TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA: PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  9/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

POLO SANTO ANDRÉ

1ª SÉRIE

CÁSSIA CAMPESAN – RA 9415583490

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA

PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSORA – TURORA A DISTÂNCIA ANA CRISTINA S. AQUINO

SANTO ANDRÉ – SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

  1. Estrutura Organizacional...................................................................................4
  2. Plano de capacitação e Desenvolvimento para Diretores e gerentes...............5
  3. Programa de capacitação e Desenvolvimento e Motivação..............................6

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado na empresa Hoterdan – Hipermercado com o objetivo de fortalecer as relações interpessoais dos diversos departamentos e desenvolver o espírito de liderança nos diretores e gerentes, buscando com isso desenvolver também a capacitação e motivação dos colaboradores da empresa.

Para isso foram utilizadas técnicas de leitura, análise e discussão entre os diretores e gerentes para assim, melhorarem a organização de seus departamentos, entenderem e lidarem melhor com seus colaboradores, os quais também melhorarão seu desempenho nos processos de execução de seus trabalhos.

Caminhando todos para atingir o objetivo da empresa, tornar-se um hipermercado de rede estadual, ampliando ainda mais os horizontes da empresa, acreditando em seus colaboradores.

  1. Estrutura Organizacional

A Hoterdan – Hipermercado, empresa regional que teve o início de suas atividades como supermercado, cresceu, e após vinte anos de atividade possui 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletrônicos. Tem como missão tornar-se uma rede estadual.

Para isso, dispõe de 176 colaboradores em diversas áreas, os quais contribuem para o desenvolvimento da empresa. Sendo elas: finanças, compras, operações.

O organograma abaixo mostra a representação gráfica atual dos níveis hierárquicos e de departamentos do Hoterdan – Hipermercado. A qual utiliza a organização onde a autoridade é mais ampla no sentido horizontal, o que permite que o poder superior intervenha em todos os departamentos ou setores os indivíduos ficam especializados em uma determinada função. Há confusão quanto a quem o colaborador deve responder evasão de responsabilidade pelos superiores, enfraquecimento de toda estrutura básica.

[pic 1]

[pic 2]

  1. Plano de capacitação e Desenvolvimento para Diretores e gerentes

Diretores e gerentes devem ser líderes não apenas “chefes” de um respectivo departamento.

Devem escutar seus colaboradores, suas ideias, sugestões, críticas. Isso faz com que os colaboradores se sintam valorizados pela empresa. Aponte os pontos fortes e fracos, um indivíduo não é igual ao outro, analise e coloque-os nas funções certas.

Todo líder deve ter equilíbrio emocional para suportar as pressões e deixar sempre seus liderados com confiança, e assim conseguirá extrair o melhor de cada um deles, elogie-os, guie-os.

A comunicação do líder com seus colaboradores deve ser clara, objetiva, informando aos colaboradores como é o seu trabalho, quando isso acontece. Quando existe esta comunicação a relação líder x colaborador, fica muito mais fácil.

O líder deve auxiliar e estimular seus colaboradores para que gostem do trabalho que exercem, para que tenham uma qualidade no trabalho.

O líder deve sempre se reciclar, pois o líder acomodado volta a ser “o chefe”.

Algumas atividades que podem auxiliar neste procedimento de desenvolvimento e capacitação dos diretores e gerentes da empresa.

  1. A Arte da Guerra por Sun Tzu. Leitura, análise e discussão sobre, pelos gerentes e diretores, verificando a abordagem e utilização nas diversas “guerras” interpessoais e trabalhando na formação de novos líderes para atingir objetivos e construção de equipes.

  1. Triagem clínica dos diretores e gerentes, feitos por um psicólogo. O qual determinará se as dificuldades nas relações interpessoais vem de antigos acontecimentos e se devem ser tratados com superficialidade ou se precisam literalmente de ajuda psicológica mais profunda.

  1. Todos os diretores e gerentes da área / setor devem conhecer e aprender sobre os diversos trabalhos executados pelos seus colaboradores. Sendo capaz de executar todos os procedimentos, para assim, saber as dificuldades de seus colaboradores em suas atividades.
  1. Programa de capacitação e Desenvolvimento e Motivação

Todo gerente de departamento deve fazer a integração de seus colaboradores antigos e novos, com apresentação da história da empresa, qual a relação da empresa com a comunidade, quais seus planos sociais, quais os benefícios de seus colaboradores estarem naquela área / setor, qual o objetivo da empresa, e as metas para o futuro.

Fazer também a apresentação de seu novo colaborador aos diversos departamentos que estarão interligados via e-mail, pessoal etc.

Todas as vagas devem ser expostas em quadro de aviso dos diversos departamentos para captação de colaboradores internos, antes de serem divulgadas para pessoal externo. Assim, os colaboradores poderão participar dos diversos processos seletivos da empresa, galgando aumento de salário, mudança de área / setor e até mesmo um cargo de nível superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com