TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações populares

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.903 Palavras (12 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

 

 

  Introdução....................................................................................................1

 

  O Despertar do Povo.................................................................................2

      As primeiras manifestações no Brasil de grande escala.......................2

 

  Uma Nação que Despertou do Sono Social........................................2

 

CapitaisBrasileirasUnida por um só Ideal.....................................................3

 

Natal, Rio Grande do Norte...............................................................................3

 

Porto Alegre, Rio Grande do Sul......................................................................4 

 

Goiânia, Goiás....................................................................................................4

 

Brasília, Distrito Federal....................................................................................5

 

Belo Horizonte, Minas Gerais............................................................................5

 

São Paulo, Capital..............................................................................................6

 

Rio de Janeiro.....................................................................................................7

 

  Conclusão......................................................................................................8

 

  Bibliografia...................................................................................................9

 

  Agradecimento...........................................................................................10

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

Neste Trabalho, iremos tratar daquilo que foi chamado como O DESPERTAR DO POVO, episódios ocorrido desde 2012, quando manifestantes saíram às ruas em sinal de protesto contra as irregularidades ocorridas no governo Brasileiro, preços abusivos na taxas de transportes e dinheiro gastos com obras da Copa das confederações. E a mobilização que parou o Brasil, levando o povo as ruas manifestando suas idéias opinião e fazendo valer o papel do cidadão. Que Infelizmente causaram transtorno, violência e vandalismo por partes dos protestantes, que ganhou o cenário nos Jornais do Brasil e do Mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                         O DESPERTAR DO POVO

Em 2013 o Brasil viu o ressuscitar um poder que tínhamos em nossas mãos e que por um tempo deixamos que esse poder saísse de nossas mãos, talvez pelo fato de governos e poderes jurídicos nos oprimirem para que nós não pudéssemos utilizar desse poder. O poder de opinar e colocar nossos direito em evidencia e de nossas vozes como cidadão fosse ouvidas como um trovão que soa nos altos céus.

Prova disso foram os protestos do Brasil em 2013, que também ficou conhecido como Jornadas de Junho. Foram varias manifestações populares espalhadas por todo país que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas nos transportes públicos, principalmente nas principais capitais e que ganharam grande apoio popular após a forte repressão policial contra as passeatas, levando grande parte do povo Brasileiro a apoiar as mobilizações.

E esse “despertar do povo” fez com que diversas cidades do Brasil e do mundo, apoiar esse tipo de manifestação e ganhou força e foi abrangendo uma grande variedade de temas, como o gasto público em grandes eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a indignação com a corrupção política em geral, ou seja, tudo era motivo do povo sair as ruas em sinal de protesto ganhando força a cada dia mais. Com isso os protestos iam ganhando posições nos telejornais, revistas e sendo capa de manchetes nos cenários nacional e internacional.

 

  As primeiras manifestações no Brasil de grande escala

As primeiras manifestações de grande porte já relatada no Brasil foi contra o famoso “impeachment” do então presidente Fernando Collor de Mello em 1992. Onde muitos Brasileiros saíram às ruas em protesto com muita indignação contra a corrupção descoberta dentro do governo do atual então presidente Fernando Collor, que por sinal foi expulso da cadeira principal da nação, com apoio de muitos grupos estudantil e da mídia, que tiveram papel primordial na pela primeira obtiveram seus resultados positivos ou para ser mais claro, teve o privilégio de suas vozes serem ouvidas e seus objetivos realizados através do ato de sair às ruas com coragem e motivação para colocar suas idéias e suas opiniões em evidencia.

Mas infelizmente este ato de cidadania que revolucionou o país na época do acorrido que ficou sarcasticamente conhecido como o movimento do “fora Collor”, foi eficaz e forte apenas ali naquela ocasião, porque logo após esta grande conquista da sociedade o povo acabou perdendo a identidade de cidadãos que saiam às ruas em busca de seus direitos, opiniões e ideais, e infelizmente a nação voltou ao “comodismo social”, perdendo sua força na busca aos seus objetivos e direitos e retornando ser uma nação calada e muda, sem ter força de expressão, aceitando a tudo e a todos sem ao menos ter a oportunidade de expor o que realmente tinha como desejo. E a causa desse comodismo Social foi devastadora, causando decadências em todo o país, abrangendo muitas áreas na sociedade, tais como a saúde publica moradia digna, desempregos em excesso, educação falida, e muitos escândalos envolvendo o governo Brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com