TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa rodoviário para a preparação de negociações sobre os salários

Artigo: Mapa rodoviário para a preparação de negociações sobre os salários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Artigo  •  4.314 Palavras (18 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 18

Roteiro de preparação para negociação salarial

Todos esperam por um ‘sim’ no processo de negociação salarial. No entanto, devemos estar preparado para ouvir um ‘não’, pois faz parte de toda negociação, ouvir um não como resposta, há sempre uma boa desculpa entre eles, dizem que a empresa não esta indo muito bem, que estão com alguns problemas e não será possível no momento, eles sempre acham uma saída e não nos ouve mais uma vez, e não vêem nosso esforços na empresa e nossa dedicação.

Não podemos obrigar o gestor, um superior ou gerente a conceder o aumento salarial. A insistência pode, inclusive, atrapalhar o relacionamento interpessoal com os gestores da empresa, e em alguns casos podem até mesmo nos colocar contra eles. Nesse momento é hora de ouvir as razões e explicações do chefe tudo o que ele tem a nos dizer, e renovar as metas e informações para que em uma próxima oportunidade de negociação possa se sair melhor e talvez possa ou ouvir um sim. E não ficar irritado e também evitar o Maximo de problemas possíveis com seus superiores ou gerentes, não ficar de mau humor ou mudar sua postura no ambiente de trabalho por ter recebido um não como respostas, isso irar atrapalhar em uma próxima negociação salarial.

Antes de procurar um gerente ou superior para um aumento salarial o funcionário deve esta, mais capacitado e mais dedicado a empresa no qual trabalha. É aquele funcionário que, se dedicou muitos anos do seu tempo com faculdade e outros cursos técnicos se aperfeiçoando se capacitando para melhor servir a empresa no qual trabalha, aquele funcionário que melhora cada vez mais seus resultados no ambiente de trabalho, uma pessoa que da duro na empresa que não pensa em dar prejuízo a ninguém. Todos esses argumentos devem ser usado, e analisado na negociação.

É necessário saber qual o melhor momento para procurar o gestor. Se a empresa passa por um momento um difícil esse não será um bom momento pra um aumento salarial, porque o não já estará garantido, deve esperar o momento e o tempo certo para tratar se do assunto.

Mas, antes de se dirigir-se a um gerente para tratar sobre uma negociação salarial, é preciso definir os objetivos da negociação. Não se deve jogar baixo demais para ganhar um ‘sim’, pois a conquista poderá não resolver os problemas do profissional e em pouco tempo será necessário um novo acordo. É necessário estipular um valor mínimo para a negociação e jamais colocar um valor fantasioso. A análise do valor deverá ser baseada na situação econômica da empresa e na análise do mercado de trabalho de acordo com o cargo ocupado na empresa.

O negociador precisa conhecer o mercado e o lugar do funcionário dentro dela. Tenha idéia exata de sua posição em relação aos funcionários de outras empresas. Use o conceito da família de curvas de remuneração para mostrar onde deve estar o salário do funcionário em comparação com os salários de outros funcionários de outras empresas. Este conhecimento deve ser base para argumentação. O pedido de aumento deve ser lógico, do ponto de vista da empresa e do mercado de trabalho.

Assim como em toda e qualquer negociação, precisamos conhecer o tipo psicológico do nosso oponente, portanto, é necessário obter informações sobre o gestor e a empresa. Deve-se conhecer sua cultura, política e demasiados segredos da empresa e, principalmente, estar ciente do lugar ocupado pelo funcionário na empresa. .

O negociador deverá obter informações internas e externas, utilizadas como argumento que contribuirão para o resultado final do processo de negociação. Informações como: dados de produção, faturamento (mensal e anual), ranking da empresa no mercado e o volume de dividas da empresa. Essas informações serão úteis ao negociador a fim de traçar uma meta para a negociação, analisado o máximo e o mínimo aceitável para que ambas as partes se beneficiem do resultado.

É preciso planejar a negociação com antecedência. Primeiro realizar o mapeamento da negociação, reunindo, organizando e examinando os dados que serão utilizados. No segundo passo, definir os parâmetros, que será as metas e objetivos da negociação. O terceiro passo consiste na escolha do melhor cenário para esta negociação, definindo data, horário, local e os participantes do processo. Por fim, faz-se a preparação. Nesse ultimo passo o negociador vai desenvolver a sua argumentação e analisar a outra parte envolvida no processo.

Como diz o especialista em negociação Marcio Miranda: “o que mais surpreende o outro lado é você estar preparado, e, para isso, precisa fazer um planejamento adequado. Se você for um negociador médio e se preparar, você leva vantagem sobre um super negociador despreparado”.

O negociador não deve aceitar a primeira proposta sem antes tentar uma negociação. Por mais que a proposta seja boa, o que devemos seguir é o planejamento já realizado, uma vez que, utilizando-se das técnicas escolhidas, informações já obtidas e o planejamento já realizado, o resultado desta negociação poderá ser ainda melhor. Caso a primeira proposta esteja dentro de um acordo alternativo já estudado, este poderá ser aceito pelo negociador em caso de negação da proposta principal apresentada.

Nem sempre o aumento salarial será necessário para se obter sucesso em uma negociação como esta. Podemos citar outros benefícios que podem ser adquiridos durante a negociação considerando-os como acordo alternativo, como por exemplo: cesta básica, redução de jornada de trabalho, convênios (médico, odontológico, faculdades, etc.)

O negociador deve evitar algumas situações que podem prejudicar o andamento da negociação, tais como:

O blefe no ato da negociação pode colocar tudo a perder. Nesse caso, ao dizer que recebeu uma proposta melhor de outra empresa (sendo esta uma citação falsa), o colaborador estará correndo risco de ouvir um ‘boa sorte’. Devemos considerar que, o mercado atual, esta mais favorável a quem contrata do que a quem procura.

Usar de argumentos pessoais. As necessidades financeiras pessoais não irão convencer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com