TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Freaseologia Aeronautica

Por:   •  1/11/2019  •  Ensaio  •  13.385 Palavras (54 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 54

[pic 1]

ESCOLA SUPERIOR DE AVIAÇÃO CIVIL CURSO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

APOSTILA DE FRASEOLOGIA AERONÁUTICA BÁSICA

Prof. ROBERTO STOLT 2009

APOSTILA DE FRASEOLOGIA AERONÁUTICA BÁSICA

Prof. Roberto Stolt – 2009

Apresentação

A comunicação entre pilotos e controladores tem papel fundamental na aviação, contribuindo para organização e agilidade do tráfego aéreo, redução de custos, e fundamentalmente, para a segurança de vôo. Se considerarmos o tráfego aéreo mundial, os milhões de passageiros transportados e os bilhões de dólares envolvidos, poderemos ter idéia da importância da fraseologia na aviação, pois sem sua correta utilização isto não seria possível.

Portanto, saber executar a fraseologia em sua forma correta e com propriedade é fundamental para o profissional da aviação. Embora represente apenas um item no vasto treinamento ao qual um piloto é submetido ao longo de sua carreira, a fraseologia não deve ser negligenciada no treinamento e aperfeiçoamento de pilotos.

A aviação é um segmento que recebe freqüentes atualizações tecnológicas, no qual as mudanças ocorrem rapidamente, e que, portanto, exige constante atualização e treinamento dos seus profissionais. Apesar disso, excetuando-se a legislação especifica, no Brasil existe pouco material didático sobre fraseologia aeronáutica básica. Pensando nisso, esta apostila foi desenvolvida para facilitar o entendimento e treinamento de alunos e pilotos.

A quem se destina

Esta apostila, que também tem o formato de curso, destina-se a alunos e pilotos que queiram conhecer fraseologia ou aprofundar seus conhecimentos sobre a mesma. Inicia com conceitos básicos e aos poucos vai aprofundando o tema, até cobrir toda a fraseologia utilizada na aviação brasileira. Embora não aborde fraseologia em Inglês e tráfego aéreo internacional, pilotos experientes também poderão utilizar este material para reciclarem seus conhecimentos, pois o mesmo contém a fraseologia padrão e alguns dos erros mais comuns encontrados na fraseologia brasileira.

Conteúdo

Para facilitar o entendimento e assimilação dos conteúdos a apostila foi dividida em capítulos, que abordam desde temas básicos e generalidades da fraseologia até o uso da mesma nos diversos órgãos de controle do nosso espaço aéreo. Teremos, então, os seguintes tópicos:

Capitulo 1 - Introdução

Capitulo 2 – Processo de comunicação, noções sobre produção da voz, a escolha das palavras e uso do microfone.

Capitulo 3 – Técnicas de radiotelefonia, uso dos meios de comunicação e escala de clareza

Capitulo 4 – Generalidades da fraseologia: o alfabeto fonético e demais informações utilizadas no vôo, órgãos ATS, planejamento do vôo, falha de comunicação, e emergências.

Capitulo 5 – Comunicação com o Solo e a  Torre (GROUND/TWR)

Capitulo 6 – Comunicação com o Controle de Aproximação Convencional (APP/CONV) Capitulo 7 – Comunicação com Controle de Aproximação Radar (APP/RADAR) Capitulo 8 – Comunicação com o Centro de Controle de Área (ACC)

Capitulo 9 – Comunicação com o Serviço de Informação de Vôo de Aeródromo (AFIS) Capitulo 10 – Comunicação em locais que não possuem AFIS

1 – Introdução

A comunicação entre pilotos e controladores é considerada um fator crítico entre os diversos serviços de controle de tráfego aéreo prestados. Sua correta utilização representa uma poderosa ferramenta para pilotos e controladores, no entanto, se mal utilizada pode levar a conseqüências desastrosas.

A história da aviação mostra vários casos de acidentes e incidentes aeronáuticos decorrentes de problemas de comunicação. Um dos maiores acidentes da história, no qual morreram 583 pessoas em dois Boeing 747, teve como um grande fator contribuinte a falha de comunicação entre pilotos e controladores.

Portanto, a finalidade da fraseologia padrão é reduzir ao mínimo o tempo de transmissão das mensagens, facilitar a transmissão e recepção das mesmas, proporcionar autorizações e informações claras e precisas, contribuindo de forma definitiva para a segurança de vôo. É claro que existem situações especiais que não estão previstas na fraseologia padrão. Nestes casos, mantendo-se em mente que seu objetivo é o entendimento mútuo entre pilotos e controladores, utilizam-se frases ou palavras adicionais, procurando afastar-se o mínimo da fraseologia padrão.

Este curso foi elaborado por pilotos e controladores em atividade na aviação, que observaram que para uma comunicação eficiente, além do conhecimento da fraseologia também é necessária uma boa dose de bom senso. Sua estrutura segue a fraseologia oficial, de acordo com a ICA 100-12, mas é complementado com exemplos práticos para auxiliar o entendimento da fraseologia utilizada no Brasil.

Espera-se que esta apostila auxilie na melhoria da comunicação entre pilotos e controladores, para que ambos possam realizar melhor suas atividades. Portanto, críticas, sugestões e correções serão bem vindas para que também possamos melhorar o nosso trabalho.

Capitulo 2 – Processo de comunicação, noções sobre produção da voz, a escolha das palavras e uso do microfone.

  1. Processo de comunicação

O ser humano é comunicativo. Mesmo quando não estamos falando comunicamos com nossos gestos, com a postura do corpo e com o olhar. Além disso, ao longo de nossa evolução desenvolvemos diversas formas de comunicação, sendo as mais utilizadas a escrita e a falada. Aperfeiçoamos também os métodos e técnicas de comunicação e desenvolvemos grande quantidade de tecnologia para desempenhar esta necessidade do ser humano.

O processo de comunicação exige uma condição básica; a existência de um emissor,  um receptor  e uma mensagem que um quer passar para o outro. Portanto, o processo inicia com a necessidade do transmissor em comunicar algo. Ele deve, então, produzir uma mensagem em uma linguagem que possa ser compreendida pelo receptor, utilizar um meio para transportar essa mensagem (papel, rádio, telefone, gestos, etc.) e contar com a habilidade do receptor em receber a mensagem e compreender seu significado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (81 Kb)   pdf (398.4 Kb)   docx (131.1 Kb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com