TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Global

Ensaios: Marketing Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 6

Definição de Marketing:

Podemos citar Phillip Kotler (2006, p. 4 ) “[...] envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele ‘Supre necessidades lucrativamente”.

[...] “Tem como objetivo conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho”. Peter Drucker (1973, p.64-65).

A AMA (Associação Americana de Marketing) emprega a seguinte definição de Marketing: É a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.

Existem duas razões para globalização das atividades de marketing: a primeira razão crescer e expandir para novos mercados a fim de criar um diferencial e vantagem competitiva, enquanto que a outra razão seria a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo (KEEGAN, 2005).

Porém, quando é analisado o conceito de marketing sob uma perspectiva mais atual e moderna, podemos citar o conceito do marketing sem fronteiras desenvolvido por Jack Welch, ex-CEO da General Electric. Neste novo conceito, “[...] o foco passa do paradigma de maximização microeconômica para a administração de parcerias estratégicas, posicionando a empresa entre os fornecedores e os clientes na cadeia de valor, de modo a criar valor para o cliente” (KEEGAN 2005, p.3).

Visão do Marketing Global:

No século XXI, os autores passaram a incluir e reconhecer as variações locais, características e circunstâncias como fatores que influem no Marketing Global.

Para Keegan e Green uma diferença entre o “marketing tradicional” e o “marketing global” está no escopo das atividades. A empresa que faz marketing global se envolve na comercialização e negociação de produtos e serviços fora do mercado do seu país de origem. Outra diferença a ser apontada, é que o marketing global pressupõe o conhecimento de conceitos, considerações, e estratégias específicas, a serem aplicadas com habilidade, juntamente com fundamentos de marketing universais, para assegurar o sucesso em mercados globais.

“Marketing Global canaliza seus recursos para a identificação de oportunidades e riscos no mercado global” (KEEGAN; GREEN, 2003, p. 2).

Para Associação Americana de Marketing (AMA) o marketing global significa: Uma estratégia de marketing que conscientemente aborda clientes globais, mercados e concorrência na formulação de uma estratégia de negócios.

Destacam a importância da necessidade de adaptação à cultura, valores e costumes locais. Sendo inevitável para uma organização global levar em consideração as modificações necessárias para países diferentes.

Marketing Global:

Entende-se por Marketing Global as ações estratégicas de uma empresa direcionada a áreas fora do país de origem da empresa. Uma empresa global opera pelo mundo todo, sem limites territoriais. Como estratégia, “ tornar-se global” oferece muitas possibilidades de comercialização e de redução de custos operacionais, item que favorece a competitividade dos preço e reforça o potencial de marketing e de expansão.

“Marketing Global é o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente” (KEEGAN, 2005, p. 5).

As empresas praticam marketing global por dois motivos: aproveitar as oportunidades de crescimento/expansão e sobreviver.

Atualmente, as organizações encontram um cenário bastante dinâmico, no qual ocorrem constantes mudanças tecnológicas, socioculturais, econômicas, novas leis e regulamentos, forças políticas, concorrentes que podem atuar tanto de forma positiva ou negativa na comercialização de seus produtos. Atualmente as empresas recorrem ao mercado global para plena realização de seu potencial de negócios e como uma alternativa para empresas permanecerem no mercado que cada vez mais é competitivo.

Representa uma oportunidade para empresas de ampliar sua participação no mercado, diversificar seu portfólio de produtos, gerar mais lucros, continuar competitivo, responder a novos desafios. Organizações que desejam permanecer no mercado procuram estar sempre inovando e fazendo adaptações locais necessárias para atender às diferenças culturais.

As marcas de sucesso global são aquelas que conseguem superar o conceito, aparentemente contraditório, de “global” e de “ local”. Para isso contam com uma mensagem forte de “qualidade” ou “ valor”, devidamente adaptados a públicos diferentes e de formas que façam sentido.

Vantagem Competitiva:

É a vantagem que uma empresa tem em relação aos seus concorrentes, ou seja, conseguindo criar mais valor para os consumidores do que seus concorrentes. É a competência exclusiva da empresa que não pode ser copiada pelos concorrentes e que gera uma posição de mercado superior e duradoura.

A vantagem competitiva analisa a atividade da empresa centrando-se primeiramente na sua capacidade de gerar retornos superiores de capital e de vincular a estratégia de negócio a mercados financeiros e de capital fundamentais. É a vantagem competitiva da empresa que permite ter bons retornos para os seus accionistas.

Sem vantagem competitiva, a empresa tem uma razão económica limitada para existir, a sua vantagem competitiva é a sua razão de existência. Sem ela, a empresa não irá prosperar.

Composto de Marketing

O mix de marketing, também conhecido como composto de marketing ou 4P’s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos amplos, os 4P’s de marketing: produto, preço, promoção (ou comunicação), praça (ou canal/ ponto de distribuição).

É o coração do marketing da empresa que nada mais é do que sua estratégia e seu plano de ação para atingir seus resultados.

Para disputar competitividade, a empresa precisa analisar os consumidores, selecionar os mercados-alvo e utilizar as ferramentas do marketing mix para satisfazer as necessidades do consumidor. Com base nisso, estruturar um bom composto de marketing é uma estratégia de vantagem competitiva para a empresa.

Neste contexto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com