TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalação de dispositivos de proteção elétrica contra sistemas informáticos da Academia Militar "Marshal Samora Machel"

Seminário: Instalação de dispositivos de proteção elétrica contra sistemas informáticos da Academia Militar "Marshal Samora Machel". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  Seminário  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

Tema:

• Instalação de dispositivos de protecção eléctrica em sistemas informáticos da Academia Militar “Marechal Samora Machel”.

Problema:

• “Que medidas devem ser tomadas para melhorar a segurança eléctrica nos sistemas informáticos da Academia Militar Marechal Samora Machel?”

Caso: Sala de Informática da Academia Militar (2010-2012).

Justificativa

A Academia Militar Marechal Samora Machel é uma organização que exerce suas actividades desde o ano de 2005, actividades estas, que envolvem na sua maioria o uso de dispositivos electrónicos, que a sua base de funcionamento é a energia eléctrica.

Para começar, devemos considerar que a energia eléctrica que nos é fornecida está normalmente sujeita a instabilidades, oscilações, surtos e transigentes. Isto ocorre devido a alterações na demanda de consumo, em parte, devido ao projecto do próprio sistema e por outro lado pela conversão da energia AC para uso pelos dispositivos electrónicos ligados a ela.

Além dos problemas ocasionais que podemos ter no fornecimento da energia eléctrica

(oscilações de tensão, cortes, etc), há a possibilidade da ocorrência de distúrbios eléctricos de alta intensidade e de curta duração provenientes de descargas atmosféricas (raios) ou mesmo de motores eléctricos (elevadores, ar condicionado, etc), extremamente prejudiciais aos equipamentos do sistema informático conectados nas tomadas da rede eléctrica.

Outro factor muito importante que interfere decisivamente na qualidade da energia eléctrica é o aterramento. A grande maioria dos equipamentos e acessórios de conexão das redes de computadores utiliza uma conexão de terra como referência para sinais de dados, bem como para a segurança dos seus usuários. Além dos danos conhecidos pela falta de aterramento como queima de equipamentos, choque eléctrico, entre outros, devemos considerar que os transigentes de energia podem ocorrer de modo bidireccional, ou seja, eles podem fluir do equipamento para terra e vice-versa, o que pode vir acarretar falhas em outras partes da rede.

Sabe-se ainda que, segurança no trabalho é um tema trabalhado e disseminado em todo o mundo, ultrapassando fronteiras, mesmo que ainda em estágios diferentes em cada local.

Independentemente do porte da organização, este assunto é destaque na rotina de qualquer empresa visto que a responsabilidade social e a preocupação com o bem-estar dos funcionários e de seus familiares são assuntos muito discutidos actualmente. Em todos os serviços executados com equipamentos eléctricos ou electrónicos, devem ser previstas e adoptadas, prioritariamente, medidas de protecção colectiva aplicáveis, mediante procedimentos, às actividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos equipamentos e dos operadores.

É nestes moldes que constata-se a necessidade de instalar dispositivos que actuem de forma preventiva na ocorrência de acidentes, mecanismos estes que actuem de maneiras a propiciar a redução das avarias dos equipamentos, e na redução dos riscos de acidentes de trabalho.

A necessidade de reduzir a probabilidade, frequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com