TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquiagem - Estética e Cosmética

Por:   •  17/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 7
  1. INTRODUÇÃO

Os primeiros testemunhos do uso de cosméticos foram encontrados no Egito antigo, 3.000 antes de Cristo. Os faraós considerava a maquiagem dos olhos como destaque fundamental para evitar que se olhasse diretamente para Rá, o deus-sol, para eles, os olhos eram a alma da pessoa, por causa dessa crença, as mulheres caprichavam na maquiagem em volta dos olhos. A lendária Cleópatra exemplificou bem esse ideal de beleza no Egito. Usava pó de kohl para pintar os olhos, banhava-se em leite e usava argila em seu rosto para manter o viço da pele. O kohl é um pigmento preto ainda hoje usado como sombra. Foi no Egito, que se classificou o padrão de beleza: mulher de pele clara e homem de pele escura. (VITA, Ana Carlota Regis)

 O comércio do Egito com outros povos levou a maquiagem para a Grécia e Roma durante a Antiguidade Clássica. Na Roma, a mulher de Nero, Popeia Sabina, aderiu ao uso da maquiagem, tornando-se popular. Os romanos gostavam de manter a pele do rosto bem clara. Para que ficasse desse jeito, eles usavam pós de arroz e trigo, sobre uma camada de azeite de oliva ou gordura animal. As sobrancelhas precisavam estar meio escuras e usavam nos lábios corantes bem fortes, de acordo com Zuanetti (2000). 
         Nessa época os cosméticos ainda não eram tão desenvolvidos e isso os tornava arriscados, pois poderiam ser altamente tóxicos, causando envenenamento e envelhecimento precoce. (VITA, Ana Carlota Regis)

Já na Idade Média a maquiagem deixou de ser valorizada, pois a Igreja condenava sua utilização: falavam que os cosméticos criavam uma beleza falsa na aparência das pessoas e incitavam o pecado da luxúria. Somente no final da Idade Média, com o crescimento dos burgos, que os boticários popularizaram novamente a maquiagem. (VITA, Ana Carlota Regis)

Ao longo dos séculos o hábito de se maquiar era cada vez mais comum e aceito na sociedade, principalmente nas classes mais altas.

Foi com a revolução industrial (no século XIX) e a indústria de cinema (durante o início do século XX) que os cosméticos, principalmente a maquiagem se tornaram mais acessíveis a todas as camadas da sociedade. (VITA, Ana Carlota Regis)

Com a evolução e aperfeiçoamento da maquiagem, ela foi transformada de uma simples ferramenta de vaidade em um acessório extremamente importante aos cuidados pessoais. (VITA, Ana Carlota Regis)

  1. CASO CLINÍCO

Técnicas existentes de Maquiagem: Maquiagem Dia, Maquiagem de Noiva, Maquiagem Noite, Maquiagem para Cinema e TV, Maquiagem para teatro, Maquiagem de Moda, desfiles e fotos, Maquiagem mortuária.

  • Maquiagem Dia: Utilizasse doses econômicas de base e pó compacto no rosto, tons claros na boca ou até mesmos gloss, olhos discretos e sem brilho com um leve delineador, no blush usasse cores leves tons de pêssegos ou rosados.
  • Maquiagem de Noiva: O destaque desse tipo de maquiagem fica por conta dos olhos, que devem ser marcantes mas com suavidade, boca suave ou ate mesmo tons escuros, com marcação de rosto, blush mais marcado tons pêssegos e bronze e pode-se utilizar iluminador.
  • Maquiagem Noite: é uma maquiagem mais dramática se caracteriza por usar cores fortes, sendo bem carregadas para realçar todas as partes do rosto, pois precisa ser vista de longe, usasse tudo em excesso, sombras cintilantes, pigmentos, glitter, tons escuros e delineador grosso, blush marcado, boca tons nudez e fortes.
  • Maquiagem para Cinema ou TV: funciona como uma lupa gigante, ampliando os mínimos detalhes de um rosto. A precisão, portanto, deve ser absoluta. A maquiagem não pode mascarar e deve oferecer identificação total com o/a personagem, a maquiagem para TV e sempre corretiva, usa-se sombra escura para corrigir a pálpebra, clareia-se com o branco ou bege claro para realçar e sombreia-se com marrom ou com cores fechadas, a TV não admite cores vibrantes .
  • Maquiagem Teatro: A maquiagem teatral deve ser dramática, envolvente, com a finalidade de ajudar os atores , cantores de ópera e bailarinos a caracterizar seus personagens, exige do maquiador criatividade, conhecimentos gerais e uma pesquisa da época, para que ele harmonize a maquiagem com os cabelos, o figurino,a luz, o cenário. Precisa ter jogo de contrastes claro e escuros e cores fortes que se destaquem sob a luz dos refletores. Assim, consegue-se dar, á distância, uma boa visão do personagem.
  • Maquiagem para moda, Desfiles e fotos: devido ao impacto da cena e dos jogos de luz, a maquiagem é sempre forte e marcante. O tom de pele muda e pode tender mais para o rosado ou para o acobreado, dependendo do tipo de luz que será usado.
  • Maquiagem mortuária: A maquiagem nos Estados Unidos já estava consolidada desde 1995, lá os rituais fúnebres são mais longos do que os do Brasil e a conservação do corpo e de uma boa fisionomia do morto exigiriam que este segmento da maquiagem se desenvolvesse de maneira profissional. Os maquiadores americanos especializados usam técnicas de embalsamamento e de recomposição de pele em casos de acidentes. No Brasil a maquiagem mortuária consiste basicamente no embelezamento superficial, com base, blush, sombra clara, e no caso de mulheres, batom discreto.

