TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magazine Luiza Parte 1

Pesquisas Acadêmicas: Magazine Luiza Parte 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 9

1. MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA

NOSSA MISSÃO

Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada, que visa sempre ao bem-estar comum.

Nossa Visão

Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.

Valores e Princípios

• Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento: colocamos as pessoas em primeiro lugar, porque elas são a força e a vitalidade da nossa organização;

• Ética: nossas ações e relações são baseadas na verdade, integridade, honestidade, transparência, justiça e bem comum;

• Simplicidade e Liberdade de Expressão: buscamos a simplicidade em nossas relações e processos, respeitamos as opiniões de todos e estamos abertos a ouvi-las, independentemente da posição que ocupam na Companhia;

• Inovação e Ousadia: cultivamos o empreendedorismo na busca de fazer diferente, com iniciativas inovadoras e ousadas;

• Regra de Ouro: faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.

2. ANÁLISE DO AMBIENTE

2.1 MACRO AMBIENTE

2.1.1 ASPECTOS ECONÔMICOS

Inflação, taxa de impostos, juros monetários, renda da classe C.

2.1.2 ASPECTOS SOCIAIS/CULTURAIS/DEMOGRÁFICOS

Programas socioeconômicos da Empresa e do governo.

2.1.3 ASPECTOS TECNOLÓGICOS E NATURAIS

Evolução de hardware e software, novas tecnologias lançadas.

2.1.4 ASPECTOS POLÍTICOS/LEGAIS

IPI, código de defesa do consumidor.

2.2 MICRO AMBIENTE

2.2.1 PONTOS FORTES

Possuir um vasto espaço no mercado, contando com mais de 700 lojas espalhadas pelos estados brasileiros.

É uma empresa estável economicamente e com mais de 50 anos de mercado.

Atende pessoas de baixa renda possibilitando crédito por meio dos programas Luiza Cred e Consorcio Luiza.

Tem a própria seguradora a Luiza Seg que é a primeira joint venture brasileira firmada entre um varejista e uma seguradora a obter junto aos órgãos competentes a sua licença de operação.

O tratamento amigável dispensado aos clientes e a impressão dada pelos vendedores de que sempre buscam a melhor solução ao consumidor.

Possui um site que gera listas de casamento, o Quero de Casamento é um site que permite aos noivos criar um perfil para o seu casamento. Usando esse perfil a pessoa poderá criar uma lista de presentes com todos os produtos disponíveis para venda no Magazine Luiza.

Possui O Magazine Você que é um site do grupo Magazine Luiza. Criado em 2011, o site permite a qualquer pessoa criar uma loja virtual, vender diversos produtos e receber uma comissão por cada venda concretizada.

2.2.2 PONTOS FRACOS

Sudeste representa quase 50% do mercado de atuação e não estão presentes em todos os estados região: A região Sudeste representa quase 50% da atuação do Magazine Luiza, no entanto, não há presença no Espírito Santo e Rio de Janeiro, o que dificulta a continuidade de crescimento na região, visto que já estão bastante consolidados em São Paulo e em Minas Gerais.

Rápida expansão e aumento do portfólio de produtos: A rápida expansão dos últimos anos e o aumento do portfólio de produtos (com atuação em novos setores) representa um desafio de gestão interna.

Desafio de crescimento com a recente aquisição das lojas Maia no Nordeste: A região Nordeste apresenta grandes oportunidades comerciais pelo poder de compra das famílias que habitam a região, principalmente da classe média, que conforme dito anteriormente, é esperada que alcance 50% da população em cinco anos. O Magazine Luiza está em conformidade com esse fato com a recente aquisição da Lojas Maia. No entanto, para se consolidar de fato no Nordeste, possui o desafio de controlar e amadurecer as 141 unidades.

2.2.3 AMEAÇAS

Situação econômica do Brasil: A situação econômica brasileira encontra-se em um momento desfavorável, tanto por influências internas como externas. De acordo com The Economist (2013), evidencia-se o seguinte sobre o tema:

Elevação da folha salarial por maiores encargos tributários: O governo brasileiro pode alterar a tributação incidente para a manutenção de funcionários regularizados, elevando os custos da empresa com funcionários.

Complexidade logística do país (infra-estrutura: internet, estrada): De acordo com relatório da FGV Projetos (2012) sobre infraestrutura, a competitividade brasileira é hoje profundamente prejudicada pela situação preocupante de sua infraestrutura logística, que é de conhecimento geral e de alvo de iniciativas do governo,

2.2.4 OPORTUNIDADES

Fazer aquisição de novas empresas (ganhar escala e poder de barganha)/novos mercados: O Magazine Luiza pode ampliar as suas operações ao adquirir empresas do setor de varejo ou de setores em que não atua. Um exemplo foi a recente compra da Época Cosméticos, e-commerce de produtos de beleza . Outro exemplo de expansão do Magazine Luiza foi a compra de 141 unidades da rede de varejo paraibana Maia.

Crescimento da classe C : A classe C brasileira apresenta fortes indícios de crescimento, o que indica aumento de demanda por produtos. Acredita-se que a classe C seja responsável por 44% deste consumo, com gastos esperados em R$ 20,8 bilhões.

Desenvolvimento de marcas próprias: O Magazine Luiza pode ampliar o seu escopo de atuação ao desenvolver marcas próprias. Pode fazer isso, por exemplo, ao importar produtos da China e colocar a sua marca própria, ficando menos dependente de fornecedores como Whirpool ou Samsung,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com