TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magnetismo caracteristicas

Por:   •  7/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDE CATÓLICA DE GOIÁS

ATIVIDADE EXTERNA

DISCPLINAR

Goiânia-Goiás

2014

Matheus Alves Dias de Carvalho

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo informar da história e proporcionar o conhecimento dos componentes que fazem parte de uma das máquinas mais utilizadas na atualidade tanto quanto para o trabalho quanto para o lazer e de como surgiu tal necessidade e curiosidade de criar algo como o computador e como ela é operada deste sua criação aos dias de hoje.


HARDWARE

São partes concretas de uma máquina, como gabinete, o teclado, o mouse, o disco rígido, a memória, entre outros itens utilizados na fabricação de um computador. Esses elementos comunicam- se com os demais através do barramento, um dos componentes da placa-mãe.

Memória: É todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente sendo separadas em dois tipos, voláteis (perdem seus dados com a falta de energia) e as externas (servem para guardar dados enquanto o computador está em uso e não são voláteis).

  • Memória principal: São memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais um computador não pode funcionar, separada em duas categorias RAM (local onde fica armazenado os programas básicos operacionais) e a ROM (local onde as informações são gravadas permanentemente pelo fabricante e não podem ser alteradas apenas acessadas).
  • Memória Auxiliar: São unidades de armazenamento para programas e dados que serão utilizados futuramente.

Unidade central de processamento (CPU):Conhecido como processador,é aparte de um sistema computacional que realiza as instruções de um programa de computador,para executar a aritmética básica,lógica e a entrada e saída de dados.

Periféricos: São aparelhos ou placas que enviam ou recém informações do computador        ,como mouse,teclado e impressora.Eles são separados em duas categorias que são:

  • Entrada: Enviam informações para o computador (teclado, mouse)
  • Saída:Transmitem informações do computador para o usuário(monitor,impressora).


SOFTWARE

São programas inseridos dentro do hardware que realizam diversas tarefas, ela é a parte lógica do computador e são compostos por comandos e declarações de dados. Quando ocorre a interpretação dos dados, ele realiza as funções da qual foi projetado, por exemplo: Microsoft Word, Excel, até mesmo o sistema operacional Windows. Os softwares são divididos em três tipos, que são eles:

  • Software Básico: São os programas utilizados para o funcionamento do sistema sendo capaz de gerar um ambiente de interação de usuário e máquina.
  • Sistema Operacional: É o software mais importante do computador. É instalado em uma área especial dentro do disco rígido e é carregado toda vez que o computador é ligado, é ele que controla todos os recursos do computador.
  • Software Utilitário: São programas que permitem ao usuário realizarem tarefas adicionais àquelas oferecidas pelo  sistema operacional.

COMPUTADOR DIGITAL

É um dispositivo elétrico criado para manipular dados com velocidade e precisão que recebe dados de entrada e de forma automática, os processa de modo a obter dados de saída com base em um conjunto de instruções que também constituem em dados de entrada.

Ele é dividido em várias partes de hardware onde temos a placa-mãe que gerencia a comunicação entre outros periféricos de entrada e saída,tanto integrados a ela(On-board) ou não (Off-Board),temos o CPU que é responsável pelo processamento de dados e a memória.


REPRESENTAÇÃO E ARMAZENAMENTO

DA INFORMAÇÃO

BIT- Os computadores trabalham com as informações em forma de códigos, os quais são constituídos de apenas dois elementos que se denominam códigos binários e podem ser representados, utilizando-se os algarismos 0(desligado) e 1(ligado).Cada um desses dígitos é chamado “Binary digit” ou BIT, o dígito binário representa a menor unidade de informação do computador.

BYTE- Os microcomputadores geralmente trabalham com grupos de BITS.Um grupo de oito bits é denominado BYTE.Este pode ser usado na representação de caracteres como uma letra (A-Z), um número (0-9) ou outro símbolo qualquer(%,#,*,@), entre outros.Também podemos medir a capacidade que um microcomputador tem para armazenar informações.Para efetuarmos essa medida é usado o byte como padrão e os seus múltiplos.

8 Bits

1 BYTE

1 caractere

1 Kilobyte (KB)

1024 BYTES

Milhares

1 Megabyte (MB)

1024 KB

Milhões

1 Gigabyte (GB)

1024 MB

Bilhões

1 Terabyte (TB)

1024 GB

Trilhões


HISTÓRIA, EVOLUÇÃO E PERSPECTIVA

DA COMPUTAÇÃO

O desenvolvimento da área da computação foi à união de várias áreas do conhecimento humano como a matemática, eletrônica e lógica de programação.

No século Vll, o matemático indiano Brahmagupta explicou pela primeira vez o sistema de numeração hindu-arábico e o uso do 0.Aproximadamente em 825, o matemático persa Al-Khwarizmi escreveu o livro “Calculando com numerais hindus”, responsável pela difusão  do sistema de numeração hindu-arábico no Oriente médio, e posteriormente na Europa.Por volta do século Xll houve uma tradução do mesmo livro         para o latim: “Algoritmi de número Indorum.Tais livros representaram novos conceitos para definir sequências de passos para completar tarefas,como aplicações de aritmética  e álgebra.Por derivação do nome,atualmente usa-se o termo algoritmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com