TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica E Processos Gerenciais

Casos: Matematica E Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Palavras-chave: Treinamento. Motivação. Satisfação dos funcionários.

2. A MOTIVAÇÃO PARA A CAPACITAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

As organizações buscam cada vez mais alcançar produtos de qualidade, com boa penetração de mercado e com clientes satisfeitos e fiéis. Dentre as estratégias usadas para se chegar a esse objetivo, destacam-se a motivação dos empregados. É importante observar que a motivação gerará resultados positivos, se somente se, aplicada da forma que consiga movimentar com os funcionários positivamente. Essa atenção se deve pelo fato de que a motivação é um processo que exige cuidados em sua aplicação, pois os indivíduos são diferentes entre si, e cada um tem um jeito próprio de ser motivado, por isso a empresa tem que conhecer os seus funcionários e conceitos e aplicações sobre a motivação, para que com isso possa adequar o jeito certo de motivar a cada indivíduo.

Com isso, a motivação tem sido alvo de grandes experimentos e estudos por vários autores clássicos, que buscam modelos que expliquem mais adequadamente o comportamento das pessoas.

A compreensão da motivação e o seu aproveitamento estratégico têm levado organizações ao sucesso. Por esta razão, não são poucos os que procuram entender o que é a motivação e principalmente o que motiva as pessoas, o que faz com que algumas pessoas sejam comprometidas com o seu trabalho, enquanto outros são tão indiferentes em relação à empresa em que trabalham.

A motivação no trabalho é um tema muito estudado por autores de diversas áreas, tais como a psicologia, administração e sociologia. Empresários também estão preocupados com a motivação de seus funcionários, com o intuito destes alcançarem mais dedicação e maior produtividade nas suas funções.

Segundo Castro (2002):

A motivação, um dos temas mais estudados e debatidos na prática organizacional, é a ação ou efeito de motivar, é a geração de causas, motivos, sentidos ou razões para que uma pessoa seja mais feliz e efetiva em suas relações. É o processo que gera estímulos e interesses para a vida das pessoas e estimula comportamento e ações. É o mecanismo que justifica, explica, estimula, caracteriza e antecipa fatos. É um determinado conjunto de motivos que gera um conseqüente conjunto de ações

(motivo + ação = motivação).

3. O TREINAMENTO PARA A CAPACITAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

Segundo Boog (1999) “O treinamento é a educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo. Pode ser aplicado a todos os níveis e setores da empresa.”

Na maioria dos casos os treinadores são funcionários admitidos e mais experientes na linha de produção de algumas organizações.

Boog (1999) também afirma que:

É fundamental estabelecer pré-requisitos voltados a formação no momento de contratar novos colaboradores, o que, ao longo do tempo, resultará em diminuição das necessidades de treinamento e desenvolvimentos internos.

E que tenha disponibilidade para aprender e ensinar, e ter motivação, estabelecer visão de futuro, receptividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com