TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUSCULAÇÃO PARA PESSOAS NA TERCEIRA IDADE

Casos: MUSCULAÇÃO PARA PESSOAS NA TERCEIRA IDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

U N I V E R S O

MUSCULAÇÃO PARA PESSOAS NA TERCEIRA IDADE

JOSÉ OSCAR

THIAGO PALMA

VALÉRIA LUISA

ILHÉUS – BA

MAIO – 2004

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

U N I V E R S O

MUSCULAÇÃO PARA PESSOAS NA TERCEIRA IDADE

Matriz de projeto de pesquisa bibliográfica apresentada ao Professor Antônio Fonseca – UNIVERSO como requisito inicial para obtenção do Título de Especialista em Treinamento Desportivo, Pós-Graduação Lato Sensu, realizado por José Oscar, Thiago Palma e Valéria Luisa. (1º Encontro)

ILHÉUS – BA

MAIO – 2004

AGRADECIMENTOS

Aos nossos familiares que nos apoiaram em todos os momentos e principalmente nos mais dIfíceis.

Aos nossos colegas que estiveram e continuam ao nosso lado aprendendo juntos a vencer na vida.

Ao nosso professor Antônio Fonseca que nos ensinou à confeccionar um Projeto de Pesquisa Bibliográfica sendo paciente e atencioso em toda o nosso encontro.

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos a expectativa de vida tem aumentado significativamente. Em conseqüência disto, a população geriátrica vem acompanhando este crescimento. Na década de 70 o Brasil era considerado um país de população predominantemente jovem, porém começa a se mostrar com uma tendência ao envelhecimento

É muito difícil definir quando um indivíduo pode ser considerado idoso. Segundo alguns autores, uma definição simplista seria: todo individuo com idade igual ou superior a 65 anos. Porém, o alto nível de catabolismo, o declínio da atividade celular, a maior vulnerabilidade do organismo aos distúrbios metabólicos, o progressivo decréscimo das reservas funcionais, os processos patológicos, a desnutrição etc, são fatores que ocorrem com velocidade e intensidade diferentes, nos quais são determinados pela genética e/ou estilo de vida de cada indivíduo.

O principal objetivo deste projeto é conscientizar às pessoas da terceira idade dos benefícios de se praticar a musculação.

Neste projeto, daremos enfoque ao treinamento de força direcionado ao idoso, com uma atenção especial para a grande polêmica quanto ao equívoco de que o treino deve ser “leve”.

05

2. MUSCULAÇÃO NA TERCEIRA IDADE

Grupos populacionais acima dos sessenta anos tem obtido um rápido crescimento populacional nos últimos tempos, aumentando positivamente a expectativa de vida dos seres humanos. O hábito de realizar atividades físicas leves ou moderadas reduz a taxa de mortalidade total e a de mortalidade por causa cardiovascular em homens de idade avançada. (MATSUDO VICTOR - Revista Oxidologia set/out: 18-24, 1999)

Pesquisas comprovam que através de um programa de treinamento com pesos, idosos obtém melhora bastante significativa em teste de esforço realizado em esteira, ocorrendo um aumento no tempo total de teste, sugerindo um retardamento no aparecimento da fadiga, inferindo-se daí que essa melhora de resistência possa ter ocorrido em função do ganho de força muscular obtido com o treinamento. Este aumento no tempo de esforço e na capacidade de resistência em função do treinamento de força é acompanhado por um aumento no consumo de oxigênio (VO2 máx.).

Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. (MATSUDO VICTOR - Revista Oxidologia set/out: 18-24, 1999)

2.1 Benefícios da musculação na terceira idade

Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade:

06

• Melhora da velocidade de andar.

• Melhora do equilíbrio.

• Aumento do nível de atividade física espontânea.

• Melhora da auto-eficácia.

• Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea.

• Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca.

• Melhora da ingestão alimentar.

• Diminuição da depressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com