TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing De Conteúdo Nas Mídias Digitais

Trabalho Escolar: Marketing De Conteúdo Nas Mídias Digitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Com o surgimento da internet, ao longo da evolução das tecnologias de informação e comunicação, a busca por informações tornou-se parte essencial na rotina das pessoas. A facilidade de se propagar ideias, notícias, conhecimentos, entre outros, neste meio, fez com que profissionais se apropriassem de ferramentas, recursos e aplicações de marketing para publicitar ao público desejado de forma mais eficiente.

Para acompanhar os desafios desse cenário numa campanha eleitoral, com foco nas mídias sociais, não basta só saber utilizar estratégias do marketing político e eleitoral, ou até mesmo as do marketing digital. Pois, a tradicional propaganda política-eleitoral como conhecemos, dá cada vez mais lugar à produção de conteúdo relevante, informativo e, no mínimo, atrativo.

Utilizar as novas mídias, neste caso, as mídias sociais no processo eleitoral, requer conhecer as estratégias do marketing de conteúdo para desenvolver ações voltadas, principalmente, para o ambiente digital, gerando o interesse dos eleitores. Ao mesmo tempo, tornar esses eleitores agentes participativos e colaborativos, para que se conquiste além de votos, a aproximação e o engajamento na campanha do candidato.

Este estudo pretende portanto apresentar as estratégias de marketing de conteúdo utilizadas nas mídias sociais da campanha de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos em 2008. Neste contexto, será apresentado uma descrição do conceito de marketing, marketing político e eleitoral e suas diferenças, abordando também propaganda política e eleitoral, além de marketing digital. As definições teóricas e abordagens práticas sobre o marketing de conteúdo, que serão descritos para possibilitar uma compreensão sobre as formas de utilizar esta estratégia na rede (www ), de modo especifico por meio das mídias sociais, tendo como estudo de caso a campanha de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos em 2008.

Ao longo do tempo o marketing vem sofrendo uma série de mudanças e com elas surgem, também, suas aplicações específicas. Com o avanço da tecnologia e, posteriormente, de forma mais específica, com a internet e a utilização das novas mídias, surge uma nova aplicação para o marketing, o marketing digital. Assim, as estratégias de atrair e manter clientes, ou no universo específico, eleitores em uma campanha eleitoral, vão além de uma simples frase, slogan, lista de propostas, galeria de fotos ou até mesmo vídeos que apresentam ações do pretenso candidato, compartilhado dentro de um contexto em rede (www), com capacidade de condensação e linguagem diferenciadas.

Essas estratégias utilizadas pelo marketing eleitoral, quando direcionadas às mídias sociais, despertam a necessidade de se criar um relacionamento com mais conteúdo e de qualidade relevante, para que os eleitores estabeleçam um vínculo através da informação com entretenimento, interatividade, rapidez e transparência, princípios e características marcantes desta forma de interação na comunicação da Era Digital.

É no universo de avanços e transformações e, neste caso, de uma eleição cujo o objetivo volta-se para atrair, cativar e reter o máximo de eleitores, gerando uma relação de confiança, que entra em jogo esta nova aplicação para o marketing, o marketing de conteúdo.

Considerando estes aspectos, estudar o marketing de conteúdo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com