TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção Predial

Pesquisas Acadêmicas: Manutenção Predial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O que se tem nos dias atuais são mercados cada vez mais competitivos, tornando-se necessário que as organizações passem a buscar meios inovadores para agradar os clientes e consumidores, sem deixar de retratar a necessidade de aprimoramento gerencial, pois é através de projetos estratégicos que englobem todos os campos da empresa, que se consegue manter no meio competitivo.

A globalização, os avanços tecnológicos são os principais fatores que direcionam a competitividade mercadológica, dessa forma o estudo tem como base realizar um estudo embasado na implementação do Balanced Scorecard (BSC) junto aos contratos de manutenção predial, visando analisar por meio de um planejamento metodológico e estratégico a aplicabilidade do uso do BSC, ressaltando pontos relevantes que mostrem a necessidade de tal ferramenta na qualidade da prestação de serviços que realizam a manutenção de prédios.

A princípio o estudo buscou conceituar o que vem a ser o Balanced Scorecard, demonstrando suas características, sua aplicabilidade, as vantagens e desvantagens de fazer uso do BSC em contratos de manutenção predial; buscou-se acrescentar como informação relevante ao estudo o que é uma manutenção predial, quais as atribuições dos contratos que prestam tais serviços; e assim analisar através de um estudo de caso qual a aplicabilidade funcionar de utilizar a ferramenta BSC como alternativa benéfica aos contratos de manutenção predial.

Outra ideia abordada junto ao estudo foi analisar as oportunidade e ameaças da aplicação do BSC, utilizando tal ferramenta como alternativa estratégica nos contratos de manutenção predial, visando ressaltar a percepção das empresas quanto a importância de fazer uso de ferramentas específicas para alcançar êxito em sua prestação de serviço, desenvolvendo um estudo acerca de quais os melhores caminhos precisam ser seguidos para a implementação da ferramenta como meio primordial para uma reconfiguração das perspectivas dos contratos.

Assim sendo pode-se dizer que optar pela utilização da ferramenta BSC, o foco é unir a aplicabilidade do Balanced Scorecard ao sistema de gestão estratégica dos contratos de manutenção predial, através de uma linguagem computacional, vindo a ser uma implementação de crescimento do uso de software em nível individual e de utilidade imediata quando se trata de gerenciamento.

De acordo com levantamentos bibliográficos o que se pode constatar é que a manutenção predial era realizada de maneira inapropriada, improvisada e esta ocorrida muitas vezes para realizar medidas corretivas e o que se notava era que os procedimentos especializados em manutenções prediais ocorriam somente em empresas de grande porte. Mas atualmente verifica-se novos procedimentos adotados pelos estabelecimentos, sejam esses comerciais, industriai, imobiliário, e por estarem intimamente associados à globalização e as novas tendências, passou-se a aplicar e buscar profissionais e técnicas especializadas na manutenção predial, onde nesse meio a busca por ferramentas modernas de gerenciamento, são uma constante.

1.1. CONTEXTUALIZAÇÃO

O que se pode apresentar atualmente é a busca por novas aplicabilidades de ferramentas no ramo de contratos de manutenção predial, por meio de ferramentas que auxiliem no desenvolvimento estratégico gerencial.

No Brasil os profissionais que trabalham na área predial, passaram a ter maior espaço no início dos anos 90, onde uma gama de empresas notaram que para continuarem no mercado competitivo, tinha que buscar alternativas inovadoras, diferenciais no gerenciamento de manutenção e uma das ações levantadas como alternativa de progresso nesse setor, era a aplicação de software de gestão de manutenção, e no estudo em questão o foco será a aplicabilidade da ferramenta do Balanced Scorecard nos contratos ligados ao ramo de manutenção predial.

Para os contratos que trabalham com manutenção predial, torna-se necessário que disponibilizar uma área voltada para as máquinas, para a construção e principalmente para a execução do serviço propriamente dito, visando sempre um trabalho eficaz e de qualidade, dessa forma é preciso que haja a manutenção, sendo esta considerada como procedimento eminente para o planejamento estratégico e execução do serviço. Dessa forma a NBR 5462/94, apresenta uma breve diferenciação entre manutenção e operação.

a) Manutenção: “Combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo a supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida.” (ABNT NBR 5462/94);

b) Operação: “Combinação de todas as ações técnicas e administrativas destinadas a permitir que um item cumpra uma função requerida, reconhecendo-se a necessidade de adaptação na ocorrência de mudanças nas condições externas (demanda de serviços e as condições ambientais). (ABNT 5462/94).

Para se manter no meio competitivo, os contratos de manutenção predial precisam apresentar planejamentos, métodos, sistemas e modelos estratégicos, assim precisa-se apresentar visões futuras inovadoras e processos estratégicos que apresentem a aplicabilidade de ferramentas como a do BSC. Assim sendo utilizar uma ferramenta como a supracitada no decorrer do estudo é apresentar um caminho escolhido para alcançar seus objetivos. (PORTER, 1996).

O Balanced Scorecard vem sendo aplicado como um sistema de gestão estratégica, que desenvolve de modo balanceado, indicadores financeiros e não financeiros, apresentando também ações de causa e efeito entre tais indicadores e repassando-as para mapas estratégicos.

A empresa deve ser gerida com base num sistema de medidas financeiras e não financeiras, definidas não de forma aleatória ou desordenada, mas de acordo com a visão e a estratégia da empresa e de acordo com uma lógica de encadeamento de relações de causa e efeito, em que um resultado posterior é causado ou influenciado por alguma variável que o direciona. (KAPLAN e NORTON, 1997).

Assim, pode-se mencionar que os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com