TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS

Por:   •  16/3/2019  •  Resenha  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS

Fichamento de Estudo de Caso

Thais Pereira Terra

Trabalho da disciplina de Mídia Online e Produção de Conteúdo,

                                                 Tutor: Marcelo Vasques de Oliveira

Local: Biblioteca da Universidade

Ano: 2017

Estudo de Caso :

Tudo e Todos estão Online

REFERÊNCIA: Stephen P Bradley e Nancy Bartlett, 9- 71 1 - 494, 28 de Setembro de 2011, HARVARD BUSINESS SCHOOL.

O estudo de caso trata da questão da internet, de como todos estão nela conectados e que tudo também se encontra lá. A questão aqui é tratar das relações entre pessoas e a internet, e como ela afeta o modo que os relacionamentos e o modo de viver das pessoas, já que hoje passamos 24 horas por dia online.

No meio dos anos 90 começaram a surgir nos EUA as primeiras conexões de banda larga, que faziam as pessoas terem acesso a internet. Até os anos 2000 esse número aumentou ainda mais, fazendo com que todos estivessem conectados, tivessem acesso à informação digital de maneira rápida, fácil e constante. Em 201 começamos a perceber a mobilidade com que as pessoas acessam a internet através de dispositivos móveis: primeiro com o notebook, em seguida com tablets e smartphones (a gente percebe que, com o tempo, os dispositivos vão diminuindo de tamanho mas contendo muito mais funções). Essa mobilidade também passou a existir por causa da internet móvel, que começou com 1G e hoje estamos no 4G. Ela possibilita o acesso em qualquer lugar e a qualquer hora em dispositivos móveis. As redes wifi também não podem ser deixadas de fora, já que elas estão disponíveis em alguns estabelecimentos que permitem que seus clientes a utilizem, e assim se mantenham conectados. A questão de conexões online também está ligada diretamente as relações com as pessoas e com o conteúdo online. A internet aproxima as pessoas, já que pode fazer o contato entre pessoas que se encontram em lugares diferentes. Ou seja, velocidade, facilidade e mobilidade são aspectos que fazem a internet ser tão importante para nós, e até necessária no dia-a-dia.

Nesse mundo digital as pessoas passam a ser prosumers: produtores e consumidores de conteúdo. Isso é bacana, já que hoje existem várias ferramentas disponíveis e acessíveis para que todos sejam iguais, e possam produzir e consumir conteúdo.

Tem várias atividades que são populares no mundo online, hoje a maior dela é o acesso às redes sociais que é feito 24 horas por dia. Outras áreas de interesse são também: o acesso ao e-mail, buscas online, jogos online e compras. Na verdade existe uma infinidade de coisas que se pode fazer online. Outra categoria bastante popular, hoje, são os vídeos online.

As redes sociais tem mudado o modo como as pessoas se relacionam com as outras. Todas desejam estar conectadas com os amigos o tempo inteiro e compartilhando coisas interessantes. Essas redes sociais também mudam a forma como as marcas se relacionam com os clientes, já que hoje temos o marketing voltado para ele e não para o produto.

Entrando no assunto redes sociais, vamos começar falando da maior delas: o facebook. Ele foi criado como forma de manter interações entre os universitários de Harvard, e fez tanto sucesso que alguns anos atr´s foi aberta para o resto do público. É uma rede que é boa para manter amigos e para compartilhamento de tudo que quiser, já que aceita diversos formatos de postagem.

O Myspace foi uma rede social que surgiu antes do Facebook e era dito que seria revolucionária. Possuia páginas de diversos artistas e muitas contas de usuários, mas a navegabilidade não chamava tanto a atenção. Diversas vezes foi tentado a mudança da experiência na rede, mas o Facebook continuou na frente dela mesmo assim.

O Twitter é aquela rede social que serve para informar o que está acontecendo no momento, ou seja, é do aqui e agora. Limitada a escrita de apenas 140 caracteres, é caracterizada por conter apenas frases curtas que mostram como o dono da página está se sentindo no momento. É uma rede para informações rápidas, curtas e de momento, ou seja, se você olhar horas depois irá perceber que o que foi falado já está ultrapassado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com