TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massagem

Seminário: Massagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Seminário  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

A massagem é uma das mais antigas formas de terapia e um método fundamental no alívio da dor, relaxamento, estimulação e recuperação muscular, quer a nível preventivo, terapêutico ou desportivo.

Um dos primeiros registos da palavra massagem e da descrição da sua aplicação foi descoberto em textos provenientes da antiga Mesopotâmia, num livro escrito em sumério e acádico, intitulado Mushu’u (que significa massagens).

Outra das referências mais antigas remonta a 3000 a.C, na China, ao livro “The Cong-Fou of the Tao-Tse.

Os Chineses, em 1800 a.C. reconheciam que a arte de friccionar o corpo adequadamente, podia conduzir a uma melhoria significativa, até à cura, acabando por incluir essa técnica na medicina chinesa e aprimorando-a até aos nossos dias.

Na Índia é praticada há cerca de 7 mil anos. Um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade, a massagem Ayurvédica (reconhecida pela Organização Mundial de Saúde), continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional, sendo intensamente praticada por psicólogos e fisioterapeutas. Considerada como a mãe da medicina, os seus princípios e estudos foram a base para o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.

Em 326 a.C. os Gregos aprenderam a massagem Ayurvédica a partir da Índia.

Médicos da Roma e da Grécia antigas, como Hipócrates – o pai da medicina – e Galeno usavam a massagem como uma das suas armas terapêuticas, principalmente na área de preparação desportiva e tratamentos físicos.

Os gregos usavam a massagem nas Olimpíadas para aliviar dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas (apoterapia).Sabiamque ao amassar a muscular de uma atleta, este recuperava rapidamente do cansaço ou de uma lesão causada pela atividade desportiva.

O primeiro relato de manipulação conhecido foi feito por Hipócrates (460-355 a.C.).

No séc. VI, através da Coreia, os conhecimentos Chineses são introduzidos no Japão dando origem ao desenvolvimento do Shiatsu.

Na Europa do século XIX, na Suécia, o esgrimista Per Henrik Ling cria o Real Instituto de Ginástica, desenvolve técnicas de tratamento para problemas músculo-esqueléticos e sistematiza e publica um conjunto de trabalhos sobre a massagem.

Formas de atuação (descrição)

O Desportista Profissional e Amador

O desporto, quer a nível profissional, quer a nível amador é reconhecido como uma atividade de extrema importância e vêm sendo praticado por um número crescente de amantes do exercício físico, da qualidade de vida e do bem-estar.

No entanto, como qualquer atividade, se não for executada dentro de determinadas condições, pode originar alguns problemas, nomeadamente de ordem músculo-esquelética.

A nível da alta competição, estes cuidados estão assegurados por profissionais de várias áreas, do médico desportivo passado pelo terapeuta e terminando no técnico massagista.

Os maiores problemas ocorrem a nível dos praticantes amadores, quer seja por puro desconhecimento, por simples desleixo ou, na maior parte dos casos, por não terem ou não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com