TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De Redação Da Presidência Da República

Por:   •  27/6/2023  •  Artigo  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 2

MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 

 

A redação oficial é uma maneira de padronizar cartas oficiais e atos normativos, impondo certos parâmetros de linguagem e escrita, com a função de tornar a comunicação clara e objetiva, de modo que possa ser entendida por todos, independente do dialeto do local em que se encontram, uma vez que a linguagem formal é bem compreendida e não deixa margem para interpretações equivocadas.

Ao escrever uma correspondência formal, se faz necessário atender alguns atributos fundamentais da redação oficial, dos quais serão descritos a seguir:

Clareza e precisão: o texto deve permitir compreensão imediata pelo leitor, não deve jamais ser obscuro de modo a dificultar o entendimento do destinatário.

Objetividade: ser objetivo é ir direto ao assunto que se deseja tratar, sem redundâncias ou informações desnecessárias que não fazem ligação com o tópico principal.

Concisão: o texto conciso é aquele que consegue expressar tudo que é necessário sem muitas palavras, eliminando detalhes irrelevantes e comentários supérfluos.

Coesão e coerência: tal atributo é de extrema importância para que o texto seja compreendido, as ideias e argumentos precisam ser organizados de maneira que façam ligação e tenham sentido, os parágrafos devem dar continuidade uns aos outros.

Impessoalidade: A redação oficial é de interesse exclusivamente público e deve ser escrita de forma imparcial, excluindo opiniões particulares. Este texto não deve tratar de assuntos e interesses pessoais.

Formalidade e padronização: A carta deve utilizar linguagem formal e respeitar os padrões de escrita. Também deve empregar corretamente os pronomes de tratamento ao se dirigir a autoridades.

Mediante o exposto, entende-se a importância da padronização de comunicações oficiais e das normas a serem seguidas para o seu desenvolvimento.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (144.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com