TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing, A Importância Da Pesquisa

Dissertações: Marketing, A Importância Da Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 9

MARKETING

A importância da pesquisa

RESUMO

O trabalho aborda essencialmente a pesquisa de marketing e a importância que ela tem nesse meio. A mudança no mercado vem acontecendo de forma rápida, e sabemos que é necessário acompanhar isso para fazer uma empresa ou organização crescer com ela. Para conhecer o assunto que nos determinamos a abordar, precisamos busca-lo desde o início onde o mesmo foi criado. Assim será com a pesquisa e o marketing neste trabalho, sua história e a forma como eles acontecem estão descritos de maneira que possamos compreender o porquê dessa necessidade de ligação entre os dois.

Palavras-chave: Marketing. Pesquisa. Mercado.

1 INTRODUÇÃO

O marketing sem pesquisa não acontece e é isso que vamos tentar introduzir dentro deste trabalho. A pesquisa é essencial para que, conhecendo um consumidor, o marketing se realize com bons resultados. Para que seja mais esclarecida a forma tão importante que a pesquisa tem dentro do mercado, começaremos nosso trabalho introduzindo a história da mesma. Adiante, iremos ao ponto chave de nosso trabalho que será a ligação entre marketing e pesquisa, visando a forma como pode ser feita a pesquisa no marketing . Um pouco mais a fundo e nos direcionado ao nosso país, comentaremos sobre o marketing no Brasil e a importância da pesquisa de marketing como ferramenta estratégica. Sabemos que a pesquisa é necessária em todas as situações, mas o objetivo neste trabalho é nos aprofundar no assunto e descobrir quão necessária e importante ela é para esta área.

2 HISTÓRICO DA PESQUISA

As características do mercado mudaram muito no último século. No passado, os comerciantes e chefes de empresa lidavam diretamente com os consumidores afim de detectar as carências que o mercado impunha. Essa prática tornou-se obsoleta frente as proporções que o mercado atingiu nos últimos tempos, onde, na maioria dos casos, não existe sequer comunicação direta com o consumidor. A pesquisa comercial surgiu justamente para sanar essa situação, devido a necessidade que os empresários, comerciantes e todos os demais encarregados de fornecer algum “serviço” ao consumidor tem de saber a quantas andam os interesses do mercado. A prática começou a ser padronizada no início do século XX e recebeu a nomeação atual em 1911, por intermédio de Charles Collidge Pallin, afim de gerir a Divisão da Pesquisa Comercial do Departamento de Propaganda, da Companhia Editora Curtis. Pouco tempo depois outras empresas de grande porte passaram a contar com o auxílio de um profissional exclusivamente dedicado a essa área. Foi o caso da United States Rubber Company, em 1915 através do Dr. Paul H. Nystrom e da Swift and Company que contratou o economista-geral Dr. L. D. H. Weld no ano de 1917 para chefiar o setor. Em 1919 surgiu o primeiro estudo em forma de livro sobre o tema, com autoria de C. S. Duncan. Esse pequeno grupo de indivíduos e empresas caracterizam o cerne da massificação dessa prática hoje tão utilizada em todo o mundo.

O mercado consumidor é um ambiente extremamente mutável, de modo que se torna muito arriscado basear a produção e venda de produtos em dados desatualizados. Ciente disso, o profissional que gere a pesquisa comercial faz uso de diversos artifícios afim de arrecadar as informações desejadas. Um exemplo muito famoso dessas práticas é a enquete pública, na qual o pesquisador indaga de maneira ampla uma determinada população, podendo atingir diversas classes sociais através de funcionários capacitados para coletar esses resultados. Com os resultados em mãos, parte-se para o cálculo, aonde outro grupo de profissionais utiliza a porcentagem com o intuito de dimensionar a pesquisa até que abranja o público alvo ao consumo do produto em questão.

Além dessa prioridade, a pesquisa comercial também serve para questões do funcionamento interno da empresa, como encontrar mão de obra, matéria prima e condições de transporte e armazenamento mais baratos, com a intenção de diminuir os custos e consequentemente elevar os índices de lucro

3 PESQUISA DE MARKETING

Suscintamente, essa prática consiste na elaboração de projetos formais que objetam na obtenção de dados de maneira objetiva e sistemática. Utiliza-se desses resultados para sanar problemas ou ter ciência das oportunidades específicas relacionadas ao marketing, tanto de produtos quanto de serviços. Integrante do Sistema de Informação de Marketing (SIM), a pesquisa de marketing tem como objetivo principal fazer com que esses dados sirvam de auxílio a executivos, os quais aproveitam todas as informações coletadas para resolver os problemas de algum processo administrativo de marketing em curso, bem como para prevenir empecilhos futuros. É muito comum que chefes de empresa façam uso desse serviço para avaliar questões internas e de interesse particular, como a imagem que a empresa tem perante o público, bem como a satisfação dos consumidores para com os produtos fabricados pela mesma.

A elaboração de uma pesquisa de marketing engloba quatro etapas distintas:

• Definição do problema da pesquisa: consiste na correta identificação do problema que a pesquisa pretende resolver através das contribuições da pesquisa de marketing;

• Planejamento da pesquisa: trata de definir os objetivos da pesquisa e também os meios aos quais a mesma será submetida, com base nos recursos disponíveis;

• Execução da pesquisa: considera a preparação do campo, análise, processamento, interpretação e conclusão, além da apresentação dos resultados obtidos. Dar-se-á tanto de maneira escrita quanto oral, e cita as principais descobertas em relação ao problema previamente definido. Serve também para divulgar recomendações e soluções pertinentes à solução do caso.

A pesquisa classifica-se em duas características fundamentais. No caso da pesquisa exploratória, o objetivo está em fornecer mais informações e dados sobre o tema em questão ao pesquisador, e é prioritariamente utilizada quando o indivíduo é leigo no assunto, ou seja, incapaz de formular hipóteses específicas. O segundo caso é o da pesquisa conclusiva, e é essa que abrange a maior parte das pesquisas de marketing realizadas. Caracteriza-se por possuir objetivos bem definidos, boa estruturação e fazer uso de procedimentos formais para a solução de problemas ou avaliação de alternativas em andamento. Utiliza-se de diversas formas, como para estimar a proporção de elementos numa população específica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com