possível que uma das primeiras utilizações da embalagem tenha sido na pré-história, quando o Homem começou a envolver carne crua em folhas de árvore. A necessidade de acondicionar surgiu, fundamentalmente, quando as tribos migravam e precisavam transportar consigo alimentos e água. Cestos fabricados com raízes, pequenos galhos e caules ou até vasos cerâmicos foram outros antepassados das atuais embalagens.

Durante décadas, séculos, milênios, a embalagem não recebeu grandes inovações – ainda que os descobrimentos e as novas rotas marítimas tenham impulsionado o desenvolvimento de embalagens mais resistentes. Assim, saltamos para 1815, quando Napoleão Bonaparte ofereceu um premio a quem desenvolvesse uma forma de manter os alimentos frescos durante as viagens. Foi nesta altura que surgiram as indústrias de processamento de alimentos e as latas descartáveis.

A Revolução Industrial e a Primeira Guerra Mundial vieram acelerar a tendência de produtos embalados individualmente, mas foi depois da Segunda Guerra Mundial que surgiram novas necessidades de conservação dos alimentos e de prolongar o seu tempo de exposição na prateleira. Ou seja, não foi há muito tempo.

A evolução continuou e cada vez mais rapidamente. A abertura das grandes superfícies comerciais – supermercados e hipermercados – determinou inúmeras inovações na produção das embalagens. As novas embalagens deveriam permitir que os produtos alimentares fossem transportados dos locais de produção para os centros consumidores, mantendo-se estáveis durante longos períodos.

As embalagens de papel e de papelão responderam a estes requisitos, uma vez que podiam conter quantidades previamente pesadas de vários tipos de produtos, eram fáceis de transportar e empilhar, além de higiênicas.

Este fato revela a importância da evolução da embalagem no contexto do desenvolvimento da sociedade de consumo, já que os consumidores passaram a adquirir os produtos de acordo com a confiança que depositavam na sua aparência, ou seja, nas próprias embalagens.

EMBALAGEM NO BRASIL

O livro história da embalagem no Brasil editado pela abre relata que as primeiras embalagens utilizadas no país eram os cestos os samburás e os balaios criados pelos índios e usados para o transporte de seus produtos. Com a chegada dos portugueses, barris, e caixotes passaram a fazer parte da vida brasileira. A primeira fabricação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com