TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De Monografia

Exames: Manual De Monografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

MANUAL DE MONOGRAFIA

MONOGRAFIA é a descrição, através de um texto com formato pré-definido, de um estudo aprofundado de um assunto específico em alguma área, com o objetivo de esclarecer esse determinado tema e propor novas formas de organizá-lo e analisá-lo.

Uma monografia deve ser escrita em linguagem clara e objetiva. Um texto científico deve ser objetivo, preciso, imparcial, claro, coerente e impessoal. Os verbos devem ser conjugados na terceira pessoa do singular, nunca na primeira pessoa. O texto deve seguir uma seqüência lógica apresentando e explorando as idéias com precisão, as pesquisas, os dados, os resultados, sem prolongar-se por questões de menor importância.

ESTRUTURA DA MONOGRAFIA

A monografia contêm as seguintes partes:

Capa

Folha de rosto

Folha de aprovação

Dedicatória (opcional)

Agradecimentos (opcional)

Epígrafe (opcional)

Resumo em português

Resumo em inglês

Lista de Ilustrações (opcional)

Lista de Abreviaturas e siglas (opcional)

Sumário

Introdução

Proposição

Revisão da literatura

Discussão

Conclusão

Referências

Anexo (opcional)

A seguir será descrito cada item da estrutura da monografia:

CAPA

Deve-se colocar o nome completo do autor na parte superior da página, o título no meio e a cidade e ano de apresentação no final da página.

FOLHA DE ROSTO

Essa folha contém os elementos essenciais a identificação do trabalho. Ë semelhante à capa, com adição de uma frase como mostra o exemplo:

FOLHA DE APROVAÇÃO

Deve conter a data de aprovação, nome do curso, nome completo do coordenador do curso, orientador da monografia e local para assinatura dos mesmos.

DEDICATÓRIA (opcional)

Texto curto, no qual o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho a alguém por quem tem afinidade. Sua colocação é opcional. Não é necessário colocar título.

AGRADECIMENTOS (opcional)

Local em que o autor manifesta seu agradecimento àqueles que colaboraram para elaboração do trabalho. O agradecimento é feito de forma hierárquica, escrevendo o nome completo de cada indivíduo ou instituição. Sua colocação é opcional.

EPÍGRAFE (opcional)

É uma citação ou pensamento que embasou a pesquisa. É opcional. Não é necessário colocar título.

RESUMO EM PORTUGUÊS

Este texto é o resumo de todo o trabalho, deve ser elaborado após o término do mesmo. Portanto, deve conter o objetivo, a discussão dos principais aspectos e conclusão do trabalho, em um único parágrafo. Ele é composto por frases objetivas, não ultrapassar 500 palavras e não apresenta o recuo do parágrafo. Logo abaixo do resumo devem ser colocadas as palavras-chave, conforme ABNT NBR 6028 (Associação, 2005, p.2).

.

RESUMO EM INGLÊS (Abstract)

Segue as mesmas características do resumo em português, mas traduzido para o inglês e incluindo as palavras-chave (Keywords).

LISTAS (opcional)

Neste local, após o Abstract, podem ser incluídas (opcional) algumas listas se o autor achar necessário, sendo elas: Lista de tabelas, Lista de Figuras e Lista de Abreviaturas e Siglas.

A Lista de Abreviaturas e Siglas é composta por todas abreviaturas e siglas que aparecem no trabalho, sendo colocadas em ordem alfabética seguidas das palavras ou expressões correspondentes escritas por extenso. As demais listas são elaboradas seguindo a ordem que os elementos em questão (tabelas ou figuras) aparecem no texto, colocando seu nome e a página onde se encontra.

SUMÁRIO

A função do sumário é mostrar a estrutura e conteúdo do trabalho e facilitar a consulta. Portanto, esta parte consta de todos os itens e sub-itens que aparecem após o sumário com as respectivas páginas onde iniciam. Deve ser escrito utizando a mesma ordem dos itens e sub-itens e a mesma grafia em que aparecem no texto.

INTRODUÇÃO

A introdução é a apresentação geral sobre o assunto, ligando o leitor ao tema, fornecendo uma visão global da pesquisa realizada, incluindo definições, histórico, pontos de vista e abordagens, situar o problema no contexto geral, razão de se fazer a pesquisa e objetivo geral. Não é muito extensa, utiliza cerca de 2 a 3 páginas, desaconselha-se colocar ilustrações nesta seção. É preciso citar alguns trabalhos relacionados.

A partir da introdução, e até a conclusão, os itens são numerados, portanto a introdução recebe o indicativo 1.

PROPOSIÇÃO

Descrever o(s) objetivo(s) gerais e específicos do trabalho. Pode ser escrito em uma única frase ou em tópicos. Conjuga-se o verbo no passado (Ex: O objetivo do presente estudo foi avaliar ...). A proposição recebe o indicativo 2.

REVISÃO DA LITERATURA

Neste capítulo encontra-se uma retrospectiva da literatura com a descrição dos trabalhos mais representativos a respeito do tema da monografia. Confeccionar um resumo fiel ao texto original, para cada artigo utilizado na monografia. Este resumo deverá conter o sobrenome do(s) autor(es), ano de publicação e o resumo propriamente dito.

A confecção dos resumos deve conter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com