TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing 1 Semestre

Artigo: Marketing 1 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 8

1- DESENVOLVIMENTO

01. Levando em consideração o texto lido e seus conhecimentos adquiridos sobre as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar responda as seguintes questões:

a. Faça uma breve definição conceitual sobre cada uma das funções (planejar, organizar, dirigir e controlar). Utilize como auxílio o livro da disciplina e a biblioteca digital.

Planejar – O planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégicas e ações que permitam alcançá-los, e no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização. O planejamento permite que os administradores e trabalhadores tenham sua ação orientada para determinados objetivos, permitindo-lhes concentrar sua atenção no que é mais importante na organização.

Organizar- A organização é a função da administração que faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização, define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões. A organização procura distribuir o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros da organização para que estes alcancem os objetivos estabelecidos eficientemente. O resultado do processo de organização é a estrutura organizacional.

Dirigir- A direção está relacionada com os processos de gestão de pessoas na organização. Dirigir significa liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades. Dirigir também significa selecionar o canal de comunicação mais adequado e resolver conflitos entre os subordinados. É uma função que exige mais ação que o planejamento ou a organização. O responsável PR uma equipe ou grupo, o líder, tem a responsabilidade de proporcionar um ambiente propício à execução de um trabalho de qualidade e no qual os trabalhadores se sintam satisfeitos.

Controlar – O controle é a função da administração que assegura que os objetivos estão sendo alcançados. Consiste na monitoração e na avaliação do desempenho da organização, na comparação deste com os objetivos planejados e na correção dos desvios que se verifiquem. A função de controle envolve: a definição de medidas de desempenho, a verificação sistemática do desempenho efetivo, a comparação entre os padrões e objetivos planejados e o desempenho efetivamente observado, e, finalmente o estabelecimento de medidas corretivas, no caso de se verificarem desvios significativos. É por meio da função de controle que a organização se mantém no rumo pretendido ou planeja mudanças.

b. Cite exemplos retirados do texto que se relacionam com cada uma dessas funções.

No planejamento podemos citar o Presidente que administra o dinheiro a Carnavalesca Rosa Magalhães é grande responsável pela gestão da criatividade, ela elabora os croquis das fantasias, adereços, bonecos e enfeites dos carros alegóricos. Ela quem pensa no resultado final na meta a seguir.

Na organização podemos citar a Regina Cairo, ela que organiza os pagamentos, aonde os funcionários podem tirar dúvidas, ela que resolve as questões burocráticas. Podemos citar também, a divisão de trabalho, onde temos: as costureiras, carpinteiros, chapeleiros, almoxarifado e cozinha.

Na direção podemos citar a função do presidente Wagner Tavares e da carnavalesca Rosa Magalhães, que é facilitar, incentivar, organizar e desenvolver talentos sob sua responsabilidade, visando obter o melhor de cada uma delas. Podemos citar também o poder de recompensa através da motivação de salários, funcionários de destaque e a participação de funcionários no desfile.

O controle não é aparente, não há prestação de contas e nem relatórios, a atuação da carnavalesca contribui muito, para o comprometimento de todos os envolvidos com o resultado final. Há uma consciência generalizada de que todos podem realizar seus trabalhos de forma competente e dentro do prazo.

02. No que se refere ao Direito Empresarial e do Consumidor, reflita, pesquise, estude e responda as seguintes perguntas:

a) Um visitante vai ao barracão de uma das escolas de samba e, em razão dos funcionários desta não terem isolado a área próxima onde estavam

trabalhando, acaba se ferindo gravemente. Diante desta situação e do que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC - lei 8078/1990), pode-se considerar aí uma relação de consumo? Se sim, descreva os elementos desta relação e esclareça se a pessoa ferida poderá ser indenizada pelos prejuízos com base nas disposições do CDC.

Sim, de acordo com CDC, os consumidores e terceiros que não participam de determinada relação, têm o direito de não ser expostos o perigo. Os elementos são o acidente causado pelo a escola de samba (fornecedor), pela área não ter sido isolada pelos funcionários, causando o acidente no visitante. O visitante tem o direito de pedir indenização, pois é direito de qualquer pessoa que forem vitimas de consumo. ( De acordo com o Artigo 17º CDC). No mercado de consumo transitam consumidores efetivos e potenciais que nem sempre podem ser singularizados, ou que nem sempre podem estabelecer um enfrentamento direto com o fornecedor. Esse caráter ou manto coletivo não entorpece a identificação do consumidor, cujo albergue judicial e extrajudicial é assegurado por uma malha protetiva contemplada na Lei nº8.078/90 que tem como ponto de partida justamente o parágrafo único do art.2º.

b) O que são associações? Qual a diferença entre associações e sociedades? O

que é uma Sociedade Limitada?

Segundo o art. 53 do Código Civil Brasileiro, “Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos”. Assim, quando regularmente registrada e constituída, a associação é uma espécie de Pessoa Jurídica na qual não há finalidade econômica. Ou seja, é formada por pessoas naturais (ou físicas como denominadas na área tributária) que têm objetivos comuns, exceto o de auferir lucro através da pessoa jurídica. Por exemplo, no Brasil, as organizações não governamentais (ONGs) são, do ponto de vista legal, associações.

Portanto, há grande diferença entre associação e sociedade, pois nas sociedades (com exceção das cooperativas que têm regras específicas e diferenciadas) a principal finalidade é a obtenção de lucro.

Sociedade Limitada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com