A minha cliente usará a Técnica de noiva, pois irá se casar, ela estará usando um vestido branco, com acessórios bege, sapatos bege, cabelos presos.

  • 1° Passo Higienização: retirar da pele secreções, resíduos celulares, e do ambiente com demaquilante, em seguida utilize um sabonete para fazer a limpeza profunda removendo todas as impurezas.
  • 2° Passo Tonificação: Depois de limpar a pele, aplique um tônico facial adstringente ou não, dependendo do seu tipo de pele. O tônico ajuda a fechar os poros, dando à sua pele um aspecto mais jovem e saudável. Além disso, o tônico colabora com a recuperação de algumas vitaminas que a pele perde com o tempo e mantém a pele.
  • 3° Passo Hidratação: O próximo passo da preparação da pele para a maquiagem é a hidratação. A hidratação serve para devolver à pele a água perdida durante o dia. A pele hidratada mantém a maquiagem bonita por mais tempo e evita que ela fique craquelada. Hidratar antes de fazer a maquiagem é imprescindível para que a pele não seja agredida pela maquiagem. A aplicação do hidratante pode ser feita com os dedos, em pequenos movimentos circulares, para ativar a circulação do sangue no rosto. Quem tem pele oleosa ou mista deve optar por um gel ou loção hidratante, enquanto mulheres com a pele seca devem usar cremes hidratantes.
  • 4° Passo Primer: O primer fecha ainda mais os poros e segura a maquiagem no seu rosto. Outro benefício do uso do primer é que ele controla a oleosidade e a textura da pele para que a maquiagem não escorra ou borre durante o dia.
  • 5° Passo Corretivo: encobre imperfeições da pele como manchas e cicatrizes, da suavidade em linhas de expressão e ajuda no disfarce de olheiras.
  • 6° Passo Base: uniformiza o tom da pele cobrindo imperfeições. Atualmente existem bases com tecnologia bem avançada que permitem hidratação e rejuvenescimento.
  • 7° Passo Pó facial: Tira a luminosidade da pele
  • 8° Passo Contorno: Este truque é ótimo para afinar a face, disfarçar bochechas muito salientes, testa grande e até mesmo narizes largos. Para afinar o rosto, por exemplo, deposite a cor bronze ou um blush escuro na linha abaixo da orelha, seguindo o osso da face até o queixo. Esfume para deixar o resultado o mais natural possível: o traço deve ficar imperceptível.
  • 9° Passo Sombra: Passarei primer em todo a pálpebra ,em seguida marcarei todo o côncavo com um sombra marrom já esfumando, acrescentando um pouco de sombra preta, no canto interno dos olhos utilizarei um sombra bege ao lado utilizarei uma sombra dourada clara, depositaremos glítter sobre a sombra bege ,embaixo das sobrancelhas passaremos um iluminador, vamos passar na base dos cílios um delineador em gel bem fino e aplicaremos um cílios postiços, use um rímel a prova d'água para juntar o cílios da cliente com o cílios postiços, um lápis branco na linha d'água para deixar mais evidente os olhos e nos cílios inferiores use um lápis marrom esfumando um com pouco de sombra preta.
  • 10° Passo Blush: Comece próximo a orelha e vá aplicando o blush em direção à boca, e depois retorne, passaremos um blush cor bronze mais marcado com um leve iluminador.
  • 11° Passo Batom: O batom certo fecha com chave de ouro a produção perfeita, utilizaremos um batom cor rosa envelhecido.

CEZIMBRA, Marcia. Maquiagem: técnicas básicas, serviços profissionais e mercado de trabalho. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2005.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho mostra a importância da maquiagem para a beleza que é algo fundamental para pessoas que dão valor a si próprio. A maquiagem ajuda a melhorar o aspecto externo, ou seja, a beleza física. 
         E teve foco em alguns aspectos como: a história da maquiagem, tipos de maquiagem, higienização da pele e escolher a maquiagem ideal para uma noiva, deixando - a satisfeita com o trabalho realizado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (86.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com