TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁFRICA DE TODOS NÓS: A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA MUNICIPAL ANA DA COSTA FALCÃO

Por:   •  13/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  2.287 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: ÁFRICA DE TODOS NÓS: A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA MUNICIPAL ANA DA COSTA FALCÃO

Justificativa

 O projeto ÁFRICA DE TODOS NÓS: A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA MUNICIPAL ANA DA COSTA FALCÃO visa o aprendizado através do estudo da História e das Culturas Africana e Afro-Brasileira, como intuito de despertar a valorização da cultura negra, dentro do âmbito escolar, criando espaços com manifestações artísticas e desenvolvendo atividades variadas e interdisciplinares, voltadas para a valorização da contribuição africana na formação da cultura do povo brasileiro. As ações serão desenvolvidas com alunos/as do Fundamental II e Ensino Médio, nos turnos (matutino e vespertino). Os trabalhos realizados pelas disciplinas (Língua Portuguesa, Redação, História, Geografia, Artes, Educação Física e Educação Religiosa) envolvidas serão realizados no mês de novembro (07 a 18 de novembro, duas semanas), em homenagem ao mês da Consciência Negra, tendo sua culminância no dia 19 de novembro, um sábado letivo, vésperas do dia 20 de Novembro.

Na escola Ana da Costa Falcão não há ausência dos estudos sobre História Africana, porque entendemos ser de grande importância trabalhar, em sala de aula, conteúdos que valorizem esta temática. Desta forma, entendemos que a presença do estudo da diversidade étnico-racial na sala de aula oportuniza os/as alunos/as afro-descendentes construírem uma identidade positiva sobre suas origens, evitando ou abolindo espaços para a produção e difusão de idéias erradas e racistas sobre população negra.

Respeitando e atendendo à Lei Nº 10.639/03 MEC (Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das Relações Étnico-Raciais) que determina a obrigatoriedade do Ensino da História da África e dos Africanos no Currículo Escolar das modalidades do Ensino Fundamental e Médio, o projeto fará uma releitura da História da África, além suscitar debates em torno da diversidade cultural existente em nosso país. Essas discussões serão importantes por que despertará nos/nas alunos/as o reconhecimento da diversidade, não somente dentro da escola, mas também fora dela, assumindo uma convivência pacífica frente às diferenças, visando a construção de uma postura de tolerância e respeito ao outro.

As políticas de ações afirmativas propostas pela LDB nos darão suporte para que entendamos que a presença do estudo da diversidade étnico-racial na sala de aula visa oportunizar aos/as alunos/as  a construção de uma identidade positiva sobre suas origens, evitando ou extinguindo espaço para atitudes preconceituosas, desinformadas ou racistas.

É imprescindível lembrar que os/as alunos/as desenvolverão atividades com orientação dos professores envolvidos e, no dia 19 de novembro, um sábado letivo, como culminância do projeto ÁFRICA DE TODOS NÓS: A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA MUNICIPAL ANA DA COSTA FALCÃO, em comemoração ao 20 de Novembro, dia reservado às comemoração ao Dia Consciência Negra, os/as alunos/as farão exposições dos trabalhos, dos quais tiveram participação ativa.

Objetivos

  • Reconhecer a diversidade presente em sala;
  • Ser capaz de lidar com as diferenças.
  • Conhecer novos saberes sobre a cultura afro-brasileira;
  • Construir uma nova visão sobre a história dos africanos;
  • Desconstruir a imagem negativa do africano como povo bárbaro, primitivo e sem cultura;
  • Identificar a relação entre a África e Brasil e a cultura produzida pelos afro-brasileiros na sociedade;
  • Compreender a necessidade do exercício pleno da cidadania para a efetivação da igualdade racial.

Conteúdos

  • Breve relato da História e Cultura Afro-Brasileira;
  •  Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do ensino fundamental e médio, públicas e particulares;
  •  A cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira;
  • Brasil, um país multirracial, multicultural e multiétnico;
  • Negros como sujeitos históricos;
  •  Pensamento e ideias de importantes intelectuais negros brasileiros;
  •  Cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.

Referências

AMORIM, Roseane. O ensino para educação das relações étnico-raciais: um olhar para o cotidiano escolar, In: _____________. História & Ensino, Londrinas, v.13, p.215-228, set.2007

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

LUFT, Lya. A educação possível. Veja. Ano 40. N° 20, edição 2009. São Paulo: Abril, Maio/2007, p.22

Lei nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e “Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com