TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa rodoviário das negociações sobre os salários

Projeto de pesquisa: Mapa rodoviário das negociações sobre os salários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Negociar é algo que faz parte do nosso dia a dia. Hoje a comunicação humana vive seu auge, possibilitado pela evolução dos diversos veículos de comunicação. À medida que se agrega tecnologia e sua interação, aumentam as situações em que se faz necessário negociar alguma coisa.

Negociação é o processo de tomada de decisão conjunta, é comunicação direta ou implícita entre indivíduos que estão tentando chegar a um acordo sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos.

Negociar é harmonização de uma situação entre as partes para que todos os envolvidos possam obter resultados. Toda negociação envolve relação humana e compromisso, as atitudes ampliam o grau de confiança contribuindo para o entendimento.

A negociação é o ato ou efeito de negociar um assunto de interesse comum entre agentes autorizados. Com base nos conhecimentos de administração, economia e filosofia, negociação apresenta-se como uma interação verbal em que as partes propõem, contrapõem e argumentam. Visa um resultado que é um acordo uma determinada proposição prática que recebe o assentimento das partes envolvidas, enfim visa solucionar divergências.

Diante disso é necessário conhecermos vários estilos de negociação para enfrentar-nos as mais diferentes situações do nosso cotidiano.

1 NEGOCIAÇÃO SALARIAL

1.1 Roteiro de Negociação Salarial

Quando se trata de negociar salário e uma tarefa difícil tanto para o empregado tanto para o empregador, antes de tomar essa atitude você precisa avaliar a situação financeira da empresa se por acaso se encontra em crise e a sua lucratividade não esta em alta, este com certeza não é um bom momento para tomar essa atitude, pois é certo que a resposta será não.

Avaliado todas essas situações, mostre disposição, entusiasmos e ambição profissional faca uma avaliação no que tem a dizer o que vai argumentar na negociação de seu aumento salarial, procure saber como esta sua imagem entre os colegas parceiros e clientes, se você é uma pessoa sempre disposta a trabalhar pelo bem do departamento e na organização em geral.

Avalie o que fez de construtivo dentro da organização se preparou durante o ano se informou se qualificou procurou o máximo conhecer muito mais do que a sua função exige, pois já se sabe que não é hoje que entramos numa organização não só para fazer uma função e sim desempenhar varia tarefas para se manter dentro da empresa . Muitas vezes fica-se além do seu horário aprende ensina o colega de trabalho acaba levando serviço pra casa até mesmo cancela um programa de fim de semana com a família para se dedicar a empresa.

Chega a hora de rever tudo isso, pois já esta fazendo muito mais que a sua função e também verificou que seu salário já esta defasado então resolve conversar com seu superior a respeito do assunto, reajuste de salário, explica por que precisa dá as suas argumentações, e recebe um não.

Receber um não e nada fácil, pois além de não ajudar financeiramente você se sente que não esta sendo reconhecido isso muitas vezes pode decepcionar e desmotivar fazer de um ótimo funcionário apenas mais um dentro da organização.

Mesmo recebendo um não respire fundo tenha um plano B fale um pouco sobre sua carreira dentro da organização tente então negociar outros fatores para o crescimento de sua carreira dentro da empresa e o fato de seu chefe ter negado revisão salarial não significa que as portas estão totalmente fechadas se não teve sucesso na primeira tentativa espero um novo período uma nova oportunidade mais se o tempo foi dado e se você ver que nesse período outras pessoas comecem a ser promovidas e seu chefe persiste em negar seu pedido então é hora de reavaliar sua posição na empresa e se não tiver opção o melhor a fazer é começar a procurar um novo emprego.

2 NEGOCIAÇÃO

2.1 Teorias da Administração e os Estilos de Negociador

De acordo com Behr e Lima (1998) as diferentes teorias da administração possuem uma visão de mundo e de homem distintas.

Segundo Taylor e Fayol, a motivação do “homem econômico”. O gestor deve adotar um estilo autoritário.

Para a teoria da burocracia de Weber o “homem organizacional”. O gestor tem estilo legalizador.

Na teoria das relações humanas diz que a satisfação do “homem social” esta relacionada com um ambiente harmonioso. O estilo é o de gestor humanista.

Na teoria comportamentalista o “homem administrativo” é visto como um ser participativo. O estilo é o democrático e participativo.

Na teoria de sistemas o “homem funcional” coordena vários papeis dentro das organizações.

Para a teoria contingencial o “homem complexo” apresenta iniciativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com