TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DE PESSOAS COM IDADE ACIMA DOS 45 ANOS

Por:   •  30/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

A VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DE PESSOAS COM IDADE ACIMA DOS 45 ANOS

Queli Cristina Alves Baptista Silva RA: 931454-8

Araraquara

2014

Queli Cristina Alves Baptista Silva RA: 931454-8[pic 2]

A VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DE PESSOAS COM IDADE ACIMA DOS 45 ANOS.

Trabalho de conclusão de módulo apresentado como exigência para avaliação da disciplina de Metodologia do trabalho Acadêmico, do curso de Especialização em Administração de Recursos Humanos da Universidade Paulista, sob orientação da Prof.ª Rogéria Antunes.

Araraquara

2014

[pic 3]

“O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho”.

Abraham Lincoln

[pic 4]

RESUMO

As transformações no mercado de trabalho ocorrem a partir de alguns fatores como variações demográficas, mudanças na constituição familiar, diminuição da taxa de natalidade, aumento da expectativa de vida, aumento do tempo de contribuição para a previdência.  Neste contexto e com a globalização que desencadeou o aumento do consumo e a necessidade de uma renda que supra as necessidades impostas, as pessoas precisam se manter economicamente ativas. O presente trabalho tem por objetivo estudar o mercado de trabalho da cidade de Araraquara, as vagas existentes e as exigências das organizações em relação às experiências profissional, visando facilidades e ou dificuldades que as pessoas acima dos 45 anos que se encontra em idade produtiva têm para conseguir uma vaga.

Palavras-chave: Experiência profissional, Mercado de Trabalho.

[pic 5]

ABSTRACT

The changes in the labor market occur from factors such as demographic changes, changes in family formation, decreased birth rate, increased life expectancy, and increased length of contribution to the pension plan. In this context and with the globalization that triggered the increase in consumption and the need for an income that meets the needs imposed, people need to remain economically active. The present work aims to study the labor market of the city of Araraquara, job vacancies and requirements of organizations for the professional experiences to facilities and or difficulties that people over 45 years that is of working age have to get a spot.

Keywords: Professional Experience, Job Market.


SUMÁRIO[pic 6]

1. INTRODUÇÃO        06

2. TEMA        06

2.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA        06

2.2. PROBLEMA        06

3. HIPOTESES        07

4. OBJETIVOS GERAIS        07

4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        07

5. JUSTIFICATIVA        08

6. METODOLOGIA        08

7. REFERENCIAL TEÓRICO        09

8. CRONOGRAMA        10

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, o mercado de trabalho está mais flexível, de acordo com o senso comum pessoas que estão na faixa etária acima de 45 anos tem encontrado menos dificuldades para ingressarem ou se manterem no mercado de trabalho.

Características como qualificação, facilidade de adaptação, capacidade de liderança, equilíbrio emocional e experiência são fatores que fazem parte da visão que as organizações têm em relação à contratação das pessoas com idade acima dos 45 anos. As empresas tem dificuldade para encontrar profissionais que atendam a este perfil o que leva a valorização da experiência e consequentemente uma abertura para que profissionais com idade acima de 45 anos possam concorrer com os profissionais mais jovens. Porém as dificuldades para que a classe populacional acima de 45 anos encontre e se mantenha em um emprego ainda existe.

  1. TEMA

Estudo do mercado de trabalho da cidade de Araraquara e análise sobre a oferta de vagas de emprego para pessoas com idade acima de 45 anos, grau de qualificação que é exigido pelas organizações, e a valorização das experiências profissional.

  1. Delimitação do Tema

O estudo se delimita a compreensão do mercado de trabalho da cidade de Araraquara, em relação às vagas existentes e as exigências das organizações.

Quanto à qualificação e valorização da experiência profissional das pessoas com idade acima de 45 anos, visando facilidades e ou dificuldades que estas pessoas têm para encontrar uma vaga.

  1.   Problema

Segundo o senso comum o mercado esta mais flexível em relação à contratação de pessoas com idade acima dos 45 anos. Fica então um questionamento.

  • Há a valorização da experiência profissional das pessoas nesta faixa etária?
  • Quais seriam as dificuldades encontradas pelas pessoas acima dos 45 anos para se manter ou se reinserir no mercado de trabalho?
  • Seria a baixa qualificação, a alta qualificação ou a falta de orientação para busca de vagas disponíveis para esta faixa etária?
  • A idade torna-se um fator eliminatório em um processo de recrutamento e seleção?  
  • Onde estão estas vagas?

  1. HIPOTESE

De acordo com o senso comum o mercado esta mais flexível para a contratação de pessoas com idade acima dos 45 anos, mas as dificuldades ainda existem, devido à ideia de que as pessoas mais jovens são multitarefas e contribuem mais. Na hipótese de um mercado mais flexível que valoriza da experiência profissional quais seriam as dificuldades encontradas e o que facilitaria a contratação de pessoas nesta faixa etária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com