TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção Corretiva

Artigos Científicos: Manutenção Corretiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 História da manutenção

Segundo Siqueira (2006), a manutenção tem expandido sua aplicação a todos os ramos da atividade humana, onde haja necessidade o funcionamento de ativos físicos ou processos.

Com isso nota-se que com a expansão da manutenção os processos e tecnologias estão se desenvolvendo ao longo dos anos, evoluindo a consciência mundial da importância da manutenção, e uma garantia de confiabilidade.

De acordo com Kardec e Nascif (2009), a evolução da manutenção pode ser dividida em quatro gerações a partir de 1930, e cada geração tem suas próprias características como pode ser observado no QUADRO 1.

Quadro 1: Evolução da manutenção

Fonte: Kardec e Nascif (2009, p.5)

2.1.1 Primeira geração

De acordo com Kardec e Nascif (2009) a Primeira Geração teve início antes e durante a Segunda Guerra Mundial quando havia poucos equipamentos mecanizados, na maioria equipamentos simples, neste período a produção, disponibilidade e confiabilidade não era prioridade nas organizações, com isso as únicas intervenções feitas nos equipamentos eram após a quebra, constituindo assim uma política de manutenção corretiva.

Pinto e Xavier (2001) comentam que a indústria era pouco mecanizada, os equipamentos não eram complexos, a produção não tinha prioridade, eram realizados apenas lubrificação, limpeza e alguns reparos quando ocorriam falhas, ou seja, a manutenção corretiva.

Segundo Kardec e Nascif (2009, p.2), “a visão em relação às falhas dos equipamentos era que todos os equipamentos se desgastavam com o passar dos anos, vindo a sofrer falhas ou quebras”.

Analisando o que foi descrito pelos autores acima a única preocupação era realizar os reparos necessários para colocar o equipamento novamente em operação, sem se preocupar do porquê o equipamento ter falhado.

2.1.2 Segunda geração

Após a Segunda Guerra Mundial surgiu a segunda geração, juntamente com o aparecimento de mais equipamentos mecanizados, pois devido ao período pós guerra a procura por bens de consumo ficou maior o que tornou necessário uma maior disponibilidade dos equipamentos, com isso a manutenção começou a ganhar grande importância no sistema produtivo (KARDEC E NASCIF, 2009).

Conforme Pinto e Xavier (2001) houve um aumento da demanda por todo tipo de produtos e também houve redução da mão-de-obra industrial, que resultou em um forte aumento da mecanização na indústria após a Segunda Guerra Mundial

Segundo Kardec e Nascif (2009), devido às mudanças surgidas entre os anos 50 e 70 começou a evidenciar a necessidade de maior disponibilidade e confiabilidade, para buscar uma maior produtividade.

Com a necessidade de uma maior disponibilidade dos equipamentos, ficou claro a ideia de que os equipamentos não podiam ter falhas, porque, as falhas deveriam ser evitadas, ocasionando o conceito de manutenção preventiva que era realizar manutenções em intervalos fixos, evitando falhas e reduzindo custos na manutenção.

De acordo com Kardec e Nascif (2009), a preocupação na redução de custos fez aumentar o sistema de planejamento e controle da manutenção.

Devido à preocupação com a manutenção dos equipamentos através de planejamento e controle, exigidos novas atitudes e habilidades das pessoas de manutenção bem como uma maior conscientização da relação entre manutenção e qualidade do produto.

2.1.3 Terceira geração

A terceira geração se iniciou a partir dos anos 70, quando os diferentes processos industriais ganharam novas tendências devido à globalização e o surgimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com