TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mamíferos Marinhos na Costa Brasileira

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade do Vale do Itajaí

Curso de Oceanografia

Disciplina: Trabalhos Científicos Acadêmicos

Professora: Yara Christina Cesario Pereira

Aluna: Yasmim Manesco

Tema: Mamíferos marinhos na costa brasileira                                           Ficha nº01

OLIVEIRA, Sandra V. C. de.; CARVALHO, Henrique de A.; MOREIRA, Sérgio C.; CORDEIRO, Andrea da S.. Ocorrência de Mamíferos Marinhos em Guaratiba e Marambaia, Rio de Janeiro. Projeto Mamíferos Marinhos, Rio de Janeiro: Fundação RIOZOO, s.d..

“Foi desenvolvido um estudo no município do Rio de Janeiro, nas localidades de Barra de Guaratiba e Restinga de Marambaia (...), em janeiro de 1994. Onde foram identificadas 9 espécies de cetáceos através de saídas de barco, observação em 2 pontos fixos e percursos de praia”. (p.2).

“Durante as visitas semanais de observação desenvolveu-se um trabalho de educação ambiental com os pescadores, moradores locais e guarda-vidas, através de entrevistas, mostrando a importância do equilíbrio da natureza com a pesca. ” (p.5).

“Um dos espécimes coletados foi encontrado com o rastro quebrado e com pedaço de rede de pesca preso no maxilar e um pedaço de corda de nylon enrolado no pedúnculo caudal”. (p.5).

“Durante as observações constatou-se a presença de cardumes de sardinhas (Família Clupeidae) e aves marinhas próximos as baleias”. (p.7)

“Segundo as informações de avistagens cedidas por pescadores, moradores e guarda-vidas, os cetáceos estão presentes durante todo o ano na região de Barra de Guaratiba”. (p.9).

Glossário

Traineiras - é uma pequena embarcação de pesca, com a popa reta, destinada a utilização de redes (trainas) como instrumento para capturar peixes.

Parecer crítico:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com