TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marshal McLuhan

Trabalho Escolar: Marshal McLuhan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 6

Marshall McLuhan

Muito celebrado na década de 60, em especial nos círculos publicitários, o professor de literatura canadense Herbert Marshall McLuhan fez uma abordagem inovadora e polêmica dos fenômenos da comunicação.

De forma diferente de outros teóricos, que privilegiaram a mensagem na análise dos processos comunicativos, McLuhan elegeu como objeto de estudo o MEIO.

A teoria dele parte do princípio de que a experiência humana é plural e difusa: a consciência é o receptáculo de uma rica variedade de sensações simultâneas. Para o autor, no centro do espírito do ser humano há um órgão psíquico, em cujo interior se opera a colaboração dos cinco sentidos para proporcionar uma base comum de experiência consciente.

McLuhan inovou as teorias da comunicação.

A tecnologia faz parte da vida do homem e se tornou um item indispensável para sua sobrevivência; é como se fizesse parte do seu próprio corpo, exigindo relações de equilíbrio, expandindo o corpo físico. Hoje as pessoas estão completamente dependentes da tecnologia que, quando se distanciam dos meios tecnológicos, sentem a sua falta.

Conforme o canadense, houve três estágios na evolução do homem:

- Etapa primitiva – fase pré-tecnológica, caracterizada pelo inter-relacionamento dos sentidos;

- Etapa Tipográfica- pós-renascentista, quando foi dada ênfase à linearidade

- Etapa do Reenvolvimento Verbivocovisual: que se realiza em um mundo tecnológico, na reada eletrônica.

No primeiro momento, o ser humano precisava utilizar todos os seus sentidos para se relacionar com o mundo à sua volta para sobreviver.

Já o segundo estágio ocorre com a invenção da imprensa e o uso intenso da visão pára proceder a leitura.

A terceira etapa é a contemporânea do desenvolvimento tecnológico que levou à criação dos Meios eletrônicos de comunicação (rádio e TV).

Neste sentido e direcionando seus estudos para a COMUNICAÇÃO, McLuhan enunciou alguns princípios.

a) Os meios são extensões dos sentidos humanos – A transmissão de experiências do homem, a tentativa de se comunicar, resulta em simplificação e distorção. No entanto, McLuhan ressalta que algumas formas de comunicação obtêm melhores resultados. A capacidade de um meio agor depende do número de canais sensórios que ele chame a atuar, quando estiver operando adequadamente. Na visão de McLuhan, a palavra falada preenche estes requisitos mais completamente que outros meios, uma vez que exerce irresistível poder sobre a imaginação de quem ouve, além de será linguagem natural do homem.

McLuhan está certo quando afirma que o homem se apaixona por qualquer meio tecnológico que se torna uma extensão de si mesmo. Alguém já se viu hoje em dia se a tecnologia que facilita a nossa vida?

O celular, por exemplo, que se transformou em uma extensão dos nossos ouvidos e de nossa memória? E o carro?

b) A Galáxia de Gutemberg – O advento da imprensa, a partir de Gutenberg, forçou o ser humano a se concentrar na visão, em detrimento de outros canais sensórios, gerando um novo ser: o “homem gutenbergiano”. Mais lógico, disciplinado, com o espírito fechado a possibilidades mais amplas de expressão comunicativa, ele é também pontual e produtivo, submete-se a quadros de horários e à racionalização da vida moderna. O conhecimento, com o livro impresso, é adquirido sem a intermediação humana, pela exclusão do debate de idéias, causando o desaparecimento do sentimento de comunidade espiritual, fomentando, ainda, o nacionalismo. A própria forma de disposição do texto no livro leva a uma apreensão linear do conteúdo.

c) Aldeia Global – Se a palavra escrita mudou a forma de adquirir conhecimento, levando o ser humano a adotar uma atitude conformista, o surgimento dos meios eletrônicos tornou a comunicação um ato capaz de reproduzir a simultaneidade plural do pensamento, devolvendo o homem a uma relação social anterior à invenção da imprensa. O homem eletrônico, resultante das transformações tecnológicas, voltou a encontrar-se em uma aldeia tribal, mas de escala planetária: a aldeia global. Nela, a experiência comunicativa é compartilhada por diferentes culturas: a maneira com o receptor se relaciona com a TV, por exemplo, é a mesma que qualquer país, independente da língua falada ou dos costumes locais.

d) O meio é a mensagem – Para McLuhan, “toda tecnologia gradualmente cria um ambiente humano totalmente novo” e a era eletrônica já criou o seu, a partir do ambiente mecanizado da era industrial. Autor sustenta que “o novo ambiente reprocessa o velho tão radicalmente quanto a TV está processando o cinema, pois o conteúdo da TV é o cinema”. Na visão do teórico, o que importa é o efeito mental imediato dos MC e não as msgs que veiculam. Deste cenário surgiu a formulação da idéia mais polêmica de McLuhan, a de que o “meio é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com