TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Marketing

Trabalho Escolar: Pesquisa De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 6

Metodologia

A metodologia consiste em estudar e avaliar vários métodos disponíveis, identificando suas limitações ou não no que diz respeito às aplicações de suas utilizações. A metodologia, quando aplicada examina e avalia os métodos e as técnicas da pesquisa, bem como a geração ou verificação dos novos métodos que conduzam à captação e ao processamento de informações com vistas à resolução de problemas de investigação.

Ao iniciar-se uma pesquisa, precisa-se definir o tema e escolher entre realizar uma pesquisa quantitativa ou uma pesquisa qualitativa. Uma não substitui a outra: elas se complementam.

Pesquisa Qualitativa

Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, idéias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.

Pesquisa Quantitativa

É mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários). Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos criam-se índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico de informação. Mostra-se apropriada quando existe a possibilidade de medidas quantificáveis de variáveis e inferências a partir de amostras numéricas, ou busca padrões numéricos relacionados a conceitos cotidianos.

Tipos de Pesquisa

Pesquisa Descritiva

A pesquisa descritiva tem como o objetivo descrever as características de uma população de um fenômeno ou de uma experiência. Esse tipo de pesquisa estabelece relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado. Variáveis relacionadas à classificação, medida e quantidade que podem se alterar mediante o processo realizado.

Método de pesquisa

Pesquisa de Campo

A pesquisa de campo é a observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, em compreender e explicar o problema pesquisado. A pesquisa de campo é usada geralmente para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, com o objetivo de compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade.

Universo da Pesquisa

Conjunto total de elementos possíveis de serem pesquisados dentro dos limites propostos pelos objetivos.

Amostra da pesquisa

Subconjunto representativo do universo que possibilita a realização da pesquisa em níveis confiáveis de análise.

A amostra um subconjunto - representativo ou não - da população em estudo. Essa representatividade da amostra, que é uma propriedade altamente desejada em estatística, ocorre quando ela apresenta as mesmas características gerais da população da qual foi extraída.

Utilizando outras palavras, como fazemos para medir a portabilidade da água de um lago (universo)? Temos que coletar e analisar toda a água do lago? A resposta é não!

A coleta e análise de toda a água do lago levariam muito tempo, resultando, dentre outros fatores, a demanda de muito trabalho e conseqüentemente um alto custo para sua realização.

A solução para medir se a água deste lago é potável ou não está inserida no conceito de amostragem.

Para isto, devemos coletar amostras de água de diferentes lugares do lago, em diversas profundidades, para que possamos concluir se sua água é potável ou não.

Alguns tipos usuais de amostragem

Amostragens Probabilísticas:

• Amostragem Aleatória - É o procedimento básico da amostragem científica. Consiste em atribuir a cada elemento da população um número único para depois selecionar alguns destes elementos de forma casual, para garantir que esta escolha seja mesmo casual, pode-se utilizar por exemplos tábuas de números aleatórios.

• Amostragem Sistemática - É uma variação da amostragem aleatória. Sua aplicação requer que a população seja ordenada de modo tal que cada um de seus elementos possa ser identificado pela sua posição. Apresentam condições para satisfação desse requisito uma população identificada a partir de uma listagem de clientes por exemplo.

• Amostragem Estratificada - Caracteriza-se pela seleção de uma amostra de cada subgrupo da população considerada, por exemplo: sexo, idade, classe social, etc.Este tipo de amostragem tem como principal vantagem o fato de assegurar a representatividade do universo a ser pesquisado.

• Amostragem por Conglomerado - A amostragem por conglomerado é indicada em situações em que é bastante difícil a identificação de seus elementos. É o caso por exemplo cuja população seja constituída por todos os habitantes de uma cidade. Em caso deste tipo é possível proceder a seleção da amostra a partir de conglomerados, isto é, quarteirões, casas, famílias...

• Amostragem por Etapas - Pouco utilizado em pesquisa de mercado porque a adoção desta modalidade pressupõe uma homogeneidade das unidades, o que nem sempre ocorre na realidade. Pode ser utilizada quando a população se compõe de unidades distribuídas em diversos estágios. Por exemplo se vamos pesquisar a população de um país: selecionamos primeiro a população de Estados, Cidades ... sucessivamente até chegar nas pessoas a serem entrevistadas.

Amostragens não probabilísticas:

• Amostragem por Acessibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com