TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magazine Luiza

Trabalho Escolar: Magazine Luiza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 5

FEUSP – Faculdade de Educação Universidade de São Paulo

Pós-Graduação em Educação Infantil

Vivências com quantidades e dimensões

Os textos Matemática na Infância e Desenhar, escrever, fazer números são leituras extensas.

Busquei apontar questões que me chamaram a atenção durante a leitura, relacionando com reflexões:

A grande questão inicial do texto Matemática na Infância é a matemática na educação Infantil, mas como identificar a matemática necessária para a criança construir-se sujeito em seu meio?

A criança pertence a uma cultura e a segue, onde necessita de um adulto, depende dele, pois necessita de alimento, higiene, repouso, proteção e comunicação com o mundo.

O individuo necessita construir significados para a construção do sujeito, surge então o signo como instrumento para o individuo construir significados.

Para a construção de significados surge um sistema de signo: a Matemática, que foi criada para atender as necessidades dos homem,e que possibilite o desenvolvimento do individuo.

A matemática surge como instrumento simbólico que sai do mundo concreto ao abstrato e também para a necessidade do homem.

Todos os povos desenvolvem capacidades básicas que lhes permitem contar, medir, localizar, desenhar, jogar, todas suas necessidades devem ser realizadas e com um instrumento, sendo então a matemática esse instrumento como auxilio na resolução de problemas estabelecidos entre, homem e natureza e na minha visão homem e homem.

Sendo assim a matemática atende um objetivo coletivo e não se desenvolve a partir de uma necessidade individual.

Como o texto cita: o ser humano é dependente, e a criança com um bom desenvolvimento infantil constroem seus primeiros signos por imitação.

Na Educação Infantil o jogo esta presente existindo uma relação com a realidade, um momento em que a criança participa de construção de regras, de padrões de comportamento, de modo de agir, sendo que o jogo ainda é sua atividade principal, onde ela age sobre o mundo através do jogo.

Ao entrar na escola as crianças se vêem em um mundo novo, sendo de extrema importância dar significados ao que se ensina e aprende.

Segundo o texto também atualmente as escolas são muito mais tarefas, ou atividades para os alunos do que ao entendimento de um projeto educativo, eu concordo com essa visão, pois pensa-se muito em “ensinar” em “áreas de conhecimento” e se esquece dos conhecimentos e experiências que as crianças trazem consigo.

O texto traz duas criticas as escolas: as que defendem o não ensino da matemática nas escolas de Educação Infantil e as outras que apresentam centenas de atividades/apostilas, onde os dois contextos são errôneos, pois o primeiro não permite uma aprendizagem espontânea e segunda entrega para a criança tarefas e excessivos “compromissos”.

Sou de acordo com as duas criticas e tenho como base a ideia do texto em que é necessário dimensionar o ensino de matemática na educação infantil, adequando as necessidades da criança, sempre na busca de um significado do que esta a aprender. Proporcionando sempre a criança jogos e brincadeiras com um aprendizado de forma natural e lúdica.

A matemática faz parte do universo cultural da criança e pode ser aprendia espontaneamente em um convívio em grupo, toda construção se da por um processo e devemos entender em cada sujeito tem uma forma de aprender e um tempo.

O texto Desenhar, escrever, fazer números, traz uma relação do nocional e notacional.Primeiramente antigamente acreditava-se que o desenho antecedia a escrita que surgiu como resposta as necessidades de representação que muitas vezes o desenho não conseguia representar e com isso muitas vezes nas escolas nas crianças eram motivadas a desenhar para se comunicar, apos o texto apontar alguns dados históricos vemos que não parece que a escrita surge do desenho na história da notação.

São chamados de meios notacionais o conjunto de desenhos, escrita, e meios gráficos que os seres humanos produzem intencionalmente para deixar suas marcas e registros em resumo meios notacionais são instrumentos de comunicação. E atualmente o notacional aparece em diferentes contextos como em paredes, objetos, embalagens, jogos, papel, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com